Um torneio que parecia ser só mais um para preencher o calendário, acabou por ser histórico para Portugal. João Sousa, número um nacional e atual número 137 do ranking ATP, voltou a levantar um troféu do principal circuito de Ténis. Aos 32 anos, o português venceu o quarto troféu individual ATP.
O outro finalista foi Emil Ruusuvuori, que fez um grande torneio. Destaque para a imprevisibilidade que houve no torneio: apenas um dos cabeças-de-série chegou às meias-finais da prova.
JOÃO SOUSA | À PROCURA DO REGRESSO À BOA FORMA
Antes do torneio começar, quem diria que João Sousa ia ser um dos dois finalistas? Pois. O tenista português surpreendeu tudo e todos e fez um trajeto incrível até chegar à final da prova.
No primeiro jogo, Sousa jogou contra um dos jogadores de casa – Arjun Kadhe, número 756 do ranking ATP, que recebeu um wildcard. Se o tenista português vencesse, seria a primeira vitória num Circuito ATP em quase um ano, e foi o que aconteceu. Os primeiros dois sets foram muito equilibrados, apenas decidido no tie-break e cada um venceu um set, mas Sousa acabou por ser superior no terceiro e último set para garantir a vitória.
No segundo jogo, o tenista de Guimarães enfrentou Gianluca Mager, número 67 do ranking ATP, numa batalha que foi muito intensa: durou 2h15m e o último set foi apenas decidido no tie break. Sousa adorou os tie-breaks no torneio. Destaque para o número de aces de ambos tenistas: 15 para Mager e 12 para Sousa. Estavam com muita potência no serviço.
This bullet serve from @joaosousa30 ⚡#AdvantagePune #ATPTour #ATP #Tennis | @msltatennis @tatacompanies @atptour pic.twitter.com/UOQsyydmkn
— Tata Open Maharashtra (@MaharashtraOpen) February 3, 2022
No terceiro encontro, o adversário era Daniel Altmaier, número 85 do ranking ATP, que acabaria por ser o jogo mais fácil para Sousa no trajeto até à final. O tenista alemão foi o único que não venceu qualquer set contra o tenista alemão, num encontro que durou 1h15m.
Nas meias-finais, o último obstáculo antes da grande final era Elias Ymer, um adversário de boas memórias para João Sousa – o tenista português venceu os três encontros que tinham sido jogados.
O primeiro set foi o pior do português. Apesar de ter quebrado o serviço do sueco em duas ocasiões, Ymer quebrou-o três vezes. João Sousa tinha começado com o pé esquerdo, mas nunca deu a partida como perdida. No segundo set, Sousa foi quebrado no primeiro serviço, mas compensou ao quebrar os primeiros dois serviços do sueco. Num possível 3-5, Sousa não aproveitou e foi quebrado. O set acabou por ser decidido no tie-break, onde, novamente, Sousa foi feliz. No terceiro e último set, Sousa e Ymer estavam mais consistentes e parecia que nenhum ia ter o serviço quebrado e seria decidido no tie-break, mas não foi o caso. O tenista português conseguiu quebrar o sexto serviço do sueco, com uma grande recuperação, e garantiu depois a vitória e o acesso à final, depois de ter salvado três match points. O jogo durou 3 horas e 15 minutos!
Gunning for his 4️⃣th #ATPTour title 🏆@joaosousa30 awaits the challenge of @EmilRuusuvuori today, after his marathon semifinal yesterday 🎾#AdvantagePune #ATPTour #ATP #Tennis | @msltatennis @tatacompanies @atptour pic.twitter.com/WAQYc1p0pB
— Tata Open Maharashtra (@MaharashtraOpen) February 6, 2022