Já sem NHL, Pyeongchangh fica sem a Rússia

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Esta semana, o Comité Olímpico Internacional (COI) baniu a Rússia dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, como punição pela manipulação de amostras de doping durante os Jogos Olímpicos de Socchi. No entanto, o COI vai permitir a participação dos atletas russos envergando a bandeira olímpica e só depois de satisfazerem uma lista exaustiva de critérios. Esta decisão é inédita e terá repercussões profundas no torneio olímpico de hóquei no gelo.

Primeiro Período: O que sobra depois do afastamento da Rússia?

O torneio masculino já estava muito desfalcado pela ausência dos jogadores da NHL, devido a divergências financeiras entre a liga norte-americana e o COI. Agora pode perder muito mais. Os russos podem formar uma equipa envergando a bandeira olímpica, mas a KHL ameaçou não participar em caso de sanções à Rússia. Tal viria não só a prejudicar a Rússia, como também muitas outras seleções que tem jogadores a atuar na liga russa, como é o caso do Canadá e dos EUA. Com a ausência certa da NHL, a KHL passou a ser a primeira fonte de recrutamento destes países. Seleções como o Canadá, que já tinham um acordo com a KHL, ficam sem saber se podem contar com esses jogadores ou não. É uma indefinição que promete estragar a preparação de muitas equipas.

Isto retira o interesse do torneio olímpico de hóquei no gelo? De certa maneira, sim. A ausência da NHL já tinha retirado muito talento e isso ainda se agravará mais se a KHL não participar. Mas há um lado positivo. Temos sempre o torneio feminino, com a rivalidade entre EUA e Canadá ao rubro, e mesmo o torneio masculino pode beneficiar em termos de emoção, se bem que perde em qualidade. Como as coisas estão, qualquer seleção se pode tornar campeã olímpica. Não há favoritos.

Segundo Período: NHL avança para Seattle.

Seattle será a próxima paragem da NHL. Depois de ter sido anunciado durante a semana que a cidade do estado de Washington irá ter um novo pavilhão, Gary Bettman anunciou que a liga autorizou o Oak View Group a fazer um teste de mercado. O consórcio está autorizado a vender bilhetes de época para determinar a viabilidade de uma equipa de hóquei no gelo na cidade. Foi exatamente assim que começou o processo do nascimento dos Vegas Golden Knights, tal como o próprio Bettman admitiu à imprensa. A diferença em relação aos Golden Knights é o preço. O Oak View Group terá que pagar 600 milhões de dólares pela licença de expansão, 30% mais do que os Golden Knights (500 milhões). No espaço de poucos anos a NHL irá amealhar mais de 1 bilhão de dólares em duas expansões.

Ainda aqui há poucas semanas falávamos de Houston, que assim fica em stand-by. Na verdade, a NHL andava a namorar Seattle há muito tempo, mais cedo até que Las Vegas, mas a cidade não tinha pavilhão, nem donos estabelecidos. Quando isso mudou, a NHL não perdeu tempo e saltou para cima desta oportunidade de equilibrar as conferências (atualmente a Oeste tem uma equipa a menos). Ao lado de Houston na lista espera, continua Quebec City, cidade que espera há anos o regresso dos seus queridos Nordiques. A NHL sempre viu Quebec como uma opção de relocalização. Bettman deixou em aberto a opção de relocalização também para Seattle, mas o cenário ideal é mesmo a expansão, no entanto, dá sempre jeito ter várias opções, ainda mais numa altura em que há tantas franquias com o futuro incerto.

Gary Bettman Fonte: Sportsnet.ca
Gary Bettman
Fonte: Sportsnet.ca

O comissário apenas teve palavras reconfortantes para os Hurricanes, que foram vendidos esta semana. Bettman deixou claro que a saída dos Hurricanes da Carolina do Norte está fora de questão. Quanto às outras, ficou tudo no ar. A NHL continua investida nos Coyotes, os Islanders estão nas mãos das entidades públicas de Nova Iorque e os Senators já se começaram a mexer para pedir novo pavilhão. Nesta altura, tudo corre bem a Bettman. A NHL quebra recordes de lucros e o salary cap poderá chegar aos 80 milhões na próxima época. Com mais esta possível injeção de capital, estes números só podem subir. O mais curioso de tudo isto é o timing. O pavilhão estará construído em 2020, por volta da mesma altura em que o atual CBA chega ao fim. Mesmo com tudo a correr melhor que o previsto, os donos terão a coragem de tirar mais dinheiro aos jogadores?

Tiago Pinto Martins
Tiago Pinto Martinshttp://www.bolanarede.pt
Nice guy, tries hard, loves the game" é a bio do bi-campeão da Stanley Cup Phil Kessel no Twitter, mas podia, com a mesma precisão, descrever o Tiago. Deixou-se deslumbrar pela NHL quando, em adolescente, viu dois adultos ao soco em cima de patins pela primeira vez. Desde entanto, cresceu e passou a apreciar outros aspectos deste magnífico desporto. Espera transmitir esta paixão a outras pessoas.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Union Saint Gilloise vence Club Brugge nas grandes penalidades e conquista a Supertaça da Bélgica

O Union Saint Gilloise conquistou a Supertaça da Bélgica ao vencer o Club Brugge nas grandes penalidades por 1-1 (5-4).

Sporting termina pré-temporada com goleada frente ao Nottingham Forest

O Sporting venceu o Nottingham Forest por 4-1, no último jogo de preparação antes do início da Primeira Liga 2026/27.

Francesco Farioli e Diogo Costa projetam final da Supertaça: «O Torreense fez um percurso fantástico»

Francesco Farioli e JOGADOR vão realizar, a partir das 20h00, a conferência de imprensa de antevisão à final da Supertaça entre o FC Porto e o Torreense.

Luzes, Câmara, Goleada: A nova versão do Braga já dá espetáculo

Perante os seus adeptos, a equipa de Carlos Vicens não se limitou a gerir a vantagem: dominou, goleou e deu as boas-vindas aos vários reforços.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto: Eis os 24 jogadores convocados para a final da Supertaça

Francesco Farioli convocou 24 jogadores para a final da Supertaça diante do Torreense. Oskar Pietuszewski e Martim Fernandes são as duas novidades na lista.

Juventus lança português ao intervalo e vence Nice em novo encontro de pré-época

A Juventus venceu o Nice num particular realizado na pré-época dos dois clubes. João Mário começou no banco e entrou ao intervalo.

Luís Tralhão e Javi Vásquez anteveem final da Supertaça entre FC Porto e Torreense: «O FC Porto é uma equipa de nível mundial»

Luís Tralhão e JOGADOR vão realizar, a partir das 18h30, a conferência de imprensa de antevisão à final da Supertaça entre o FC Porto e o Torreense.