Polémicas e glória, o ano de 2022 | Fórmula 1

    A SURPRESA


    PORPOISING – A temporada de 2022 começa com a Mercedes, octogésima Campeã de Construtores, a revelar um carro completamente diferente dos restantes e que acabou por sofrer, ainda mais, com um problema que afetou todas as equipas, menos a Red Bull.
    O porpoising tornou-se um problema para todas as equipas, que só o detetaram quando colocaram os carros em pista. Este efeito aerodinâmico fazia com que os carros começassem a “saltar” e consequentemente o fundo arrastasse violentamente no chão. Este efeito ‘saltitão’ fazia com que os pilotos tivessem de lidar com vibrações que colocaram em causa a sua saúde. Foi exatamente pela saúde e segurança dos pilotos que a Mercedes pediu à FIA novas alterações aos regulamentos para acabar de vez com o porpoising, esperando também que essa alteração resultasse numa perda de rendimento por parte da Red Bull, o que não aconteceu. A maior prejudicada foi a Ferrari, o que facilitou ainda mais a conquista do Campeonato do Mundo de Pilotos e de Construtores por parte da Red Bull.

    Porque é que a Red Bull não teve problemas com o porpoising? Vamos então à Figura do Ano!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Magalhães
    João Magalhães
    Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.