Já sem NHL, Pyeongchangh fica sem a Rússia

    Terceiro Período: Nada é certo em Ottawa.

    Os Ottawa Senators são uma das desilusões da temporada. Depois de terem estado tão perto da final da Stanley Cup na época passada, tendo deixado mesmo a ideia, em alguns jogos, que seriam capazes de eliminar os eventuais campeões, Pittsburgh Penguins, os Senators estão completamente arredados da luta pelos playoffs. A equipa da capital do Canadá vai numa série de quatro derrotas consecutivas e só venceu por uma vez nos últimos 12 jogos. Nove dessas 11 derrotas vieram no tempo regulamentar, o que quer dizer que, nesse espaço de 12 jogos, os Senators só amealharam quatro pontos. Isso deixa-os no penúltimo lugar da Divisão Atlântico, a 10 pontos dos wild cards.

    Podemos apontar várias causas para o fraco desempenho dos Sens. O autoritarismo de Guy Boucher, por desgaste natural, já não tem o mesmo efeito que tinha. Erik Karlsson não está ao seu nível e Matt Duchene tem sido uma desilusão, pontuando apenas por quatro vezes (dois golos e duas assistências) em 13 jogos com a camisola dos Sens. Talvez o ano passado tenha sido fogo de vista e a equipa afinal não seja assim tão boa. Todos estes argumentos, uns mais do que outros, têm um fundo de verdade, mas a explicação mais simples para os maus resultados costuma ser sempre a mesma na NHL: o guarda-redes.

    Craig Anderson Fonte: NHL
    Craig Anderson
    Fonte: NHL

    Craig Anderson, que escondeu muitas das falhas desta equipa em épocas anteriores, está a passar por uma fase má, não indo além dos 89.5% de defesas. É uma grande queda, tendo em conta que terminou a época passada com 92.6%. Normalmente, isto até seria bom sinal para os Senators, pois estes são números tendem a normalizar, principalmente para um jogador com a carreira de Anderson. Mas há outro número que deverá deixar os adeptos dos Senators mais preocupados: 36, a idade de Anderson. Estar à espera que um guarda-redes de 36 anos melhore, não me parece a receita para o sucesso.

    Como se isso não chegasse, os Senators pediram aos seus jogadores para entregarem listas de equipas para onde não querem ser trocados. Ao todo, os Senators têm 10 jogadores com cláusulas deste tipo no seu contrato, incluindo Erik Karlsson. Da última vez que os Sens fizeram um pedido semelhante, desfizeram-se de Mike Fischer, Chris Kelly e Alex Kovalev num curto espaço de tempo. Poderá isto acontecer novamente? Será Erik Karlsson um desses jogadores? Mesmo que não seja, quererá ele ficar em Ottawa se a equipa for desmembrada?

    Estrelas da Semana

    Primeira Estrela: Anze Kopitar (Los Angeles Kings)

    Os Los Angeles Kings estão a subir na Divisão Pacífico depois de terem vencido os últimos oito jogos. Grande parte desse sucesso deve-se às performances de Kopitar. O centro dos Kings quer esquecer a época passada e já leva mais de metade dos pontos que marcou em 2016/17. Esta semana, Kopitar marcou três golos e fez seis assistências em quatro jogos.

    Segunda Estrela: Tom Wilson (Washington Capitals)

    Ser colocado numa linha com Alex Ovechkin e Nicklas Backstrom faz milagres. Tom Wilson, que tinha oito pontos em 23 jogos antes de ser posto ao lado das duas estrelas dos Caps, tem sete pontos nos últimos três jogos.

    Terceira Estrela: Artemi Panarin (Columbus Blue Jackets)

    Esta semana, Artemi Panarin fez uma coisa que já ninguém fazia há 22 anos. O russo fez cinco assistências primárias (passe que antecede imediatamente o golo) na vitória por 5-3 sobre os New Jersey Devils. O último jogador a alcançar este feito foi Brian Leetch em 1995. E não foram assistências quaisquer. Cada uma delas é uma amostra da capacidade do playmaker russo.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Pinto Martins
    Tiago Pinto Martinshttp://www.bolanarede.pt
    Nice guy, tries hard, loves the game" é a bio do bi-campeão da Stanley Cup Phil Kessel no Twitter, mas podia, com a mesma precisão, descrever o Tiago. Deixou-se deslumbrar pela NHL quando, em adolescente, viu dois adultos ao soco em cima de patins pela primeira vez. Desde entanto, cresceu e passou a apreciar outros aspectos deste magnífico desporto. Espera transmitir esta paixão a outras pessoas.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.