ATP 250 Pune | Descoberta do caminho tenista para a Índia

A GRANDE FINAL

Chegava a altura do derradeiro jogo. Ambos tenistas precisavam da vitória. Ruusuvuori queria relembrar Pune como o primeiro torneio onde venceu um troféu do circuito ATP. Do outro lado, João Sousa queria vencer uma competição ATP pela primeira vez desde 2018 e ter mais mais um troféu para se juntar aos outros três títulos que já venceu – Open da Malásia de 2013, Open de Valência de 2015 e Open de Estoril de 2018.

O favorito do público era Emil Ruusuvuori. Nas meias-finais, frente a Ymer, o português também foi o tenista menos aplaudido. O derradeiro jogo foi uma autêntica montanha russa.

O primeiro set foi muito equilibrado até ao quarto serviço de ambos tenistas. No serviço de Sousa, o português perdeu após ter uma vantagem de 30-15. Agora, no serviço do finlandês, começou o pior pesadelo de Ruusuvuori na final: as duplas faltas. Os últimos dois pontos de Sousa vieram das únicas duas duplas faltas que o finlandês fez no primeiro set. Não houve qualquer alteração no restante do set.

O tie-break foi uma grande mistura de emoções para os portugueses. Sousa começou mal, mas recuperou e ainda teve três oportunidades de vencer o set, mas não aproveitou. O finlandês teve uma oportunidade de vencer o set, mas não conseguiu. O tenista português aproveitou a quarta oportunidade para vencer o primeiro set da final.

No segundo set, João Sousa começou muito bem e chegou a ter uma liderança de 4-1, mas o finlandês jogou alguns dos melhores minutos da sua carreira e fez uma grande recuperação para empatar a partida. O título seria decidido no terceiro e último set.

Na terceira parte do encontro, ambos tenistas estavam encorajados, por estarem tão próximos de vencer um título do circuito ATP. O nervosismo de Ruusuvuori notou-se logo no primeiro serviço, onde foi quebrado pelo português. João Sousa não mostrava sinais de ser quebrado e conseguiu quebrar mais uma vez o serviço do atual número 87 do ranking ATP. No sexto serviço de Sousa, a partida já estava 5-1, ou seja, bastava vencer o serviço para se tornar no novo campeão do torneio. O português chegou a ter uma liderança de 40-0, que rapidamente chegou a ser 40-30, mas Sousa conseguiu levar a melhor sobre o finlandês, após quase três horas de jogo (2h45m).

Foi o quarto troféu de João Sousa no circuito ATP e o regresso às vitórias. Depois de dois anos muito complicados, o português voltou a sorrir. Não foi dos primeiros portugueses a deixar uma marca na Índia – o grande destaque foi Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo da Europa até à Índia – mas foi o mais recente a fazê-lo.

Com isto, João Sousa reforça o estatuto de melhor tenista português de todos os tempos e vai subir, amanhã, para o lugar 86 do ranking ATP, vai ser a primeira vez que ocupará um lugar no top 100 desde março de 2021.

Foto de Capa: ATP Tour

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Nemanja Matic regressa oficialmente à Serie A

O Sassuolo oficializou a contratação de Nemanja Matic. Médio sérvio de 37 anos regressa assim à Serie A.

Fenerbahçe de José Mourinho quer guarda-redes do Real Madrid e acelera saída de Dominik Livakovic

O Fenerbahçe de José Mourinho está interessado na contratação de Andriy Lunin. O clube turco está a trabalhar na saída de Dominik Livakovic.

Jamie Vardy está a definir o futuro e o destino pode ser surpreendente

Jamie Vardy está ainda à procura de um novo clube para esta temporada. O avançado inglês está em conversações com a Cremonese, de Itália.

Já é conhecida a nova bola da Champions League 2025/26

Já é conhecida a bola da Champions League 2025/26. Benfica joga esta noite com o Fenerbahçe com a fase de liga no horizonte.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica e Wolfsburgo em negociações muito avançadas por Mohamed Amoura mas há condição

O Benfica pode contratar Mohamed Amoura ao Wolfsburgo. Negociações com o clube alemão estão numa fase muito adiantada.

Fulham de Marco Silva pode pagar 25 milhões de euros por avançado do AC Milan

O Fulham quer contratar Samuel Chukwueze ao AC Milan. Ingleses podem vir a pagar cerca de 25 milhões de euros.

Ex-Benfica Issa Kaboré de saída do Manchester City: há 4 clubes interessados

Issa Kaboré está de saída do Manchester City. O lateral de 24 anos que passou pelo Benfica tem quatro clubes interessados.