O estranho desaparecimento de Ding Junhui

- Advertisement -

Corria o ano 2002 quando Ding Junhui, apenas com 15 anos, deixava Jiangsu, província chinesa onde nasceu e cresceu, para embarcar no sonho de se tornar uma estrela do mundo do snooker.

Desde cedo ficou visível a qualidade do prodígio chinês. Ainda com 15 anos, foi campeão mundial na categoria de sub-21 e aos 16 tornou-se profissional.

Em 2005, com 18 anos, Ding venceu o seu primeiro troféu World Ranking, ao bater o mítico Stephen Hendry por 9-5 na final do Open da China.

Este seria o primeiro de 21 torneios conquistados enquanto profissional (13 deles pontuáveis para o Ranking).

Logo no início da sua carreira, Ding Junhui foi considerado o melhor chinês de sempre numa modalidade que, até ao seu aparecimento, não tinha grande historial no seu país. O seu crescimento enquanto jogador e o investimento asiático no snooker levou a que, depois de Ding Junhui, não tenham parado de aparecer jogadores chineses com imenso potencial.

O Masters 2011 foi um dos 21 troféus conquistados por Ding Junhui ao longo da carreira
Fonte: Ding Junhui

Liang Wenbo, Yan Bingtao, Xiao Guodong, Zhou Yuelong, Li Hang ou Yu Delu, todos eles já membros do Top-50 do ranking mundial, começam a passar a imagem de que a China chegou para ficar no mundo do snooker, com o objectivo de se tornar uma das forças dominantes da modalidade.

Num ápice, a fama de “melhor jogador chinês de snooker” começou a parecer curta para a qualidade e potencial de Ding Junhui e logo surgiram as primeiras vozes a reclamar maiores créditos para o jogador. Começou a ser unânime dentro do circuito mundial a ideia de que Ding Junhui era um dos jogadores dominantes da modalidade e crónico candidato aos principais troféus, com expoente máximo no mundial disputado anualmente no Crucible Theatre, em Sheffield, Inglaterra.

Os anos vieram dar razão a quem defendia essa ideia, uma vez que Ding Junhui nunca mais largou os lugares cimeiros do ranking mundial e tem sido uma constante a sua presença nas fases decisivas dos torneios.

Diogo Reganha
Diogo Reganhahttp://www.bolanarede.pt
Presença assídua nos jogos de futebol do clube da sua terra (Lourinhanense) e do clube do seu coração (Benfica), o Diogo é um fã de desporto em geral. Defensor de discussões construtivas em que o resultado final seja todos os envolvidos aumentarem os seus conhecimentos sobre o tema abordado, sem que existam ofensas ou discriminações por qualquer tipo de opinião.                                                                                                                                                 O Diogo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brighton faz o pleno dos prémios do mês de setembro da Premier League

O Brighton arrecadou as três distinções individuais do mês da Premier League. Fabian Hurzeler, Pascal Gross e Lewis Dunk foram os premiados.

Lionel Messi deixa mensagem para o Eldense: «Força Deportivo»

Lionel Messi, agora proprietário do Eldense, acompanhou, à distância, a vitória da sua nova equipa, por 4-1, frente ao Real Oviedo.

Ruben Amorim testou novo sistema e AC Milan empata em jogo particular

Ruben Amorim abandonou o seu sistema habitual e não foi além de um empate frente ao Padova, num jogo-treino. O AC Milan experimentou um 4-2-3-1.

Daniel Banjaqui garante concentração nos Sub-21: «Temos de estar focados»

Daniel Banjaqui falou aos jornalistas antes do treino, tendo em vista o jogo final da qualificação para o Europeu Sub-21, frente à Chéquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Fotis Ioannidis mostra-se exigente com a Grécia e elogia adversário: «É o melhor defesa atualmente»

Fotis Ioannidis foi protagonista no empate entre a Grécia e os Países Baixos. Avançado fez o rescaldo do encontro.

Pedro Porro não fecha a porta ao Barcelona: eis o que faria o lateral tentar rumar à Catalunha

Pedro Porro encontra-se ao serviço do Tottenham, mas poderá mudar-se num futuro próximo para o Barcelona.

Fábio Vieira assume «situação chata» com Cristiano Ronaldo, mas avisa: «O mais importante é que Portugal volte a ganhar os próximos jogos»

Fábio Vieira comentou a mais recente polémica na seleção de Portugal. Médio do Hamburgo analisou situação que envolve Cristiano Ronaldo.