Anúncio Publicitário

Corria o ano 2002 quando Ding Junhui, apenas com 15 anos, deixava Jiangsu, província chinesa onde nasceu e cresceu, para embarcar no sonho de se tornar uma estrela do mundo do snooker.

Desde cedo ficou visível a qualidade do prodígio chinês. Ainda com 15 anos, foi campeão mundial na categoria de sub-21 e aos 16 tornou-se profissional.

Em 2005, com 18 anos, Ding venceu o seu primeiro troféu World Ranking, ao bater o mítico Stephen Hendry por 9-5 na final do Open da China.

Anúncio Publicitário

Este seria o primeiro de 21 torneios conquistados enquanto profissional (13 deles pontuáveis para o Ranking).

Logo no início da sua carreira, Ding Junhui foi considerado o melhor chinês de sempre numa modalidade que, até ao seu aparecimento, não tinha grande historial no seu país. O seu crescimento enquanto jogador e o investimento asiático no snooker levou a que, depois de Ding Junhui, não tenham parado de aparecer jogadores chineses com imenso potencial.

O Masters 2011 foi um dos 21 troféus conquistados por Ding Junhui ao longo da carreira
Fonte: Ding Junhui

Liang Wenbo, Yan Bingtao, Xiao Guodong, Zhou Yuelong, Li Hang ou Yu Delu, todos eles já membros do Top-50 do ranking mundial, começam a passar a imagem de que a China chegou para ficar no mundo do snooker, com o objectivo de se tornar uma das forças dominantes da modalidade.

Num ápice, a fama de “melhor jogador chinês de snooker” começou a parecer curta para a qualidade e potencial de Ding Junhui e logo surgiram as primeiras vozes a reclamar maiores créditos para o jogador. Começou a ser unânime dentro do circuito mundial a ideia de que Ding Junhui era um dos jogadores dominantes da modalidade e crónico candidato aos principais troféus, com expoente máximo no mundial disputado anualmente no Crucible Theatre, em Sheffield, Inglaterra.

Os anos vieram dar razão a quem defendia essa ideia, uma vez que Ding Junhui nunca mais largou os lugares cimeiros do ranking mundial e tem sido uma constante a sua presença nas fases decisivas dos torneios.

Anúncio Publicitário