Polémicas e glória, o ano de 2022 | Fórmula 1

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A temporada de 2022 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 começou exatamente no ponto onde terminou a anterior. Apesar da introdução de regulamentos que alteraram significativamente o aspeto e desempenho dos carros, no paddock, e entre os adeptos da modalidade, as atenções estavam viradas para as consequências do Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021.

Em resposta à polémica final do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 2021 a FIA começa por anunciar o afastamento de Michael Masi substituíndo-o por Niels Wittich e, pelo português, Eduardo Freitas, no cargo de diretores de corrida. Mohammed Ben Sulayem, Presidente da FIA, anuncia de seguida a abertura de um inquérito às decisões tomadas por Michael Masi no GP de Abu Dhabi de 2021, onde Max Verstappen conquistou o título.

O inquérito acabou de vez com a polémica, confirmando que, apesar da boa fé de Michael Masi, as suas decisões constituíram um “erro humano”, levando a que o título ficasse decidido na direção de corrida e não em pista. Em resposta às conclusões do inquérito, a FIA alterou um conjunto de regras de forma a evitar uma nova interpretação
“criativa” das mesmas. Enterrada a polémica, começa uma nova temporada de Fórmula 1.

Apesar de ter sido um ano previsível, foi também um ano onde se viram mais batalhas a meio do pelotão e aconteceram coisas fantásticas, como Nicholas Latifi liderar um treino livre e Kevin Magnussen conquistar uma pole position com a Haas. Para além disso, é de enaltecer a incrível recuperação da Mercedes, que tornou um mau projeto, num carro capaz de ganhar uma corrida. No entanto, é certo que o W13 não vai deixar saudades.

Por fim, neste ano assiste-se à saída de Mick Schumacher, Nicholas Latifi e Daniel Ricciardo, que não conseguiram garantir um lugar na grelha para 2023, e de Sebastian Vettel, que decidiu retirar-se no final do ano. A saída destes pilotos abriu as portas para Oscar Piastri (Mclaren), Nick De Vries (AlphaTauri), Nico Hulkenberg (Haas) e Logan Sargeant (Williams). Em relação às trocas de equipas, Fernando Alonso sai da Alpine para a Aston Martin e Pierre Gasly sai da AlphaTauri para a Alpine.

João Magalhães
João Magalhães
Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.