Olheiro BnR: Fernando Mendoza

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Recentemente, este espaço serviu para a alisar uma das pérolas escondidas da turma de 2026 do draft da NFL. O homem a escrutinar desta vez, porém, de escondido não tem nada. Fernando Mendoza é o melhor Quarterback do Futebol Universitário nesta temporada e o favoritíssimo a ter honra de ser o primeiro escolhido.

Após dois anos prometedores como titular na California, Mendoza mudou-se para Indiana e terminou a sua carreira universitária com um ponto de exclamação. Um percurso coletivo só com vitórias até ao momento e a qualificação para os playoffs de apuramento do Campeão Nacional, liderando a equipa número um da nação. E a nível individual, 2980 jardas pelo ar (71,5% de passes completos) para 33 touchdowns e 6 intercepções, a que se somam 6 touchdowns pelo chão, suficiente para ser distinguido com o Troféu Heisman para o melhor jogador da época.

Olhar para Mendoza é logo algo que atrai quem vê futebol. Alto, forte e com boa postura, corresponde ao arquétipo do que se pretende na posição. Mas, o que mais impressiona é vê-lo jogar. Desde logo, sempre calmo e com bom jogo de pés, mesmo quando sob pressão. Para mais, constantemente fiável na tomada de decisão, além de capaz de encontrar soluções em situações que necessita de recorrer à improvisação. E, claro, os passes de espiral perfeita, com precisão e colocação da bola de elite que o tornam um mestre dos passes intermédios e longos. Apenas no jogo rápido parece um jogador mais banal, ainda que suficientemente competente.

Mendoza destaca-se também fora de campo, tanto em termos de personalidade como de inteligência. As suas aparições públicas têm sido marcadas por conquistar adeptos quer com a sua simpatia e simplicidade, quer com as suas demonstrações de profundo conhecimento e entendimento do jogo.

Quanto às suas fragilidades, são poucas. Talvez a principal seja a sua menor capacidade de ameaçar as defesas pelo chão. Apesar de alguma boa mobilidade e de ser capaz de aproveitar oportunidades para mover as correntes, não se pode esperar dele grandes ganhos em corrida. As restantes são comuns ao futebol universitário, quase exclusivo uso da posição de shotgun e a pobre complexidade das coberturas defensivas que enfrenta, mas isso é parte da adaptação de qualquer Quarterback à mudança de nível.

A sua melhor comparação entre os profissionais é Phillip Rivers. A lenda, agora saída da reforma para ajudar os Colts, destacou-se durante largos anos nos Chargers destruindo as defesas pelo ar e, olhando para Mendoza, vemos muito dos instintos e dos movimentos que lhe trouxeram tanto sucesso.

Em suma, Mendoza é o Quarterback mais preparado para fazer a transição para a NFL que vemos em alguns anos. Será a primeira escolha do draft e tem tudo para dar muitas alegrias aquela que for a sua nova equipa.

José Baptista
José Baptistahttp://www.bolanarede.pt
O José tem 24 anos e é de Direito. Adora escrever e, para ele, o desporto deve ser em quantidade e em variedade. O Ciclismo é a sua grande paixão e em 2015 redescobriu o Wrestling.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid tem ex-Benfica na mira: o modelo de negócio em cima da mesa

O Atlético Madrid está a tentar a contratação de Marcos Leonardo. O conjunto colchonero procura o empréstimo do brasileiro.

Inter Milão avança por médio do Liverpool neste mercado de inverno

O Inter Milão está em conversações com o Liverpool por Curtis Jones. Emblema da Serie A mostra interesse no médio de 25 anos.

Victor Froholdt somou marca importante com apenas 19 anos

Victor Froholdt é um dos nomes mais importantes do FC Porto neste mercado. O jogador atingiu os 100 jogos na carreira.

Endrick no Lyon de Paulo Fonseca: «Continuar? Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã»

Endrick está emprestado pelo Real Madrid ao Lyon de Paulo Fonseca. Avançado brasileiro aborda futuro e elogia a Ligue 1.

PUB

Mais Artigos Populares

O que aconteceu para o Vitória SC x Moreirense ficar “às escuras”? Eis a explicação

O Vitória SC x Moreirense ficou também marcado pela falta de luz. Houve um micro corte parcial no sistema elétrico do Estádio D. Afonso Henriques.

Benfica x Real Madrid promete fazer pelo menos uma ‘vítima’ nos merengues

O Real Madrid foi a Lisboa ser derrotado pelo Benfica. Franco Mastantuono foi titular, mas corre o risco de rumar ao banco.

Aposta em Daniel Banjaqui no Benfica é para manter: mercado de janeiro deixou a situação ainda mais clara

Daniel Banjaqui vai continuar a merecer a confiança de José Mourinho, sendo neste momento o segundo na hierarquia dos laterais direitos.