Rugby Europe Championship: Lobos estão de regresso três anos depois

- Advertisement -

O ano transato ficou marcado pelo domínio português no terceiro escalão do rugby europeu. A vitória frente aos alemães ditou a tão esperada subida ao Championship, torneio em que Portugal enfrentará seleções como a Bélgica, a Espanha, a Roménia, a Geórgia e a Rússia.

A faltar apenas uma semana para o pontapé de saída do torneio das 6 Nações B, Patrice Lagisquet, selecionador nacional, chamou, para a preparação do primeiro jogo, frente à Bélgica, muitos jogadores novos, oriundos, muitos deles, da seleção sub20. Entre estes atletas destacam-se Jerónimo Portela e Raffaele Storti, que estão de malas feitas para o Uruguai, onde participarão na nova liga sul americana profissional.

De acrescentar ainda que Simão Bento, que também fez parte da bela campanha dos sub20 no World Rugby Trophy U20, está de fora das opções do treinador francês. Este contraiu uma lesão no tornozelo, num jogo entre Portugal e Espanha, em sub20.

Após as boas exibições deixadas pelos comandados do ex-internacional francês na América do Sul, a expectativa é alta. Espera-se uma equipa com uma linha de três quartos imprevisível e com um jogo dominante no que ao pack avançado diz respeito.

Fonte: FP Rugby

O jogo frente aos belgas marcará o retorno dos Lobos ao segundo escalão do Rugby na Europa, após três épocas a competir no Rugby Europe Trophy. Esta será a décima quinta vez que Portugal e Bélgica se vão defrontar nesta modalidade, contando, os lusos com nove vitórias, dois empates e três derrotas.

Esta subida de divisão fará com que Portugal defronte seleções de um nível superior, como é o caso da Geórgia e da Roménia, que têm um vasto leque de jogadores a atuar nos melhores campeonatos europeus, como o Top 14. Um aumento de competitividade que era procurado há três épocas, tendo como objetivo a qualificação para o mundial 2023 em França.

A primeira jornada será disputada sábado, dia 1 de fevereiro, no Estádio Universitário de Lisboa.

A POSSIBILIDADE DA MODALIDADE CRESCER

Conforme veio a público, este último será o palco, em setembro de 2021, da realização do campeonato de Europa Universitário de 7’s. Uma competição que contará com dezasseis equipas vindas de diferentes países europeus. Estima-se que estarão envolvidos no torneio cerca de 250 participantes, entre os quais estão, treinadores, jogadores e dirigentes. Ao que a entidade organizadora adiantou, a competição terá uma duração de quatro dias.

Pela primeira vez a ADESL terá o papel de organizar uma competição internacional, neste caso em conjunto com a Federação Portuguesa de Rugby.

Uma competição que pode ajudar a desenvolver um desporto tão desconhecido e tão pouco praticado no nosso país. Não só em termos de jogadores, mas também em termos de árbitros, uma vez que, ao ser organizada pela ADESL em conjunto com a Federação Portuguesa de Rugby, pode representar uma oportunidade de envolver juízes de jogo nacionais.

O Rugby é, no meu ponto de vista, um desporto com uma margem de progressão reduzida em Portugal, na medida em que é pouco praticado e tem pouca visibilidade. Creio que esta competição pode ser uma forma de conseguir atrair mais jogadores, árbitros e treinadores. São este tipo de torneios e o aparecimento de projetos, como o da criação do canal oficial da Federação, que contribuem para o desenvolvimento do Rugby português.

De acrescentar ainda que esta será a primeira competição de caráter internacional a ser organizada pela ADESL, num ano em que a cidade de Lisboa será a capital europeia do desporto.

Foto de Capa: FPRugby

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lionel Scaloni sobre Nicolás Otamendi: «Deu-nos tanto que merece jogar este jogo»

Lionel Scaloni, selecionador da Argentina, confirma que Nicolás Otamendi vai jogar frente à Zâmbia. Lê as declarações.

Benfica garante continuidade de jovem médio

O Benfica confirmou durante esta segunda-feira que Lourenço Alves assinou um contrato profissional com as águias.

Surpresa: Barcelona prepara novo contrato para ponta de lança

O Barcelona vai apresentar um novo contrato a Robert Lewandowski. O seu vínculo atual termina no final desta época.

Raphael Guerreiro de saída do Bayern Munique: eis os números até ao momento na época 2025/26

Raphael Guerreiro vai deixar o Bayern Munique no final da temporada. Fica com os números do lateral português.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique confirma saída de Raphael Guerreiro

O Bayern Munique oficializou a saída de Raphael Guerreiro no final da época. O jogador está em fim de contrato com os bávaros.

Selecionador da Noruega elogia Schjelderup e Antonio Nusa: «São jogadores que foram bem aconselhados e bem cuidados pelos clubes»

Stale Solbakken, selecionador da Noruega, falou sobre como conheceu Andreas Schjelderup (Benfica) e Antonio Nusa (Leipzig).

Andreas Schjelderup e Antonio Nusa trocam elogios: «Invejo a capacidade dele em tirar prazer do que faz»

Andreas Schjelderup e Antonio Nusa trocaram elogios. São amigos, colegas de equipa na Seleção da Noruega e concorrentes de posição.