Roland Garros 2017: A experiência de Halep ou o sonho de Ostapenko, em quem apostar?

Cabeçalho modalidadesA vertente feminina de Roland Garros está prestes a terminar. Hoje, pelas 14h00 (hora portuguesa) Simona Halep e Jelena Ostapenko irão medir forças numa final que poucos adivinhariam ao arrancar da competição. Se por um lado, a presença de Simona Halep – 4ª classificada no ranking WTA – não é uma surpresa, podemos dizer que a jovem Ostapenko – 47ª WTA – surpreendeu grande parte do mundo do ténis com as suas exibições espetaculares que a levaram à final.

Simona Halep chegou a Paris num bom momento de forma, tendo vencido o torneio de Madrid e alcançado a final em Roma e a romena confirmou esse “momentum” ao longo da quinzena em França, tendo avançado de forma bem tranquila até aos quartos-de-final. Nessa ronda, Halep pode dizer que conseguiu concretizar um autêntico milagre quando, ao perder por 3/6 e 2/5, a romena virou o encontro a seu favor e levou de vencida Elina Svitolina pelos parciais de 3/6 7/6 e 6/0. Enfrentou na ronda seguinte Karolina Pliskova (num encontro que, em caso de vitória, levaria a checa ao topo do ranking mundial) e mais uma vez viu-se obrigada a jogar 3 sets, acabando por vencer com 6/3 no último.

Fonte: Roland Garros
Fonte: Roland Garros

Jelena Ostapenko está a ser, no entanto, a grande revelação do torneio. A jovem oriunda da Letónia tem-se exibido a um nível fantástico, assumindo uma postura muito positiva para uma jovem que completou 20 anos na passada quinta-feira, e espancando violentamente todas as bolas que se dirigem à sua raquete (a velocidade média da sua pancada de direita é, neste torneio, superior à do líder do ranking ATP Andy Murray – 122km/h vs 117km/h a favor da letã). Ostapenko iniciou a sua caminhada em Roland Garros frente à 128ª classificada do ranking WTA Louisa Chirico numa partida que terminou em três sets e desde então, apenas defrontou (e eliminou) atletas com classificação acima da sua, tendo perdido um total de quatro sets (três dos quais nas últimas três rondas frente a Stosur, Wozniacki e Bacsinszky).

Fonte: Roland Garros
Fonte: Roland Garros

Aposta :

É um jogo difícil de prever (quase todos no circuito feminino), mas Karolina Pliskova – eliminada por Halep na meia-final – foi taxativa quanto ao tema: “Não há dúvidas que Ostapenko está a jogar muito bem, mas eu apostaria tudo o que tenho na vitória de Simona [Halep]”. Na minha opinião não é assim tão linear que a romena vença, mas vamos aos detalhes. Halep regressa à final de Roland Garros três anos depois, e sabe que se vencer hoje, segunda-feira figurará no topo do ranking mundial feminino. Este fator pode servir de motivação extra, pelo que também poderá ter o efeito oposto e contribuir para que a romena sinta algum nervosismo adicional e caso não mantenha o foco na partida até ao último ponto Jelena Ostapenko é – como já mostrou nesta prova – o tipo de atleta que irá tirar vantagem da situação e aumentar a agressividade colocando em perigo a superioridade de Halep. Já Ostapenko – que chegou a vencer a competição júnior em Wimbledon – apenas disputou 3 finais de torneios WTA na sua carreira, e poderá acusar algum nervosismo natural de uma ocasião tão solene. No entanto a seu favor, a jovem de 20 anos terá uma parte significativa do público que (como eu, admito!) adoram o estilo agressivo e irreverente da letã e a motivação de saber que em caso de vencer, não só entra para a História da modalidade como a única letã a vencer um Grand Slam como garante o 12º posto na hierarquia mundial.
Vencedora no jogo : Simona Halep (1.27)

Foto de Capa: Roland Garros

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Henrique Carrilho
Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Arthur Cabral vai mesmo trocar Benfica pelo Botafogo por 15 milhões de euros

O Botafogo fechou a contratação de Arthur Cabral ao Benfica por 15 milhões de euros. Avançado brasileiro de saída da Luz.

Brighton perto de fechar alvo do Benfica por 47 milhões de euros

O Brighton está interessado em contratar Charalampos Kostoulas, jogador que já foi associado ao Benfica e pertence ao Olympiacos.

Presidente do Inter Milão confirma nome do novo treinador: «Tem o perfil certo»

O presidente do Inter Milão confirmou que Cristian Chivu vai ser o novo treinador do conjunto italiano, deixando o Parma.

Benfica goleia Braga e qualifica-se para a final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Braga por seis bolas a uma e garantiu um lugar na final da Primeira Liga de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Imanol Alguacil com futuro em aberto e há uma equipa interessada

Imanol Alguacil deixou a Real Sociedad no final da última edição da La Liga. O técnico espanhol interessa ao Sevilha, também do campeonato espanhol.

Rafael Leão quer deixar AC Milan e internacional português tem preço definido

Rafael Leão quer abandonar o AC Milan no mercado de transferências de verão. Os italianos querem receber 70 milhões de euros pelo avançado.

Noruega aplica goleada à Itália para a qualificação para o Mundial 2026

A Noruega recebeu e venceu a Itália por três bolas a zero, num encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.