A Crónica de (mais) uma vitória anunciada

- Advertisement -

Barcelona é tradicionalmente o palco do segundo evento “grande” da época europeia disputada sob terra batida. Barcelona é, quase por definição também, o palco da segunda vitória de Rafael Nadal na época europeia de terra batida, ano após ano. Assim aconteceu em nove das últimas treze épocas. Poucas (ou nenhumas) indicações havia de que o mesmo não acontecesse também este ano. Sim, porque no que toca a falar de Rafael Nadal e torneios em terra batida, o “raro” é mesmo o espanhol não sair com o troféu debaixo do braço.

Amplamente anunciada como “a melhor edição de sempre” do Barcelona Open Banc Sabadell, foram vários os craques que estiveram na Catalunha esta semana: para além de Rafa, também Djokovic recebeu wild-card à última da hora, fazendo companhia a Grigor Dimitrov, Dominic Thiem, David Goffin… enfim, um quadro “de luxo” tendo em conta a categoria ATP500 do torneio catalão.

Foi com estádio cheio que o público espanhol recebeu o sérvio 12 anos depois da sua estreia em terrenos catalães, quando ainda tenha somente 18 anos. O eslovaco Martin Klizan, de 28 anos, e que já anda fora dos grandes palcos do ténis há bastantes meses (resultando na sua atual classificação de 140.º) era o alvo a abater de um Djokovic nervoso e com uma falta de confiança assinalável, que esperava regressar às vitórias mas principalmente a um nível exibicional condizente com o estatuto que carrega às costas.

Mas não foi em Barcelona que o conseguiu. O sérvio voltou a desiludir os milhares de fãs e Klizan revelou-se competente e audaz no que toca a explorar as debilidades – físicas, táticas e psicológicas – do atual 13.º classificado da hierarquia ATP – derrotando o sérvio em três partidas. E este foi o principal destaque da metade superior da grelha, assumindo que já “não merece” destaque o facto de Rafa seguir “cilindrando” todos aqueles que à frente lhe surgem, distribuindo por duas vezes em quatro encontros os famosos “pneus” – vulgo, 6/0.

Djokovic chegou a Barcelona para encontrar o seu melhor ténis, mas saiu de mãos a abanar
Fonte: Barcelona Open BancSabadell – Trofeo Conde de Godo

Na metade inferior, um nome grande se destacou. E não digam que o Bola na Rede não avisou, porque já aqui falámos dele.

Pois é, Stefanos Tsitsipas deu o seu primeiro passo de gigante no circuito “dos adultos” e mostrou que sim, é possível ser-se (muito) competente em terra batida, sendo também um bom jogador em pisos muito rápidos, como relva. A aliança entre um serviço que abre as portas dos pontos ao grego, e uma consistência fabulosa para um miúdo de 19 anos, revelou-se letal para todos os seus adversários – Dominic Thiem incluído – até chegar à Final. Aí, o grego que jogava a sua primeira final do circuito ATP enfrentou Rafa Nadal que procurava “La undecima” em onze finais disputas…somente em Barcelona.

Henrique Carrilho
Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valência mostra interesse em médio do Benfica: eis a situação

O Valência olha com interesse para Enzo Barrenechea. Médio argentino do Benfica esteve no clube espanhol durante a época passada.

Diogo Travassos: «Claro que tenho o sonho de um dia estrear-me oficialmente pelo Sporting. Estou a lutar por isso»

Diogo Travassos tem o sonho de se estrear pela equipa principal do Sporting. Lateral direito de 22 anos está emprestado ao Moreirense.

Mallorca sobe preço de Samu Costa e português tem novos interessados no Médio Oriente

Samu Costa é alvo de clubes do Catar e continua cada vez mais valorizado no mercado. Mallorca já subiu fasquia e exige 25 milhões de euros.

Atlético Madrid comunica lesão após eliminação da Champions League

Johnny Cardoso sofreu uma entorse de grau elevado no tornozelo direito. Atlético Madrid emite comunicado oficial sobre a lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe perguntou por Vangelis Pavlidis e por 3 internacionais portugueses de luxo e prepara mercado em grande

O Fenerbahçe está de olho no mercado português e dos portugueses. Vangelis Pavlidis, Diogo Costa, Rafael Leão e Bernardo Silva em cima da mesa.

Dia de folga da equipa principal: José Mourinho presente no treino dos “B” do Benfica

José Mourinho esteve presente no treino da equipa B do Benfica. Dia de folga da equipa principal, mas técnico continuou no Benfica Campus.

Ex-Sporting Manuel Ugarte planeia saída do Manchester United: o ponto de situação

Manuel Ugarte pode estar a viver as últimas semanas no Manchester United. Ex-Sporting planeia saída e há várias opções.