Antevisão Mundial Snooker 2021 | Sonhos e público de volta ao Crucible

- Advertisement -

OS 16 GLADIADORES VINDOS DAS QUALIFICAÇÕES

128 jogadores, 16 vagas, quatro rondas. Para alcançarem a fase final do Campeonato do Mundo, os magos dos panos verdes têm que sobreviver aos qualifiers (que, este ano, decorreram de cinco a 14 de abril) – as três primeiras rondas com jogos à melhor de 11 (vence o primeiro a conquistar seis frames) e a quarta e última ronda à melhor de 19 (o vencedor é o primeiro a arrecadar 10 frames).

Logo na primeira ronda, o primeiro encontro de sonho e também a primeira desistência. O marroquino Amine Amiri estava escalado para defrontar David Lilley, mas desistiu por motivos pandémicos. O foco, no entanto, estava centrado na partida entre Stephen Hendry, regressado da aposentadoria, e Jimmy White. O inglês e o escocês marcaram os anos 90 da modalidade (White mais na transição dos `80 para os `90).

Hendry foi sete vezes campeão mundial – cinco delas consecutivas; White foi seis vezes vice-campeão mundial – cinco delas consecutivas. Embate entre dois ídolos do povo. O mais titulado da era Crucible vs o melhor jogador da história da modalidade a não sagrar-se campeão do Mundo. Reedição das finais dos Mundiais de 1990, 1992, 1993 e 1994. Níveis elevados de entusiasmo, mas… muita parra, pouca uva – ou muita media, pouca qualidade, na versão moderna.

Jogo pouco conseguido de ambos, com Hendry a levar a melhor (6-3). Ausência de surpresas dignas de registo na restante primeira ronda. Na Ronda Dois, dois destaques: Hendry perde por 6-1 frente a Xu Si (que viria a ser eliminado na negra na ronda seguinte) e Alan McManus é derrotado por 6-3 por Bai Langning, anunciando de seguida o ponto final numa carreira de 31 anos. “Mr. Angles”, alcunha do escocês de 50 anos, teve assim o chinês de 18 anos como derradeiro adversário.

Na terceira ronda, nota para as eliminações de Michael Holt, Tom Ford, Joe Perry, Ben Woollaston, Matthew Stevens Mark King e Thepchaiya Un-Nooh. Este último caiu às mãos de Igor Figueiredo, o brasileiro que procurava ser o primeiro sul-americano a entrar no Crucible como jogador.

Não há jogadores lusitanos no circuito mundial, mas, como dizia Fernando Pessoa, “a minha pátria é a língua portuguesa”. E falou-se duplamente português no Instituto Inglês do Desporto, edifício em Sheffield que acolheu as qualificações. Além de Figueiredo, também Alexander Ursenbacher, luso-suíço, procurou o seu lugar à sombra do Crucible.

Ambos alcançaram a última ronda. Ursenbacher começou na segunda ronda – bateu por 6-2 Lukas Kleckers e Martin O´Donnell por 6-5 até ser derrotado por 10-4 pelo “The Captain”, Ali Carter. Figueiredo disputou as quatro rondas – aplicou 6-0 a Farakh Ajaib e 6-5 a Robbie Williams e a Un-Nooh. Na última ronda, foi batido por Mark Joyce, por 10-7.

Na quarta ronda, destaque ainda para as eliminações de Zhou Yuelong, Graeme Dott (campeão mundial em 2006) e Ryan Day. Pela positiva, importa mencionar a resiliência de Mark Davis – o experiente inglês foi para a segunda sessão a perder por 7-2, mas carimbou a presença no Crucible com um 10-8.

No jogo de cartaz do Judgement Day (último dia de decisão das qualificações), Luca Brecel foi derrotado por Stuart Bingham (10-5) e Zhao Xintong e Sam Craigie proporcionaram a única negra desta ronda – vitória (10-9) do inglês., que se junta a Mark Joyce como os estreantes no Crucible.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Jhon Durán no Benfica: Já é conhecido o valor da opção de compra

30 milhões de euros é o valor da cláusula de opção de compra de Jhon Durán no Benfica. Avançado colombiano chega por empréstimo.

Pierre-Emerick Aubameyang está oficialmente de regresso à La Liga: eis o clube

O Deportivo de A Coruña oficializou esta sexta-feira a chegada de Pierre-Emerick Aubameyang. Avançado assina por duas épocas.

Benfica entra na corrida por médio que esteve no Mundial 2026

O Benfica entra na corrida por Edson Álvarez. Águias mostram interesse no médio mexicano de 28 anos, que esteve no Mundial 2026.

Ajax paga cerca de 20 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

Marcos Leonardo tem oficialmente novo clube. Avançado brasileiro assinou contrato válido de cinco temporadas com o Ajax.

PUB

Mais Artigos Populares

Jota Silva estreia-se pelo Olympiacos com Hat-trick em jogo particular

Na estreia com a camisola do Olympiacos, Jota Silva apontou os três golos da vitória do emblema grego por 3-1, diante do Fortuna Sittard.

Lenglet após o Benfica x Villarreal: «Espero que as coisas saiam muito bem para todos e que disfrutemos de momentos muito bonitos juntos»

Clément Lenglet falou após ao Benfica x Villarreal. Jogo particular disputou-se no Algarve e as águias ganharam por 2-0.

Benfica vence Villarreal com Vangelis Pavlidis ligado aos 2 golos

O Benfica venceu o Villarreal por 2-0 em jogo particular realizado no Algarve. Rafa Silva e Vangelis Pavlidis marcaram os golos das águias.