Mundial de Snooker 2021 | Capítulo 5: A Final – Mark Selby é campeão!

DIA 1

1.ª Sessão (5-3 para Murphy)

A sessão inaugural teve duas facetas. Os três primeiros frames foram extremamente equilibrados com ambos os jogadores a pontuarem bastante. Murphy venceria os dois primeiros (57-49 e 67-46), caindo o terceiro para o lado de Selby (68-65). Seguiram-se quatro jogos – com o intervalo pelo meio – de domínio de uma ou outra parte, mas com equilíbrio na distribuição: dois para cada lado.

Selby fez o empate a dois com 89 pontos numa entrada só. 2-2 ao intervalo. Shaun responderia com um break de 75 pontos, deixando Mark em branco. O “Jester” alcançaria, com um 66-1, o empate a três, mas permitiria a vitória ao Mágico no sétimo jogo (71-8). No último frame da sessão, a toada do jogo voltou a ser equilibrada, com Murphy a levar a melhor por 80-54, contando com o precioso auxílio de uma entrada de 52 pontos.

O campeão mundial de 2005 levava assim uma vantagem importante para a segunda sessão, estando longe de adivinhar que nela veria a vantagem transacionada para Selby.

2.ª Sessão (7-2 para Selby)

A sessão dois pegou do ponto onde havia terminado a sessão um. Jogo equilibrado, desta feita a pender para Selby, que superou os 49 pontos de Murphy com um break de 85. Shaun respondeu de imediato com a entrada que viria a ser a mais alta do encontro até ao 21.º frame. Foram 98 os pontos que deram a vitória a Murphy no décimo jogo, um dos apenas dois que o “Magician” conquistaria nesta sessão. A pronta resposta de Mark Selby teve respaldo nas entradas de 67 e 86 pontos que ajudaram o “Jester” a vencer dois frames seguidos (72-34 e 107-0).

6-6 ao intervalo. O homem de Leicester fazia assim o empate a seis e ia em busca de estar pela primeira vez na dianteira do marcador. Murphy não o permitiria de imediato, vencendo a primeira partida após o intervalo, por 97-34, contando com uma entrada de 64 pontos.

No entanto, o Mágico não foi capaz de evitar que o adversário se colocasse em vantagem pela primeira vez nos frames seguintes. Primeiro, surgiu o empate a sete, fruto de um 109-0 que incluiu um break de 57 pontos. Logo a seguir, a primeira vantagem de Selby: 90 pontos de entrada bateram os 34 de Shaun e deram o 8-7 ao (então) tricampeão mundial.

As duas partidas seguintes – as últimas da última sessão do primeiro dia – presentearam-nos com um Selby menos espetacular do que aquele que havia conquistado os dois frames anteriores, mas o resultado foi o mesmo: duas vitórias (88-4 e 69-26, sem qualquer entrada acima de 50 pontos registada), que elevaram a série vitoriosa do “Shark” para quatro frames consecutivos e que valeram ao “Jester from Leicester” uma importante vantagem de três jogos a caminho da terceira sessão.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.