Os últimos 7 dias tinham uma elevada importância no circuito masculino e feminino de ténis. Alguns jogadores do top 10 em competição mas nenhum deles se sagrou campeão, muitas supresas, entusiasmo e a juventude a demonstrar todo o seu potencial.

O principal torneio desta semana era em terras de origem portuguesa, Rio de Janeiro (ATP 500), aonde aconteceu tudo menos o esperado. Os cabeças de série perderam todos na primeira ronda, dentro deles, destaco as derrotas precoces de Dominic Thiem, Marco Cecchinato (que tinha conquistado o torneio de Buenos Aires, na semana anterior) e Fabio Fognini. O único tenista, que escapou à regra, foi o nosso João Sousa, porém também foi eliminado na segunda partida do evento. A final foi disputada por dois jogadores fora do top 80, entre Laslo Djere, sérvio de 23 anos, que venceu uma das maiores promessas do ténis mundial, Felix Auger-Aliassime, jovem de apenas 18 anos, pelos parciais de 6-3 e 7-5.

Em território Francês (Marselha), realizou-se um ATP 250, aonde o futuro do ténis esteve bem presente. Stefanos Tsitsipas, com 20 anos, jogador que esteve em dúvidas se iria participar no torneio ou não, levou a melhor sobre o veterano Mikhail Kukushkin, por 7-5 e 7-6. O grego com esta vitória vai integrar o top 10 mundial, pela primeira vez.

No país do uncle Sam, mais precisamente em Delray Beach, houve um torneio recheado de novidades e acontecimentos inesperados. Na final deste ATP 250, tivemos um confronto entre, os não cabeças de série, Radu Albot, da Moldávia, e o inglês Daniel Evans. Albot conquistou o seu primeiro título ATP da carreira, em três sets por 3-6 6-4 e 7-6, partida muito renhida até ao último ponto.

Anúncio Publicitário

No circuito feminino tivemos como principal evento, o torneio de Dubai, este foi ganho pela jovem suíça de 21 anos, Belinda Bencic. No seu percurso, eliminou jogadoras como: Simona Halep, Elina Svitolina e na final, Petra Kvitova, checa e nº4 do mundo, pelo resultado de 6-3 1-6 6-2.

Já em Budapeste, torneio WTA de categoria mais baixa, a belga de 24 anos, Alison Van Uytvanck, ganhou a Marketa Vondrousova, checa de apenas de 19 anos, por 1-6 7-5 e 6-2.

A semana passada foi dominada por jogadores de tenras idades, demontrando que o futuro do ténis está cada vez mais presente. Esta semana, teremos como principais torneios, o torneio do Dubai, Acapulco e São Paulo, no circuito masculino, aonde estarão presentes jogadores, como Roger Federer, Rafael Nadal, Alexander Zverev e Kei Nishikori. Já no circuito feminino, o principal evento realizar-se-á em Acapulco, em simultâneo com o torneio masculino.

Foto de Capa: Rio Open

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Comentários

Artigo anteriorMudanças no Brasileirão, a era do VAR chegou
Próximo artigoTadej Pogacar segura a amarela e vence a Volta ao Algarve
Jogador de ténis e um apaixonado pela modalidade, jogou todos os escalões do circuito nacional de ténis, tendo figurado em vários clubes do ténis português (Ginásio Clube Santo Tirso, Escola de Ténis da Maia, Clube de Ténis do Porto e Clube de Ténis de Braga). Neste momento, estuda Economia, na Universidade do Minho, mas não deixa de estar, constantemente, ligado ao mundo do ténis.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.