Os últimos 7 dias tinham uma elevada importância no circuito masculino e feminino de ténis. Alguns jogadores do top 10 em competição mas nenhum deles se sagrou campeão, muitas supresas, entusiasmo e a juventude a demonstrar todo o seu potencial.

O principal torneio desta semana era em terras de origem portuguesa, Rio de Janeiro (ATP 500), aonde aconteceu tudo menos o esperado. Os cabeças de série perderam todos na primeira ronda, dentro deles, destaco as derrotas precoces de Dominic Thiem, Marco Cecchinato (que tinha conquistado o torneio de Buenos Aires, na semana anterior) e Fabio Fognini. O único tenista, que escapou à regra, foi o nosso João Sousa, porém também foi eliminado na segunda partida do evento. A final foi disputada por dois jogadores fora do top 80, entre Laslo Djere, sérvio de 23 anos, que venceu uma das maiores promessas do ténis mundial, Felix Auger-Aliassime, jovem de apenas 18 anos, pelos parciais de 6-3 e 7-5.

Em território Francês (Marselha), realizou-se um ATP 250, aonde o futuro do ténis esteve bem presente. Stefanos Tsitsipas, com 20 anos, jogador que esteve em dúvidas se iria participar no torneio ou não, levou a melhor sobre o veterano Mikhail Kukushkin, por 7-5 e 7-6. O grego com esta vitória vai integrar o top 10 mundial, pela primeira vez.

No país do uncle Sam, mais precisamente em Delray Beach, houve um torneio recheado de novidades e acontecimentos inesperados. Na final deste ATP 250, tivemos um confronto entre, os não cabeças de série, Radu Albot, da Moldávia, e o inglês Daniel Evans. Albot conquistou o seu primeiro título ATP da carreira, em três sets por 3-6 6-4 e 7-6, partida muito renhida até ao último ponto.

No circuito feminino tivemos como principal evento, o torneio de Dubai, este foi ganho pela jovem suíça de 21 anos, Belinda Bencic. No seu percurso, eliminou jogadoras como: Simona Halep, Elina Svitolina e na final, Petra Kvitova, checa e nº4 do mundo, pelo resultado de 6-3 1-6 6-2.

Já em Budapeste, torneio WTA de categoria mais baixa, a belga de 24 anos, Alison Van Uytvanck, ganhou a Marketa Vondrousova, checa de apenas de 19 anos, por 1-6 7-5 e 6-2.

A semana passada foi dominada por jogadores de tenras idades, demontrando que o futuro do ténis está cada vez mais presente. Esta semana, teremos como principais torneios, o torneio do Dubai, Acapulco e São Paulo, no circuito masculino, aonde estarão presentes jogadores, como Roger Federer, Rafael Nadal, Alexander Zverev e Kei Nishikori. Já no circuito feminino, o principal evento realizar-se-á em Acapulco, em simultâneo com o torneio masculino.

Foto de Capa: Rio Open

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Comentários