ATP 250 Pune | Descoberta do caminho tenista para a Índia

- Advertisement -

A GRANDE FINAL

Chegava a altura do derradeiro jogo. Ambos tenistas precisavam da vitória. Ruusuvuori queria relembrar Pune como o primeiro torneio onde venceu um troféu do circuito ATP. Do outro lado, João Sousa queria vencer uma competição ATP pela primeira vez desde 2018 e ter mais mais um troféu para se juntar aos outros três títulos que já venceu – Open da Malásia de 2013, Open de Valência de 2015 e Open de Estoril de 2018.

O favorito do público era Emil Ruusuvuori. Nas meias-finais, frente a Ymer, o português também foi o tenista menos aplaudido. O derradeiro jogo foi uma autêntica montanha russa.

O primeiro set foi muito equilibrado até ao quarto serviço de ambos tenistas. No serviço de Sousa, o português perdeu após ter uma vantagem de 30-15. Agora, no serviço do finlandês, começou o pior pesadelo de Ruusuvuori na final: as duplas faltas. Os últimos dois pontos de Sousa vieram das únicas duas duplas faltas que o finlandês fez no primeiro set. Não houve qualquer alteração no restante do set.

O tie-break foi uma grande mistura de emoções para os portugueses. Sousa começou mal, mas recuperou e ainda teve três oportunidades de vencer o set, mas não aproveitou. O finlandês teve uma oportunidade de vencer o set, mas não conseguiu. O tenista português aproveitou a quarta oportunidade para vencer o primeiro set da final.

No segundo set, João Sousa começou muito bem e chegou a ter uma liderança de 4-1, mas o finlandês jogou alguns dos melhores minutos da sua carreira e fez uma grande recuperação para empatar a partida. O título seria decidido no terceiro e último set.

Na terceira parte do encontro, ambos tenistas estavam encorajados, por estarem tão próximos de vencer um título do circuito ATP. O nervosismo de Ruusuvuori notou-se logo no primeiro serviço, onde foi quebrado pelo português. João Sousa não mostrava sinais de ser quebrado e conseguiu quebrar mais uma vez o serviço do atual número 87 do ranking ATP. No sexto serviço de Sousa, a partida já estava 5-1, ou seja, bastava vencer o serviço para se tornar no novo campeão do torneio. O português chegou a ter uma liderança de 40-0, que rapidamente chegou a ser 40-30, mas Sousa conseguiu levar a melhor sobre o finlandês, após quase três horas de jogo (2h45m).

Foi o quarto troféu de João Sousa no circuito ATP e o regresso às vitórias. Depois de dois anos muito complicados, o português voltou a sorrir. Não foi dos primeiros portugueses a deixar uma marca na Índia – o grande destaque foi Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo da Europa até à Índia – mas foi o mais recente a fazê-lo.

Com isto, João Sousa reforça o estatuto de melhor tenista português de todos os tempos e vai subir, amanhã, para o lugar 86 do ranking ATP, vai ser a primeira vez que ocupará um lugar no top 100 desde março de 2021.

Foto de Capa: ATP Tour

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Concorrência na corrida por Thiago Almada dificulta negociações

Thiago Almada tem sido apontado ao Benfica, porém existem outros cinco clubes interessados no argentino com maior poder financeiro.

Tottenham perde peça no meio-campo e já explora alternativas

Rodrigo Bentancur será baixa no meio-campo do Tottenham nos próximos dois meses. O médio uruguaio será operado a uma lesão nas costas.

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Benfica da Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta terça-feira, às 12h45, em antevisão ao clássico FC Porto x Benfica.

Fotis Ioannidis falha jogo com Casa Pia e ainda não tem regresso definido: o que se sabe da lesão?

Fotis Ioannidis não será opção para Rui Borges no Sporting x Casa Pia, e ainda não há previsão para o regresso do avançado grego aos relvados.

PUB

Mais Artigos Populares

Valencia confirma nova lesão de Thierry Correia

Thierry Correia está novamente lesionado. O lateral-direito português saiu com queixas do último encontro do Valencia, frente ao Elche.

Imprensa francesa rendida a antigo defesa do Casa Pia: «Tornou-se um defesa-central dominante e indiscutível»

As exibições de Ruben Kluivert estão a dar que falar em França. O defesa-central neerlandês tem estado em destaque no Lyon de Paulo Fonseca.

FC Porto x Benfica vai dar em canal aberto: onde ver?

O FC Porto vai receber o Benfica no Estádio do Dragão, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Jogo será transmitido em canal aberto na RTP 1.