Findado o ano de 2024, e após termos realizado um artigo sobre os atletas e equipas do ano de 2024, é neste conceito que a equipa de Modalidades do Bola na Rede realiza este artigo, que compila todos os momentos do ano, nas diversas modalidades cobertas pelo nosso site durante todo o ano.
Agradecer a todos(as) os(as) que acompanham diariamente o nosso trabalho nas Modalidades. Ainda desejamos a todos(as) um Feliz e Próspero Ano Novo, com muitas conquistas e, claro, muito desporto.
Equipa das Modalidades do Bola na Rede
ANDEBOL
Final EHF Euro2024 – Quando, para a disputa do ouro, juntamos dois históricos como a Dinamarca e a França, sabemos que estamos prestes a assistir a um espetáculo de andebol. Se esse fator já estava garantido, o momento tornar-se-ia ainda mais especial por ser o último jogo de Mikkel Hansen e Nikola Karabatic pelas suas respetivas seleções. Mesmo sendo o último torneio destes astros, a idade não impediu que fizessem excelentes campanhas para ajudar as suas equipas a garantir um lugar na final. Nesta, os nove golos de Hansen (goleador máximo da Dinamarca no duelo) não foram suficientes para impedir o triunfo francês, arrancado no prolongamento (33-31).
A despedida de, para muitos, dois dos melhores jogadores da história da modalidade gravará para sempre a noite de 28 de janeiro na história do andebol mundial.
David Braga e Pedro Filipe Silva
BASQUETEBOL NACIONAL
Apuramento histórico para o Mundial Sub19 da Seleção Nacional Sub18 Feminina – Um feito inédito desde o apuramento para o Mundial Sub17 Feminino, também sob a liderança do treinador Agostinho Pinto. Este marco ilustra a evolução do basquetebol de formação em Portugal.
Estreia da Seleção Nacional de Esports NBA2K – No cenário internacional, que culminou na conquista da medalha de bronze no Mundial e no estatuto de vice-campeões europeus. Este feito reflete o crescimento das competições virtuais ligadas ao basquetebol no país.
David Braga, Filipe Lourenço, Pedro Filipe Silva e Tiago Bebiano
CICLISMO
Conquista do ouro nos Jogos Olímpicos – Na prova de Madison dos Jogos Olímpicos, Iuri Leitão juntou-se a Rui Oliveira para fazer uma dupla que entrou na história do ciclismo e desporto português. Na pista, os portugueses reservaram toda a energia para as voltas finais, onde pareciam voar em cima das bicicletas, fazendo levantar todos os portugueses do sofá para celebrar.
Na última volta decisiva, em que os pontos são a dobrar, Iuri Leitão ligou o turbo e apenas parou na linha de meta, oferecendo a sexta medalha de ouro da história ao país, a primeira numa prova de ciclismo. O investimento que foi feito no Velódromo Nacional de Sangalhos deram frutos, sendo um local de excelência de treino para os ciclistas de pista portugueses. Esta medalha conquistada, juntamente com a prata de Iuri Leitão, mostra que com dinheiro investido, os portugueses conseguem estar ao mais alto nível em qualquer modalidade.
Filipe Lourenço, Miguel Monteiro e Pedro Filipe Silva
DESPORTOS MOTORIZADOS
Segunda vitória consecutiva da Ferrari em Le Mans – Em 2023 já tinham conseguido o feito e, em 2024, mostraram que não foi só uma questão de sorte ou má estratégia da equipa rival. O troféu e título de campeões de Le Mans mantém-se mais um ano em Maranello.
Ana Catarina Ventura
FÓRMULA E
Toque entre Maximilian Gunther e Nick Cassidy – Foi o momento decisivo deste campeonato. O então líder do mesmo foi tocado pelo Maserati e Gunther na penúltima corrida e, com isso, terminaram todas as chances de poder ganhar o campeonato.
Ana Catarina Ventura
FÓRMULA 1
Vitória de Max Verstappen no Brasil – Até Interlagos, Verstappen estava a fazer o suficiente para manter Lando Norris à distância na luta pelo campeonato (nem que tivesse de recorrer a manobras defensivas que variavam entre o agressivo e o ilegal). Em São Paulo, Norris qualificou-se na pole position e Verstappen em 12.º, depois de ter apanhado uma bandeira vermelha na qualificação antes da sua última volta. Saindo de 17.º, com uma penalização de cinco lugares por troca de componentes no seu carro, Verstappen tinha muito a perder, mas foi de longe a grande figura dessa corrida, ultrapassando com relativa facilidade apesar de estar sempre a chover e fazendo as escolhas certas antes da bandeira vermelha. Norris, por outro lado, foi cometendo erros aqui e ali e o campeonato ficou virtualmente entregue em Interlagos, sendo confirmado na prova seguinte em Las Vegas.
