Na briga pelo 1.º título do Grand Slam, em quem apostar – a frieza de Wozniacki ou a garra de Halep?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Desde a Final disputada entre Justine Henin-Hardenne e Kim Clijsters, em 2004, que a derradeira partida não era disputada entre a número um e número dois do ranking WTA, e o facto de em jogo não só estar o título australiano, mas também o topo da classificação mundial faz desta uma Final especial para todos os que gostam de ténis e de competição ao mais alto nível.

Estão aí as decisões do Australian Open 2018! Amanhã, sábado (pelas 8h30 da manhã, hora Portuguesa) disputa-se a Final da prova feminina e desta feita – ao contrário do que tem acontecido muitas vezes no circuito feminino – a incerteza relativamente a quem levará o troféu para casa manter-se-á até ao fim.

Desde a Final disputada entre Justine Henin-Hardenne e Kim Clijsters, em 2004, que a derradeira partida não era disputada entre a número um e número dois do ranking WTA, e o facto de em jogo não só estar o título australiano, mas também o topo da classificação mundial faz desta uma Final especial para todos os que gostam de ténis e de competição ao mais alto nível. Frente a frente estarão, desta vez, a romena Simona Halep, líder do ranking mundial, e a dinamarquesa Caroline Wozniacki, duas jogadoras que apesar de já habitarem o topo dos rankings na última década, nunca conseguiram conquistar um major na sua carreira – têm ambas duas finais perdidas no seu currículo. Em jogo estará não só o título australiano, bem como o topo da classificação mundial.

Mas, afinal, quem é a favorita?

Bem, esta é uma pergunta complicada por isso analisemos a forma de ambas as atletas.

Análise de Simona Halep:

Simona Halep tem progredido muito nos últimos anos Fonte: ATP
Simona Halep tem progredido muito nos últimos anos
Fonte: ATP

Simona Halep, 26 anos, está numa forma brilhante. Resultado disso é a série de 13 vitórias consecutivas que leva – a sua última derrota remonta ao WTA Finals, frente a Elina Svitolina, em Outubro de 2017. Jogadora aguerrida e lutadora, já experienciou esta semana por duas vezes o que é estar “com um pé fora do torneio”. Frente à americana Lauren Davis, num dos melhores jogos de ténis feminino que vi nos últimos anos, a romena bem pode agradecer à sua força física, que se sobrepôs à da jovem Davis nos últimos momentos de um terceiro set que terminou com 15-13 para a número 1 do mundo. Angelique Kerber foi a segunda atleta a quase empurrar Halep para fora da prova, quando conseguiu levar a romena a um terceiro set, acabando a líder do ranking por levar a melhor, desta feita com 9-7 no derradeiro set.

Isto mostra que Halep esteve forte, física e psicologicamente, nestes seus testes ao longo da semana e estará não só confiante em como consegue ultrapassar duras batalhas, como transmitirá à sua oponente que, em caso de o jogo se prolongar, a romena dificilmente “vergará”.

Henrique Carrilho
Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

António Conceição destaca 4 jogadores do Braga e admite falha no estilo de jogo de Carlos Vicens: «Falta mais pragmatismo»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador elogiou jogadores do Braga e falou de Carlos Vicens.

António Conceição destaca crescimento do Braga: «O FC Porto não tem a academia que o Braga tem neste momento

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador frisou o crescimento do Braga.

António Conceição e o sonho de treinar o Braga: «Acho que esse timing já passou e na minha cabeça já não existe esse pensamento»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador admitiu o amor pelo Braga.

António Conceição assistiu ao começo do fenómeno Pep Guardiola ao vivo: «Via-se que estava ali um grande treinador de conhecimento tático, de treino e...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Treinador falou num estágio no Barcelona de Pep Guardiola.

PUB

Mais Artigos Populares

António Conceição anseia pelo Mundial 2030: «Estou convicto que Marrocos, Portugal e Espanha vão organizar um Mundial a roçar a perfeição»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador garantiu que Marrocos organizará, com Portugal e Espanha, um bom Mundial 2030.

António Conceição e a polémica final da CAN 2025: «Ainda bem que pairou o bom senso num jogador que tem um comportamento e civismo...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador comentou a final da CAN 2025.

António Conceição destaca 2 jogadores africanos a acompanhar e escolhe melhor seleção do continente: «É a seleção mais perto de um perfil de equipa...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador destacou Marrocos, Amad Diallo e Christian Kofane.