ATP 250 Pune | Descoberta do caminho tenista para a Índia

- Advertisement -

Um torneio que parecia ser só mais um para preencher o calendário, acabou por ser histórico para Portugal. João Sousa, número um nacional e atual número 137 do ranking ATP, voltou a levantar um troféu do principal circuito de Ténis. Aos 32 anos, o português venceu o quarto troféu individual ATP.

O outro finalista foi Emil Ruusuvuori, que fez um grande torneio. Destaque para a imprevisibilidade que houve no torneio: apenas um dos cabeças-de-série chegou às meias-finais da prova.

JOÃO SOUSA | À PROCURA DO REGRESSO À BOA FORMA

Antes do torneio começar, quem diria que João Sousa ia ser um dos dois finalistas? Pois. O tenista português surpreendeu tudo e todos e fez um trajeto incrível até chegar à final da prova.

No primeiro jogo, Sousa jogou contra um dos jogadores de casa – Arjun Kadhe, número 756 do ranking ATP, que recebeu um wildcard. Se o tenista português vencesse, seria a primeira vitória num Circuito ATP em quase um ano, e foi o que aconteceu. Os primeiros dois sets foram muito equilibrados, apenas decidido no tie-break e cada um venceu um set, mas Sousa acabou por ser superior no terceiro e último set para garantir a vitória.

No segundo jogo, o tenista de Guimarães enfrentou Gianluca Mager, número 67 do ranking ATP, numa batalha que foi muito intensa: durou 2h15m e o último set foi apenas decidido no tie break. Sousa adorou os tie-breaks no torneio. Destaque para o número de aces de ambos tenistas: 15 para Mager e 12 para Sousa. Estavam com muita potência no serviço.

No terceiro encontro, o adversário era Daniel Altmaier, número 85 do ranking ATP, que acabaria por ser o jogo mais fácil para Sousa no trajeto até à final. O tenista alemão foi o único que não venceu qualquer set contra o tenista alemão, num encontro que durou 1h15m.

Nas meias-finais, o último obstáculo antes da grande final era Elias Ymer, um adversário de boas memórias para João Sousa – o tenista português venceu os três encontros que tinham sido jogados.

O primeiro set foi o pior do português. Apesar de ter quebrado o serviço do sueco em duas ocasiões, Ymer quebrou-o três vezes. João Sousa tinha começado com o pé esquerdo, mas nunca deu a partida como perdida. No segundo set, Sousa foi quebrado no primeiro serviço, mas compensou ao quebrar os primeiros dois serviços do sueco. Num possível 3-5, Sousa não aproveitou e foi quebrado. O set acabou por ser decidido no tie-break, onde, novamente, Sousa foi feliz. No terceiro e último set, Sousa e Ymer estavam mais consistentes e parecia que nenhum ia ter o serviço quebrado e seria decidido no tie-break, mas não foi o caso. O tenista português conseguiu quebrar o sexto serviço do sueco, com uma grande recuperação, e garantiu depois a vitória e o acesso à final, depois de ter salvado três match points. O jogo durou 3 horas e 15 minutos!

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Loftus-Cheek vai desfalcar o AC Milan durante dois meses

Ruben Loftus-Cheek vai desfalcar o AC Milan por dois meses, devido a uma fratura na mandíbula. O médio de 30 anos lesionou-se na derrota dos rossoneri frente ao Parma.

Tiago Margarido: «Defrontar José Mourinho era um dos meus objetivos»

Tiago Margarido fez um balanço da sua carreira como treinador e do trabalho à frente do CD Nacional. O técnico revelou que um dos objetivos da sua carreira era defrontar o seu ídolo, José Mourinho.

Será desta? Antoine Griezmann de saída do Atlético Madrid e a caminho da MLS

Antoine Griezmann está de saída do Atlético Madrid. O avançado internacional francês está em vias de ser reforço dos Orlando City.

Cassiano Klein após Benfica ganhar ao Sporting: «Um jogo magnífico, um jogo incrível»

Cassiano Klein reagiu ao encontro entre o Benfica e o Sporting, que se realizou na noite desta segunda-feira. A partida terminou com um X-X.

PUB

Mais Artigos Populares

Jagoba Arrasate despedido do comando técnico do Mallorca

Jagoba Arrasate já não é treinador do Mallorca. O técnico deixou o emblema da La Liga após três derrotas consecutivas.

Segunda Liga: FC Porto B vence Paços de Ferreira com golo no primeiro minuto

O FC Porto B venceu em casa o Paços de Ferreira por 1-0 na jornada 23 da Segunda Liga. Gonçalo Sousa marcou o único golo.

Famalicão bate Casa Pia e está a cinco pontos do quinto lugar da Primeira Liga

O Famalicão recebeu e bateu o Casa Pia por 2-0, na jornada de encerramento da jornada 23 da Primeira Liga. A equipa de Hugo Oliveira está a cinco pontos do quinto lugar.