Cabeçalho modalidades

Terminados os campeonatos nacionais de seniores, é altura de reflectir sobre os passos dados pelos clubes para o seu próprio desenvolvimento e sucesso, bem como analisar a actuação da Federação Portuguesa de Rugby. Estudando os clubes na sua generalidade, há que dar destaque ao Rugby Clube de Santarém, um clube, tal como o seu nome designa, que representa a capital de distrito, bem como toda a região envolvente.

Inserido na I Divisão, o RC Santarém atingiu o terceiro lugar do Campeonato Nacional na época de 2015/2016, a sua melhor classificação de sempre. O clube foi fundado em 1995, e desde a época de 2011/2012 que está inserido no segundo escalão de rugby em Portugal. Como maior feito, destaque-se a conquista da Taça Shield de Portugal, nessa mesma época de 2011/2012.

Anúncio Publicitário
A inauguração do Campo da Escola Prática de Cavalaria trouxe consigo mais atletas, mais adeptos e mais rugby a Santarém Fonte: João Maria Fortuna
A inauguração do Campo da Escola Prática de Cavalaria trouxe consigo mais atletas, mais adeptos e mais rugby a Santarém
Fonte: João Maria Fortuna

Desde sempre a (sobre)viver em frágeis condições, devido aos poucos recursos financeiros e às falsas promessas da Câmara Municipal de Santarém, os Cavaleiros pareciam estar destinados a ser um clube de pouca expressão, jogando num débil campo (Chã das Padeiras) o que também não facilitava a atracção de atletas, bem como a captação de jovens jogadores para os escalões de formação. Mas, por entre avanços e recuos, e muitas contrariedades à mistura, a capacidade de resiliência dos escalabitanos venceu e em 2014 deu-se a inauguração do novo campo (localizado na antiga Escola Prática de Cavalaria).