ATP 250 Pune | Descoberta do caminho tenista para a Índia

Um torneio que parecia ser só mais um para preencher o calendário, acabou por ser histórico para Portugal. João Sousa, número um nacional e atual número 137 do ranking ATP, voltou a levantar um troféu do principal circuito de Ténis. Aos 32 anos, o português venceu o quarto troféu individual ATP.

O outro finalista foi Emil Ruusuvuori, que fez um grande torneio. Destaque para a imprevisibilidade que houve no torneio: apenas um dos cabeças-de-série chegou às meias-finais da prova.

JOÃO SOUSA | À PROCURA DO REGRESSO À BOA FORMA

Antes do torneio começar, quem diria que João Sousa ia ser um dos dois finalistas? Pois. O tenista português surpreendeu tudo e todos e fez um trajeto incrível até chegar à final da prova.

No primeiro jogo, Sousa jogou contra um dos jogadores de casa – Arjun Kadhe, número 756 do ranking ATP, que recebeu um wildcard. Se o tenista português vencesse, seria a primeira vitória num Circuito ATP em quase um ano, e foi o que aconteceu. Os primeiros dois sets foram muito equilibrados, apenas decidido no tie-break e cada um venceu um set, mas Sousa acabou por ser superior no terceiro e último set para garantir a vitória.

No segundo jogo, o tenista de Guimarães enfrentou Gianluca Mager, número 67 do ranking ATP, numa batalha que foi muito intensa: durou 2h15m e o último set foi apenas decidido no tie break. Sousa adorou os tie-breaks no torneio. Destaque para o número de aces de ambos tenistas: 15 para Mager e 12 para Sousa. Estavam com muita potência no serviço.

No terceiro encontro, o adversário era Daniel Altmaier, número 85 do ranking ATP, que acabaria por ser o jogo mais fácil para Sousa no trajeto até à final. O tenista alemão foi o único que não venceu qualquer set contra o tenista alemão, num encontro que durou 1h15m.

Nas meias-finais, o último obstáculo antes da grande final era Elias Ymer, um adversário de boas memórias para João Sousa – o tenista português venceu os três encontros que tinham sido jogados.

O primeiro set foi o pior do português. Apesar de ter quebrado o serviço do sueco em duas ocasiões, Ymer quebrou-o três vezes. João Sousa tinha começado com o pé esquerdo, mas nunca deu a partida como perdida. No segundo set, Sousa foi quebrado no primeiro serviço, mas compensou ao quebrar os primeiros dois serviços do sueco. Num possível 3-5, Sousa não aproveitou e foi quebrado. O set acabou por ser decidido no tie-break, onde, novamente, Sousa foi feliz. No terceiro e último set, Sousa e Ymer estavam mais consistentes e parecia que nenhum ia ter o serviço quebrado e seria decidido no tie-break, mas não foi o caso. O tenista português conseguiu quebrar o sexto serviço do sueco, com uma grande recuperação, e garantiu depois a vitória e o acesso à final, depois de ter salvado três match points. O jogo durou 3 horas e 15 minutos!

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Victor Lindelof recebe abordagem de clube da Premier League

O Everton está também interessado em Victor Lindelof. Ingleses fizeram abordagem, mas o defesa sueco vira-se para a Fiorentina.

Fenerbahçe de José Mourinho: Avançado treina à parte e está em dúvida para o jogo com o Benfica

O Benfica vai enfrentar esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Youssef En-Nesyri em dúvida para a partida.

Benfica x Fenerbahçe na Champions League: Quais são os onzes prováveis?

O Benfica enfrenta esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Fica com os onzes prováveis da partida.

Substituto de Richard Ríos? Palmeiras de Abel Ferreira fecha médio da Premier League por 10 milhões de euros

O Palmeiras fecha a contratação de Andreas Pereira ao Fulham de Marco Silva. Operação a rondar os 10 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

WWE NXT Heatwave 2025: Oba Femi continua no topo

No passado domingo, a WWE voltou com o PLE dedicado apenas à NXT, o WWE NXT Heatwave. Muitos fãs do WWE Universe, questionaram-se sobre a decisão da WWE, colocar um PLE da NXT no mesmo dia de um PLE na AEW, uma decisão arriscadíssima

Antevisão EuroBasket 2025: O regresso de Portugal com ambição de surpreender

Portugal regressa esta semana ao palco principal do basquetebol europeu após 14 anos de ausência. Apesar do sorteio não ter sido amigo da Seleção Nacional, os adeptos lusos estão confiantes na passagem à próxima fase da competição, e têm razões para isso.

A hora da verdade | Benfica x Fenerbahçe

Após o empate na Turquia é altura de o Benfica receber o Fenerbahçe num jogo que promete, e muito, não só pelos intervenientes em campo como fora dele.