O estranho desaparecimento de Ding Junhui

Corria o ano 2002 quando Ding Junhui, apenas com 15 anos, deixava Jiangsu, província chinesa onde nasceu e cresceu, para embarcar no sonho de se tornar uma estrela do mundo do snooker.

Desde cedo ficou visível a qualidade do prodígio chinês. Ainda com 15 anos, foi campeão mundial na categoria de sub-21 e aos 16 tornou-se profissional.

Em 2005, com 18 anos, Ding venceu o seu primeiro troféu World Ranking, ao bater o mítico Stephen Hendry por 9-5 na final do Open da China.

Este seria o primeiro de 21 torneios conquistados enquanto profissional (13 deles pontuáveis para o Ranking).

Logo no início da sua carreira, Ding Junhui foi considerado o melhor chinês de sempre numa modalidade que, até ao seu aparecimento, não tinha grande historial no seu país. O seu crescimento enquanto jogador e o investimento asiático no snooker levou a que, depois de Ding Junhui, não tenham parado de aparecer jogadores chineses com imenso potencial.

O Masters 2011 foi um dos 21 troféus conquistados por Ding Junhui ao longo da carreira
Fonte: Ding Junhui

Liang Wenbo, Yan Bingtao, Xiao Guodong, Zhou Yuelong, Li Hang ou Yu Delu, todos eles já membros do Top-50 do ranking mundial, começam a passar a imagem de que a China chegou para ficar no mundo do snooker, com o objectivo de se tornar uma das forças dominantes da modalidade.

Num ápice, a fama de “melhor jogador chinês de snooker” começou a parecer curta para a qualidade e potencial de Ding Junhui e logo surgiram as primeiras vozes a reclamar maiores créditos para o jogador. Começou a ser unânime dentro do circuito mundial a ideia de que Ding Junhui era um dos jogadores dominantes da modalidade e crónico candidato aos principais troféus, com expoente máximo no mundial disputado anualmente no Crucible Theatre, em Sheffield, Inglaterra.

Os anos vieram dar razão a quem defendia essa ideia, uma vez que Ding Junhui nunca mais largou os lugares cimeiros do ranking mundial e tem sido uma constante a sua presença nas fases decisivas dos torneios.

Diogo Reganha
Diogo Reganhahttp://www.bolanarede.pt
Presença assídua nos jogos de futebol do clube da sua terra (Lourinhanense) e do clube do seu coração (Benfica), o Diogo é um fã de desporto em geral. Defensor de discussões construtivas em que o resultado final seja todos os envolvidos aumentarem os seus conhecimentos sobre o tema abordado, sem que existam ofensas ou discriminações por qualquer tipo de opinião.                                                                                                                                                 O Diogo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Abel Ferreira recorre a Cristiano Ronaldo e a Messi para defender Estêvão: «Vocês são todos perfeitos?»

Abel Ferreira fez a antevisão do Palmeiras x Botafogo do Mundial de Clubes 2025. Técnico falou de Estêvão.

Sporting autoriza Viktor Gyokeres a apresentar-se mais tarde na pré-época

Viktor Gyokeres não estará em Alcochete no dia 1 de julho. Avançado sueco autorizado pelo Sporting a chegar mais tarde.

Rui Costa aproveita Benfica x Chelsea para negociar chegada de João Félix à Luz

O Benfica e o Chelsea defrontam-se nos oitavos de final do Mundial de Clubes 2025. João Félix vai estar em cima da mesa.

Alverca fecha venda de jogador por 200 mil euros

O Alverca já tem acordo com o Kaizer Chiefs para a transferência de Nkanyiso Shinga. Lateral vai regressar à África do Sul.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez interessado em mudança para o Sporting

Luis Suárez é o alvo do Sporting para ocupar a vaga de Viktor Gyokeres. Avançado entusiasmado com a hipótese da mudança.

Jorge Jesus define meta para a carreira de Cristiano Ronaldo no Al Nassr

Jorge Jesus alimenta o sonho de ter um papel importante na carreira de Cristiano Ronaldo. Técnico português perto do Al Nassr.

OFICIAL | Sandro Cruz ruma ao heptacampeão eslovaco

Na capital da Eslováquia, Sandro Cruz vai ter como colegas algumas das referências do futebol eslovaco, como Vladimir Weiss ou Robert Mak