Polémicas e glória, o ano de 2022 | Fórmula 1

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A temporada de 2022 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 começou exatamente no ponto onde terminou a anterior. Apesar da introdução de regulamentos que alteraram significativamente o aspeto e desempenho dos carros, no paddock, e entre os adeptos da modalidade, as atenções estavam viradas para as consequências do Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021.

Em resposta à polémica final do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 2021 a FIA começa por anunciar o afastamento de Michael Masi substituíndo-o por Niels Wittich e, pelo português, Eduardo Freitas, no cargo de diretores de corrida. Mohammed Ben Sulayem, Presidente da FIA, anuncia de seguida a abertura de um inquérito às decisões tomadas por Michael Masi no GP de Abu Dhabi de 2021, onde Max Verstappen conquistou o título.

O inquérito acabou de vez com a polémica, confirmando que, apesar da boa fé de Michael Masi, as suas decisões constituíram um “erro humano”, levando a que o título ficasse decidido na direção de corrida e não em pista. Em resposta às conclusões do inquérito, a FIA alterou um conjunto de regras de forma a evitar uma nova interpretação
“criativa” das mesmas. Enterrada a polémica, começa uma nova temporada de Fórmula 1.

Apesar de ter sido um ano previsível, foi também um ano onde se viram mais batalhas a meio do pelotão e aconteceram coisas fantásticas, como Nicholas Latifi liderar um treino livre e Kevin Magnussen conquistar uma pole position com a Haas. Para além disso, é de enaltecer a incrível recuperação da Mercedes, que tornou um mau projeto, num carro capaz de ganhar uma corrida. No entanto, é certo que o W13 não vai deixar saudades.

Por fim, neste ano assiste-se à saída de Mick Schumacher, Nicholas Latifi e Daniel Ricciardo, que não conseguiram garantir um lugar na grelha para 2023, e de Sebastian Vettel, que decidiu retirar-se no final do ano. A saída destes pilotos abriu as portas para Oscar Piastri (Mclaren), Nick De Vries (AlphaTauri), Nico Hulkenberg (Haas) e Logan Sargeant (Williams). Em relação às trocas de equipas, Fernando Alonso sai da Alpine para a Aston Martin e Pierre Gasly sai da AlphaTauri para a Alpine.

João Magalhães
João Magalhães
Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogo entre o Al Nassr de Jorge Jesus e o Al Wasl de Rui Vitória para a Champions League Asiática 2 já tem nova...

O duelo entre o Al Nassr, de Jorge Jesus, e o Al Wasl, de Rui Vitória, já foi remarcado. O encontro marcado a contar para a Champions League Asiática 2 vai ser disputado no Dubai.

Miguel Oliveira assume ambição para a corrida no Autódromo Internacional do Algarve: «A mota está a portar-se bem»

Miguel Oliveira assumiu a ambição para a segunda ronda do Mundial de Superbikes. A corrida vai ter lugar no Autódromo Internacional do Algarve.

The Killers vão atuar na final da Champions League deste ano

Os The Killers foram escolhidos para atuar na cerimónia de abertura da Champions League. A final da prova milionária vai ser jogada a 30 de maio, na Hungria.

Projeto ‘Benfica FM’ reprovado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) não autorizou o projeto radiofónico do Benfica com o grupo Bauer.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Nassr de Andreia Faria vence campeonato feminino da Arábia Saudita e recebe aplauso de Cristiano Ronaldo: «Muito bem»

O Al Nassr venceu o campeonato da Arábia Saudita de Futebol Feminino. A equipa onde milita a portuguesa Andreia Faria conquistou o triplete.

Luxemburgo com Leandro Barreiro e Letónia vencem e ficam mais perto da manutenção na liga C da Liga das Nações

A seleção do Luxemburgo e da Letónia asseguraram os triunfos diante de Malta (0-2) e Gibraltar (0-1), respetivamente, e mantêm assim, a esperança em permanecer na liga C da Liga das Nações.

Anatoliy Trubin relembra golo na Champions League: «Na quarta vences o Real e domingo empatas com o Tondela… caímos no chão»

Numa entrevista ao programa Trendets, Anatoliy Trubin falou sobre a presença no Mundial 2026 pela Ucrânia e lembrou o momento mais marcante da sua carreira.