📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Polémicas e glória, o ano de 2022 | Fórmula 1

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A temporada de 2022 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 começou exatamente no ponto onde terminou a anterior. Apesar da introdução de regulamentos que alteraram significativamente o aspeto e desempenho dos carros, no paddock, e entre os adeptos da modalidade, as atenções estavam viradas para as consequências do Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021.

Em resposta à polémica final do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 2021 a FIA começa por anunciar o afastamento de Michael Masi substituíndo-o por Niels Wittich e, pelo português, Eduardo Freitas, no cargo de diretores de corrida. Mohammed Ben Sulayem, Presidente da FIA, anuncia de seguida a abertura de um inquérito às decisões tomadas por Michael Masi no GP de Abu Dhabi de 2021, onde Max Verstappen conquistou o título.

O inquérito acabou de vez com a polémica, confirmando que, apesar da boa fé de Michael Masi, as suas decisões constituíram um “erro humano”, levando a que o título ficasse decidido na direção de corrida e não em pista. Em resposta às conclusões do inquérito, a FIA alterou um conjunto de regras de forma a evitar uma nova interpretação
“criativa” das mesmas. Enterrada a polémica, começa uma nova temporada de Fórmula 1.

Apesar de ter sido um ano previsível, foi também um ano onde se viram mais batalhas a meio do pelotão e aconteceram coisas fantásticas, como Nicholas Latifi liderar um treino livre e Kevin Magnussen conquistar uma pole position com a Haas. Para além disso, é de enaltecer a incrível recuperação da Mercedes, que tornou um mau projeto, num carro capaz de ganhar uma corrida. No entanto, é certo que o W13 não vai deixar saudades.

Por fim, neste ano assiste-se à saída de Mick Schumacher, Nicholas Latifi e Daniel Ricciardo, que não conseguiram garantir um lugar na grelha para 2023, e de Sebastian Vettel, que decidiu retirar-se no final do ano. A saída destes pilotos abriu as portas para Oscar Piastri (Mclaren), Nick De Vries (AlphaTauri), Nico Hulkenberg (Haas) e Logan Sargeant (Williams). Em relação às trocas de equipas, Fernando Alonso sai da Alpine para a Aston Martin e Pierre Gasly sai da AlphaTauri para a Alpine.

João Magalhães
João Magalhães
Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.

Subscreve!

Artigos Populares

João Nuno e o FC Porto x Estrela da Amadora: «Temos muito pouco a perder e muito a ganhar»

João Nuno, técnico do Estrela da Amadora, revelou estar «motivado» para o duelo frente ao FC Porto. A partida irá ser jogada no Estádio do Dragão.

Xabi Alonso diz que ficou por assinalar penálti no Alavés x Real Madrid e afirma: «Temos de dar continuidade às coisas boas que fizemos»

O Real Madrid venceu fora de casa o Alavés por 2-1 na La Liga. Lê algumas das declarações do treinador Xabi Alonso.

Diogo Leite atinge marca redonda na Bundesliga: «Tenho a certeza de que fiz a escolha certa»

Diogo Leite atingiu os 100 jogos na Bundesliga. Defesa-central do Union Berlin garante estar «feliz e orgulhoso» pela marca.

AC Milan: Allegri atualiza boletim clínico incluindo Rafael Leão

Rafael Leão falhou o último jogo do AC Milan devido a lesão. Massimiliano Allegri falou sobre alguns jogadores do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Brendan Rodgers ruma à Arábia Saudita e já tem novo clube depois da demissão do Celtic

Brendan Rodgers vai ser o novo treinador do Al Qadsiah. Treinador da Irlanda do Norte prepara-se para rumar à Arábia Saudita.

Mohamed Salah muito apreciado dentro do Liverpool: «Nos momentos mais difíceis que passei no clube, ele estava sempre presente»

Curtis Jones falou sobre a relação com Mohamed Salah. Palavras de apreço para com o avançado egípcio do Liverpool.

Viktor Gyokeres muito criticado pela imprensa inglesa: «Ainda a tentar provar o seu valor»

Viktor Gyokeres recebeu algumas críticas da imprensa inglesa. Exibição diante do Wolverhampton no centro da negatividade.