Polémicas e glória, o ano de 2022 | Fórmula 1

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A temporada de 2022 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 começou exatamente no ponto onde terminou a anterior. Apesar da introdução de regulamentos que alteraram significativamente o aspeto e desempenho dos carros, no paddock, e entre os adeptos da modalidade, as atenções estavam viradas para as consequências do Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021.

Em resposta à polémica final do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 2021 a FIA começa por anunciar o afastamento de Michael Masi substituíndo-o por Niels Wittich e, pelo português, Eduardo Freitas, no cargo de diretores de corrida. Mohammed Ben Sulayem, Presidente da FIA, anuncia de seguida a abertura de um inquérito às decisões tomadas por Michael Masi no GP de Abu Dhabi de 2021, onde Max Verstappen conquistou o título.

O inquérito acabou de vez com a polémica, confirmando que, apesar da boa fé de Michael Masi, as suas decisões constituíram um “erro humano”, levando a que o título ficasse decidido na direção de corrida e não em pista. Em resposta às conclusões do inquérito, a FIA alterou um conjunto de regras de forma a evitar uma nova interpretação
“criativa” das mesmas. Enterrada a polémica, começa uma nova temporada de Fórmula 1.

Apesar de ter sido um ano previsível, foi também um ano onde se viram mais batalhas a meio do pelotão e aconteceram coisas fantásticas, como Nicholas Latifi liderar um treino livre e Kevin Magnussen conquistar uma pole position com a Haas. Para além disso, é de enaltecer a incrível recuperação da Mercedes, que tornou um mau projeto, num carro capaz de ganhar uma corrida. No entanto, é certo que o W13 não vai deixar saudades.

Por fim, neste ano assiste-se à saída de Mick Schumacher, Nicholas Latifi e Daniel Ricciardo, que não conseguiram garantir um lugar na grelha para 2023, e de Sebastian Vettel, que decidiu retirar-se no final do ano. A saída destes pilotos abriu as portas para Oscar Piastri (Mclaren), Nick De Vries (AlphaTauri), Nico Hulkenberg (Haas) e Logan Sargeant (Williams). Em relação às trocas de equipas, Fernando Alonso sai da Alpine para a Aston Martin e Pierre Gasly sai da AlphaTauri para a Alpine.

João Magalhães
João Magalhães
Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.

Subscreve!

Artigos Populares

Ranking ATP: Jaime Faria atinge novo máximo histórico e Novak Djokovic cai do top-10

Jaime Faria atingiu o melhor registo da carreira no ranking ATP numa jornada marcada pela saída de Novak Djokovic do top 10 mundial.

Deslize em Famalicão: Sporting deixa escapar a vitória pela 16.ª vez na era Rui Borges

O Sporting empatou com o Famalicão e já desperdiçou 16 vantagens desde que Rui Borges assumiu o comando técnico da formação dos leões.

Já há data e hora para as conferências de imprensa de Marco Silva e Ruben Amorim para o AC Milan x Benfica

O Benfica divulgou o programa de imprensa para o jogo com o AC Milan, referente à primeira jornada da Liga Europa.

Marco Silva atinge marca assinalável na Primeira Liga após vitória do Benfica sobre o Gil Vicente

Marco Silva atingiu a marca de 100 jogos na Primeira Liga. O técnico representou como treinador o Estoril, o Sporting e Benfica

PUB

Mais Artigos Populares

Marcus Edwards toma decisão e vai representar a seleção do Chipre

Marcus Edwards decidiu representar a seleção do Chipre. O antigo extremo do Sporting tem dupla nacionalidade britânico-cipriota.

Liga Saudita e Cristiano Ronaldo quer castigo de adeptos que provocaram Ruben Neves

A Liga da Arábia Saudita condenou os adeptos que provocaram Rúben Neves com cânticos sobre Diogo Jota. Cristiano Ronaldo também exigiu uma ação da Liga.

FC Porto: 4 jogadores trabalham em dia de folga antes da preparação para o Clássico frente ao Benfica

Em dia de folga para o resto do plantel do FC Porto, João Costa, Zaidu, Victor Froholdt e Oskar Pietuszewski realizaram trabalho de recuperação.