📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Já sem NHL, Pyeongchangh fica sem a Rússia

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Esta semana, o Comité Olímpico Internacional (COI) baniu a Rússia dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, como punição pela manipulação de amostras de doping durante os Jogos Olímpicos de Socchi. No entanto, o COI vai permitir a participação dos atletas russos envergando a bandeira olímpica e só depois de satisfazerem uma lista exaustiva de critérios. Esta decisão é inédita e terá repercussões profundas no torneio olímpico de hóquei no gelo.

Primeiro Período: O que sobra depois do afastamento da Rússia?

O torneio masculino já estava muito desfalcado pela ausência dos jogadores da NHL, devido a divergências financeiras entre a liga norte-americana e o COI. Agora pode perder muito mais. Os russos podem formar uma equipa envergando a bandeira olímpica, mas a KHL ameaçou não participar em caso de sanções à Rússia. Tal viria não só a prejudicar a Rússia, como também muitas outras seleções que tem jogadores a atuar na liga russa, como é o caso do Canadá e dos EUA. Com a ausência certa da NHL, a KHL passou a ser a primeira fonte de recrutamento destes países. Seleções como o Canadá, que já tinham um acordo com a KHL, ficam sem saber se podem contar com esses jogadores ou não. É uma indefinição que promete estragar a preparação de muitas equipas.

Isto retira o interesse do torneio olímpico de hóquei no gelo? De certa maneira, sim. A ausência da NHL já tinha retirado muito talento e isso ainda se agravará mais se a KHL não participar. Mas há um lado positivo. Temos sempre o torneio feminino, com a rivalidade entre EUA e Canadá ao rubro, e mesmo o torneio masculino pode beneficiar em termos de emoção, se bem que perde em qualidade. Como as coisas estão, qualquer seleção se pode tornar campeã olímpica. Não há favoritos.

Segundo Período: NHL avança para Seattle.

Seattle será a próxima paragem da NHL. Depois de ter sido anunciado durante a semana que a cidade do estado de Washington irá ter um novo pavilhão, Gary Bettman anunciou que a liga autorizou o Oak View Group a fazer um teste de mercado. O consórcio está autorizado a vender bilhetes de época para determinar a viabilidade de uma equipa de hóquei no gelo na cidade. Foi exatamente assim que começou o processo do nascimento dos Vegas Golden Knights, tal como o próprio Bettman admitiu à imprensa. A diferença em relação aos Golden Knights é o preço. O Oak View Group terá que pagar 600 milhões de dólares pela licença de expansão, 30% mais do que os Golden Knights (500 milhões). No espaço de poucos anos a NHL irá amealhar mais de 1 bilhão de dólares em duas expansões.

Ainda aqui há poucas semanas falávamos de Houston, que assim fica em stand-by. Na verdade, a NHL andava a namorar Seattle há muito tempo, mais cedo até que Las Vegas, mas a cidade não tinha pavilhão, nem donos estabelecidos. Quando isso mudou, a NHL não perdeu tempo e saltou para cima desta oportunidade de equilibrar as conferências (atualmente a Oeste tem uma equipa a menos). Ao lado de Houston na lista espera, continua Quebec City, cidade que espera há anos o regresso dos seus queridos Nordiques. A NHL sempre viu Quebec como uma opção de relocalização. Bettman deixou em aberto a opção de relocalização também para Seattle, mas o cenário ideal é mesmo a expansão, no entanto, dá sempre jeito ter várias opções, ainda mais numa altura em que há tantas franquias com o futuro incerto.

Gary Bettman Fonte: Sportsnet.ca
Gary Bettman
Fonte: Sportsnet.ca

O comissário apenas teve palavras reconfortantes para os Hurricanes, que foram vendidos esta semana. Bettman deixou claro que a saída dos Hurricanes da Carolina do Norte está fora de questão. Quanto às outras, ficou tudo no ar. A NHL continua investida nos Coyotes, os Islanders estão nas mãos das entidades públicas de Nova Iorque e os Senators já se começaram a mexer para pedir novo pavilhão. Nesta altura, tudo corre bem a Bettman. A NHL quebra recordes de lucros e o salary cap poderá chegar aos 80 milhões na próxima época. Com mais esta possível injeção de capital, estes números só podem subir. O mais curioso de tudo isto é o timing. O pavilhão estará construído em 2020, por volta da mesma altura em que o atual CBA chega ao fim. Mesmo com tudo a correr melhor que o previsto, os donos terão a coragem de tirar mais dinheiro aos jogadores?

Tiago Pinto Martins
Tiago Pinto Martinshttp://www.bolanarede.pt
Nice guy, tries hard, loves the game" é a bio do bi-campeão da Stanley Cup Phil Kessel no Twitter, mas podia, com a mesma precisão, descrever o Tiago. Deixou-se deslumbrar pela NHL quando, em adolescente, viu dois adultos ao soco em cima de patins pela primeira vez. Desde entanto, cresceu e passou a apreciar outros aspectos deste magnífico desporto. Espera transmitir esta paixão a outras pessoas.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É difícil para os adversários partirem-nos»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 no Estádio da Luz. José Mourinho respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni: «As pessoas do Benfica que fiquem descansados, vou sempre dar 200%»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.