Australian Open | O décimo oitavo Grand Slam de Novak Djokovic

SURPRESAS DO TORNEIO

O primeiro nome era desconhecido para muitos adeptos desta modalidade. Aslan Karatsev é um tenista que costuma jogar em Challengers e nas qualificações para os torneios ATP. Agora, o tenista russo surpreendeu o mundo do ténis ao chegar às meias-finais do Australian Open, na primeira vez que participa num Grand Slam!

O tenista russo passou primeiro por três rondas de qualificação para chegar ao quadro principal. Na fase principal, todos os adversários de Karatsev tinham um ranking superior ao dele (114.º), mas o russo não tremia e passava até defrontar o vencedor da prova.

Dos jogos disputados, Karatsev teve várias vitórias com grandes destaques e uma foi bem esclarecedora. Contra o bielorusso Egor Gerasimov, o russo apenas perdeu um game (6-0, 6-1, 6-0). Também não tremeu contra o atual número 9 do ranking ATP, Diego Schwartzman, e venceu sem ceder qualquer set (6-3; 6-3; 6-3). Nos oitavos-de-final, Karatsev perdeu os dois primeiros sets para Félix Auger-Aliassime, um dos prodígios do Canadá, mas demonstrou que este torneio seria diferente e concretizou uma grande reviravolta (3-6; 1-6; 6-3; 6-3; 6-4). Nos quartos de final, Karatsev defrontou Grigor Dimitrov, que eliminou o Dominic Thiem na eliminatória anterior, e derrotou o bulgaro por 3-1 (2-6; 6-4; 6-1; 6-2).  A história do underdog continuava.

O conto de fadas de Karatsev terminou após ter sido derrotado por Novak Djokovic (6-3; 6-4; 6-2), mas há uma certeza: será uma das melhores histórias do Desporto em 2021.

Stefanos Tsitsipas, um nome muito mais conhecido na modalidade do que o da outra surpresa do torneio, chegou à sua terceira meia-final de um Grand Slam. Não é tão surpreendente ver o nome do tenista grego numa fase adiantada de um major, mas o que realmente surpreendeu foi o seu jogo nos quartos de final.

Numa fase em que apenas contava com os oito melhores jogadores do torneio, Tsitsipas defrontou um nome bastante conhecido tanto no ténis como por muitos fãs de outras modalidades, Rafael Nadal.

No final dos dois primeiros sets, parecia que não ia haver grande história: Nadal venceu tanto o primeiro como o segundo set. Mas o tenista grego não ficou desmotivado e conseguiu vencer o terceiro set, no tie-break, e também o quarto. O encontro ficou decidido no quinto e último set, onde o tenista grego venceu no seu terceiro match-game. Como se costuma dizer, “à terceira é de vez”.

Foi apenas a segunda vez que Nadal perdeu um encontro de Grand Slam após ter vencido os primeiros dois sets do encontro. Tsitsipas acabaria por ser eliminado na ronda seguinte por Medvedev, mas a vitória sobre Nadal fica na história. Uma épica reviravolta.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal prepara rescisões de 2 internacionais brasileiros

O Al Hilal está a trabalhar para renovar o plantel com Simone Inzaghi. Malcom e Renan Lodi estão na porta de saída.

Arouca perto de contratar lateral formado no Barcelona

O Arouca está em vias de contratar Arnau Solà. O lateral-esquerdo espanhol estava ao serviço do Villarreal B.

A mensagem nas redes sociais de Giorgi Kochorashvili para o Sporting: «Um dos maiores clubes do mundo e o mais bem sucedido em Portugal»

Giorgi Kochorashvili deixou uma mensagem de incentivo para o Sporting nas redes sociais. O médio georgiano elogiou a equipa.

Marcus Rashford define clube que quer representar no futuro

Marcus Rashford está muito interessado em rumar ao Barcelona. O jogador regressou ao Manchester United neste verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC pondera saída de defesa central

O Vitória SC pode deixar sair Toni Borevkovic no mercado de transferências. O jogador não entra nas opções de Luís Pinto.

Há dois extremos do Benfica com o futuro indefinido

O Benfica pode ver Bruma e/ou Andreas Schjelderup saírem do plantel durante o mercado de transferências de verão.

Cláudia Neto renova com o Sporting até 2027

O Sporting confirmou a renovação do contrato com Cláudia Neto. A médio de 37 anos prolongou o vínculo até 2027.