📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Polémicas e glória, o ano de 2022 | Fórmula 1

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A temporada de 2022 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 começou exatamente no ponto onde terminou a anterior. Apesar da introdução de regulamentos que alteraram significativamente o aspeto e desempenho dos carros, no paddock, e entre os adeptos da modalidade, as atenções estavam viradas para as consequências do Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021.

Em resposta à polémica final do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 2021 a FIA começa por anunciar o afastamento de Michael Masi substituíndo-o por Niels Wittich e, pelo português, Eduardo Freitas, no cargo de diretores de corrida. Mohammed Ben Sulayem, Presidente da FIA, anuncia de seguida a abertura de um inquérito às decisões tomadas por Michael Masi no GP de Abu Dhabi de 2021, onde Max Verstappen conquistou o título.

O inquérito acabou de vez com a polémica, confirmando que, apesar da boa fé de Michael Masi, as suas decisões constituíram um “erro humano”, levando a que o título ficasse decidido na direção de corrida e não em pista. Em resposta às conclusões do inquérito, a FIA alterou um conjunto de regras de forma a evitar uma nova interpretação
“criativa” das mesmas. Enterrada a polémica, começa uma nova temporada de Fórmula 1.

Apesar de ter sido um ano previsível, foi também um ano onde se viram mais batalhas a meio do pelotão e aconteceram coisas fantásticas, como Nicholas Latifi liderar um treino livre e Kevin Magnussen conquistar uma pole position com a Haas. Para além disso, é de enaltecer a incrível recuperação da Mercedes, que tornou um mau projeto, num carro capaz de ganhar uma corrida. No entanto, é certo que o W13 não vai deixar saudades.

Por fim, neste ano assiste-se à saída de Mick Schumacher, Nicholas Latifi e Daniel Ricciardo, que não conseguiram garantir um lugar na grelha para 2023, e de Sebastian Vettel, que decidiu retirar-se no final do ano. A saída destes pilotos abriu as portas para Oscar Piastri (Mclaren), Nick De Vries (AlphaTauri), Nico Hulkenberg (Haas) e Logan Sargeant (Williams). Em relação às trocas de equipas, Fernando Alonso sai da Alpine para a Aston Martin e Pierre Gasly sai da AlphaTauri para a Alpine.

João Magalhães
João Magalhães
Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.

Subscreve!

Artigos Populares

FIFA anuncia prémios monetários para o Mundial 2026

A FIFA anunciou os prémios monetários que irão ser distribuídos no Mundial 2026. Cada seleção receberá no mínimo 8,8 milhões de euros.

Pedro Amaral pode rumar aos EUA já em janeiro

Pedro Amaral pode estar de saída do Estoril Praia já em janeiro. O defesa português termina contrato no final da temporada e pode rumar aos EUA.

Galatasaray aponta a defesa do Real Madrid para o marcado de janeiro

O Galatasaray quer aproveitar o final de contrato de Antonio Rudiger com o Real Madrid para garantir um reforço de peso para a defesa.

FC Porto: Luuk de Jong já está nos Países Baixos para ser operado

Luuk de Jong já está nos Países Baixos. Avançado vai ser operado em casa e foi acompanhado por profissional do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolfsburgo ‘pesca’ no Flamengo e contrata defesa central Cleiton até 2030

Cleiton é o primeiro reforço de inverno do Wolfsburgo. O brasileiro assinou um contrato até 2030 e chega à Alemanha no dia 1 de janeiro.

Gonzalo Calçada ruma ao Rayo Majadahonda após saída conturbada do Estrela da Amadora

Gonzalo Calçada regressa ao seu país para jogar no Rayo Majadahonda, clube da quarta divisão espanhola. O jogador estava livre depois de ter deixado o Estrela da Amadora com várias críticas.

CEO do Bayer Leverkusen acusa Real Madrid e defende Xabi Alonso: «Se o treinador é deixado sozinho…»

Fernando Carro, CEO do Bayer Leverkusen, criticou a falta de apoio do Real Madrid a Xabi Alonso. O futuro do técnico no clube está em aberto.