📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Depois do doping, o triunfo do US Open. A história de Marin Čilić

- Advertisement -

cab ténis
A história de Marin Čilić, tenista croata, é digna de um livro. Depois de no ano passado ter sido suspenso após controlo um anti-doping em que acusou positivo, este ano o pupilo de Goran Ivanisevic, ex-vencedor de Wimbledon, conquistou o US Open sobre Kei Nishikori. O croata venceu o japonês por triplo 6-3, conquistando assim o primeiro troféu do Grand Slam, num US Open que não contou com um dos big four (Djokovic, Federer, Nadal ou Murray) no encontro decisivo.

Marin Čilić até iniciou a partida com pontos de quebra do seu serviço, mas acabou por dar a volta “ao texto” e conseguir quebrar o tenista japonês de forma a vencer a primeira partida por 6-3, distanciando-se a partir do 3-2. Na verdade, a história dos parciais não diferem muito uns dos outros. Aliás, o resultado é a prova máxima disso: no segundo set, Čilić quebrou do serviço do japonês no terceiro jogo e a partir daí foi gerindo a vantagem de forma a conquistar mais um parcial.
Na terceira partida, aquela que viria a ser a última, o ponto de break a surgiu ao quarto jogo e foi aproveitado pelo croata, que mais uma vez foi gerindo a vantagem até conseguir conquistar o ponto decisivo que o fez deitar-se no Arthur Ashe Stadium para celebrar a conquista do seu primeiro titulo do Grand Slam.

Marin Cilic com o troféu do US Open 2014 Fonte: The Telegraph
Marin Cilic com o troféu do US Open 2014
Fonte: The Telegraph

Marin Čilić tinha atingido o topo da sua carreira no ano de 2010 quando chegou ao 9º lugar do ranking mundial do ATP e a partir daí encontrou poucas vezes o caminho do sucesso, numa história que culminaria com a suspensão por controlo anti-doping positivo, em Munique, embora tenha ainda disputado o torneio de Wimbledon.

O croata pegou noutro croata, Goran Ivanisevic – até ao momento o único tenista que após ter recebido um wild-card (convite) conseguiu conquistar um torneio do Grand Slam -, que deixou o circuito de veteranos para o acompanhar e um ano depois os resultados estão à vista, com a conquista da edição de 2014 do US Open.

Regressando ao jogo, na verdade o japonês Kei Nishikori nem sequer jogou mal. Marin Čilić é que jogou muito bem. O croata distribuiu “pancada” de fundo de corte e foi assertivo na rede, matando assim por completo quaisquer hipóteses que Nishikori fosse criando. E o japonês, que até esteve para nem disputar o torneio, pode sair bem satisfeito com o facto de ter atingido a final deste US Open.

Para já, e após este último Grand Slam da temporada, Kei Nishikori ocupa o 8º lugar do ranking mundial e Marin Čilić o 12º, subindo três e quatro lugares, respectivamente. Na corrida aos Masters de Londres, o japonês ocupa o 5º lugar e o croata o 11º.

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica lamenta morte de líder dos Diabos Vermelhos: «Uma marca indelével na história do apoio ao Benfica»

Sérgio Caetano, líder dos Diabos Vermelhos, faleceu. O Benfica já reagiu à morte num comunicado oficial.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Não gosto de jogar a cinco»

José Mourinho analisou o duelo entre o Atlético e o Benfica da Taça de Portugal. Águias venceram por 2-0 e seguem em frente.

Pedro D’Oliveira responde ao Bola na Rede: «Aos 20 minutos o Samuel Soares mandou fechar. Isso é mérito ao que foi o Atlético»

Pedro D'Oliveira analisou o duelo entre o Atlético e o Benfica da Taça de Portugal. Águias venceram por 2-0 e seguem em frente.

Pedro D’Oliveira: «Na segunda-parte, quando faltaram pernas, não faltou coragem»

Pedro D’Oliveira analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Dias: «O Atlético fez um trabalho extraordinário contra uma das melhores equipas de Portugal»

Ricardo Dias analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

José Mourinho deixa recado ao plantel: «A nossa primeira parte é pobre e houve muito jogador que não foi sério»

José Mourinho analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

Catarino Pascoal analisa derrota diante do Benfica: «Entrámos muito bem na primeira parte»

Catarino Pascoal analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.