Ana Catarina Ventura, Bernardo Figueiredo, Cindy Tomé, David Braga, Filipe Lourenço e Pedro Filipe Silva
FUTSAL
SC Braga conquista a Taça de Portugal – A terceira força do futsal nacional venceu o tão desejado primeiro título da sua história na modalidade. O SC Braga conquistou a Taça de Portugal na final contra o Sporting CP, num encontro impróprio para cardíacos.
Os gverreiros do Minho empataram e levaram o jogo para prolongamento a poucos segundos do fim, num grande remate de Fábio Cecílio. O português voltou a marcar no prolongamento e Allan Guilherme pôs um ponto final na partida.
Além da conquista da Taça de Portugal, o SC Braga ainda conseguiu alcançar a final do campeonato e jogou pela segunda vez a Champions League. É fulcral para o futsal nacional que os bracarenses e outras equipas abaixo consigam deixar a Liga Placard mais equilibrada e competitiva, em vez da luta a dois do costume.
Filipe Lourenço
HÓQUEI EM PATINS
Portugal sem pódio no Mundial – Portugal tem uma das seleções mais fortes na modalidade e obviamente, em todos os questões, é um dos principais candidatos à vitória nas grandes competições. Por isso, é estranho, quando a Seleção Nacional fica fora do pódio. No Mundial de 2024, em Itália, ocorreu novamente 17 anos depois… Depois de uma eliminação, nas grandes penalidades, contra o rival e a besta negra, Espanha, os selecionados de Paulo Freitas não conseguiram travar os anfitriões e Gavioli tirou o bronze e o pódio a Portugal. Não é para esquecer, mas deve servir de lição.
António Ferreira e Pedro Filipe Silva
MOTOGP
Vitória de Marc Márquez em Aragão – Marc Márquez é uma figura incontornável do MotoGP e nem todos podem gostar dele, mas todos sabem o calvário que o espanhol atravessou nos últimos anos, com lesões, cirurgias e vários anos numa Honda que tinha deixado de ser competitiva. O espanhol trocou a Honda pela Ducati este ano (especificamente na equipa Gresini) e voltou a vencer corridas este ano. No Grande Prémio de Aragão, Marc Márquez venceu um Grande Prémio, algo que já não fazia há 1043 dias.
Bernardo Figueiredo
NBA
Jogo de 73 pontos de Luka Dončić – Há noites de inspiração, mas a do dia 26 de janeiro levou Dončić a um outro nível. Prova essa está, naturalmente, nos números que o astro registou (73 pontos, com 76% de lançamentos certeiros), mas também no comentário do treinador dos Dallas, Jason Kidd, depois da exibição da sua estrela: “ele (Luka) é o plano de jogo.”
Luka fez 73 pontos na vitória por 148-143 diante dos Atlanta Hawks (justamente a equipa que selecionou o esloveno no Draft). E como se os pontos não chegassem, o base esteve a apenas três assistências de um triplo-duplo. Ainda assim, falamos de um jogo que ficará para sempre na história: Dončić tornou-se no quarto atleta com mais pontos numa só partida, igualando Wilt Chamberlain e David Thompson.
David Braga, Filipe Lourenço e Tiago Bebiano
TÉNIS
Despedida de Nadal – O ano de 2024 irá ficar marcado pela despedida de uma das maiores lendas do desporto. Rafael Nadal anunciou em outubro o fim da sua carreira de 25 anos com um vídeo bastante emocionante, que fez qualquer fã de ténis verter uma lágrima. O rei da terra batida conquistou 22 Grand Slams, 2 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos e os corações de todos os apaixonados pela modalidade. O legado do espanhol com toda a certeza será relembrado por várias gerações. Nadal é intemporal.
David Braga, Filipe Lourenço, José Pedro Marques e Tiago Bebiano
WWE
Cody Rhodes termina a história (WrestleMania 40) – Um dos melhores momentos da história recente da WWE e provavelmente o melhor momento desde que Triple H é diretor de conteúdos. No ano anterior, Cody Rhodes tinha perdido contra Roman Reigns, num resultado que muitos consideraram injusto. E a inclusão de The Rock nesta história podia fazer com que Cody passasse mais um ano sem terminar a sua história, mas a WWE deu a volta de forma fantástica e ainda conseguiu incluir nomes como John Cena e Undertaker no combate principal, que teve o final que todos desejavam.
Bernardo Figueiredo