Open da Austrália 2024 | Surpresas e desilusões na 1.ª semana do torneio

    modalidades cabeçalho

    Estamos próximos de conhecer o vencedor do Open da Austrália 2024. Alexander Zverev, Andrey Rublev, Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev, Hubert Hurkacz, Jannik Sinner, Novak Djokovic e Taylor Fritz são os últimos oito tenistas em prova. No entanto, o que ficará na história do ténis português é a participação heróica de Nuno Borges na 1.ª semana do torneio, apesar da eliminação nos oitavos.

    O conto de fadas do português foi uma das maiores surpresas na 1.ª semana da competição. Nuno Borges está no lote dos tenistas que superaram as expetactivas iniciais. No entanto, também houve tenistas que tiveram um desempenho abaixo do esperado no Open da Austrália 2024.

    Vamos destacar três dos tenistas que mais surpreenderam e outros três tenistas que mais desiludiram no 1.º torneio da categoria Grand Slam realizado em 2024.

    SURPRESA – NUNO BORGES


    O atleta português do momento. Nuno Borges viveu a melhor semana da carreira em Grand Slams até ao momento, no Australian Open 2024. O tenista de 26 anos da Maia derrotou Maximilian Marterer (7-5; 7-6 [3]; 6-2), Alejandro Davidovich Fokina (7-6 [7]; 6-3; 6-3) e Grigor Dimitrov (6-7 [3]; 6-4; 6-2; 7-6 [6]) para chegar, pela primeira vez, à 2.ª semana de um dos quatro Grand Slams do calendário. Com isso, Nuno Borges tornou-se no 1.º tenista português a chegar a essa fase no Open da Austrália e apenas no 2.º tenista português a chegar aos oitavos de final de um Grand Slam, apenas atrás de João Sousa (Open dos EUA 2018 e Wimbledon 2019).

    Nos oitavos, o tenista português defrontou Daniil Medvedev, número três mundial, e foi eliminado após ter perdido o encontro em quatro sets (3-6; 6-7 [4]; 7-5; 1-6). O feito de Nuno Borges ficará marcado na história do ténis português. Caiu de pé. O tenista de 26 anos vai ficar entre os melhores 50 tenistas na atual hierarquia da ATP após o fim do torneio, por isso será o 2.º tenista português a conseguir este feito, depois de João Sousa ter concretizado em 2013.

    DESILUSÃO – STEFANOS TSITSIPAS

    Stefanos Tsitsipas não começou 2024 com o pé direito. O tenista grego de 25 anos foi eliminado por Taylor Fritz nos oitavos de final da competição, em quatro sets (7-6 [3]; 5-7; 6-3; 6-3). Após ter chegado à final do torneio no ano passado, o desempenho do tenista grego no 1.º Grand Slam deste ano acabou por ficar aquém das expectativas. Com a eliminação na 4.ª ronda da prova, vai descer uns lugares na hierarquia da ATP, mas continuará entre os melhores 10 tenistas.

    SURPRESA – ARTHUR CAZAUX

    A maior surpresa entre os tenistas sub-23 no Open da Austrália 2024. Arthur Cazaux, tenista francês de 21 anos, chegou aos oitavos de final e comprovou que o seu nome vai ser falado nos próximos anos, deixando para trás Laslo Djere (6-2; 7-6 [3]; 6-2; 3-6; 6-2), Holger Rune – uma das grandes desilusões – (7-6 [4]; 6-4; 4-6; 6-3) e Tallon Griekspoor (6-3: 6-3; 6-1). A caminhada do jovem tenista no 1.º Grand Slam do ano terminou após ter perdido contra Hubert Hurkacz em três sets (7-6 [6]; 7-6 [3]; 6-4).

    DESILUSÃO – CASPER RUUD

    Os últimos meses não têm sido fáceis para o três vezes finalista em Grand Slams. Casper Ruud, tenista norueguês de 25 anos, continua a não ser feliz na Austrália ao ser eliminado na 3.ª ronda do torneio. O carrasco do vencedor do Open de Estoril 2023 foi Cameron Norrie, que venceu a partida em quatro sets (4-6; 7-6 [7]; 4-6; 3-6). Começou o ano de 2024 da pior maneira na modalidade.

    SURPRESA – MIOMIR KECMANOVIC

    Miomir Kecmanovic voltou a fazer das suas. O tenista sérvio de 24 anos chegou aos oitavos de final do 1.º Grand Slam do ano. No seu percurso até à 2.ª semana do torneio, Kecmanovic derrotou Yosuke Watanuki (4-6; 7-5; 6-3; 6-4), Jan Lennard Struff (6-4; 1-6; 7-6 [5]; 1-6; 7-6 [9]) e Tommy Paul (6-4; 3-6; 2-6; 7-6 [7]; 6-0). No total das três partidas, o tenista sérvio jogou aproximadamente 10 horas. O desgaste e cansaço notou-se nos oitavos frente ao Carlos Alcaraz, onde perdeu a partida em três sets (4-6; 4-6; 0-6) e em menos de duas horas de jogo.

    DESILUSÃO – ANDY MURRAY

    Desta vez não houve torneio de redenção para Andy Murray. O experiente tenista britânico de 36 anos, que no ano passado chegou à 3.ª ronda do torneio, foi eliminado na ronda inaugural da fase principal do Open da Austrália, por Tómas Martin Etcheverry, tenista argentino de 24 anos, que foi, possivelmente, o último carrasco de um dos melhores tenistas britânicos de todos os tempos no Open da Austrália. Andy Murray afirmou após a partida que esta poderá ter sido a última participação no principal torneio da modalidade realizado na Austrália. Por isso, caros leitores, estamos, possivelmente, a viver a última fase da carreira de um dos melhores tenista do século. O ténis profissional está próximo de perder Andy Murray e Rafael Nadal.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.