Roland-Garros 2023 #2: Novak Djokovic é o primeiro tenista masculino a vencer 23 Grand Slams

    modalidades cabeçalho

    A 127.ª edição do torneio Roland-Garros terminou no último domingo, dia 11, com história a ser escrita no último jogo da competição. Novak Djokovic derrotou Casper Ruud, voltou ao topo do ranking ATP e se tornou no primeiro tenista masculino em toda a história da modalidade a conquistar 23 Grand Slams.

    Numa competição que costuma ser dominada por Rafael Nadal, o tenista espanhol não conseguiu participar devido a uma lesão que surgiu no Australian Open de 2023 e, por isso, saiu do top 100 do ranking ATP pela primeira vez em 20 anos. Neste momento, Rafael Nadal ocupa o 136.º lugar, depois de ter descido 121 lugares.

    APENAS UM JOGADOR DIFERENTE DO HABITUAL NOS QUARTOS-DE-FINAL

    Na primeira semana da prova houve várias surpresas, mas apenas houve um nome diferente do habitual nos últimos oito da prova: Tomas Martin Etcheverry. O tenista argentino de 23 anos foi eliminado nos quartos-de-final da prova, por Alexander Zverev, e subiu até ao 32.º lugar do ranking ATP. Com a nova atualização do ranking ATP, Tomas Martin Etcheverry torna-se no 2.º melhor tenista argentino da atualidade, apenas atrás de Francisco Cerundolo (20.º).

    Em relaçao ao feito na principa prova de ténis realizada em terra batida, o tenista argentino ficou muito satisfeito: “Estou muito feliz por ter alcançado os quartos-de-final no Roland-Garros, que é o meu torneio favorito. Quero agradecer todo o apoio que recebi durante estas duas semanas desde todas as partes do mundo, assim como a minha família e os meus amigos”, afirmou Tomas Martin Etcheverry na rede social Twitter.

    Novak Djokovic, Casper Ruud, Carlos Alcaraz, Stefanos Tsitsipas, Holger Rune e Karen Khachanov foram os outros seis tenistas que chegaram aos quartos-de-final da mais recente edição do Roland-Garros.

    Novak Djokovic e Casper Ruud foram os finalistas da 127.ª edição do principal torneio de ténis realizado em solo francês, por isso, vamos ver como foi a caminhada dos dois finalistas até à final da competição, com destaque para os jogos da segunda semana da prova.

    O PERCURSO DE NOVAK DJOKOVIC ATÉ À FINAL

    O atual número 1 do ranking ATP fez uma caminhada perfeita na primeira semana da competição, pois o tenista sérvio não perdeu qualquer set em nenhum dos quatro jogos que realizou. Os quatro adversários de Novak Djokovic na primeira semana do Roland-Garros foram Aleksandar Kovacevic, Marton Fucsovics, Alejandro Davidovich Fokina e Juan Pablo Varillas.

    Nos quartos-de-final, o tenista sérvio jogou contra Karen Khachanov. No frente-a-frente entre os dois tenistas, Novak Djokovic estava com um registo quase 100% vitorioso antes da partida, com apenas uma derrota em nove jogos, apenas perdeu na final do ATP Masters 1000 Paris de 2019. Por isso, o atual número 1 do ranking ATP era o favorito do encontro e acabou por confirmar esse estatuto, ao vencer a partida por 3-1 em 3h43.

    Nas meias-finais, o cenário era totalmente diferente. O adversário de Novak Djokovic antes da final era Carlos Alcaraz, naquele jogo que foi para muitos a “final antecipada” do torneio. No frente-a-frente, apenas houve um jogo antes entre os dois tenistas, onde a vitória acabou por ser de Carlos Alcaraz no ATP Masters 1000 Madrid de 2022.

    Depois de cada um dos tenistas ter vencido um set, Novak Djokovic dominou o terceiro e quarto set e venceu os dois sets por 6-1. Nos últimos dois sets, Carlos Alcaraz nao estava fisicamente no seu melhor. Apesar da derrota do jovem tenista espanhol, destaque para um ponto incrível dele no segundo set da partida, que deixou Novak Djokovic com um sorriso no rosto. Esta vitória de Novak Djokovic foi a primeira do tenista sérvio sobre Carlos Alcaraz.

    O PERCURSO DE CASPER RUUD ATÉ À FINAL

    O melhor tenista norueguês de todos os tempos chegou a uma final de um Grand Slam pela terceira vez nos últimos cinco torneios da mesma categoria. Tal como no ano passado, Casper Ruud chegou à final do Roland-Garros.

    Na primeira semana da competição, Casper Ruud eliminou Elias Ymer, Giulio Zeppieri, Zhizhen Zhang e Nicolas Jerry, respetivamente, para chegar aos quartos-de-final do principal torneio em terra batida.

    Nos quartos-de-final, o tenista norueguês tinha como adversário Holger Rune. No frente-a-frente, Casper Ruud tinha quatro vitórias e uma derrota sobre Holger Rune antes do jogo no mítico Roland-Garros, sendo que a única derrota tinha acontecido nas meias-finais do ATP Masters 1000 Roma que decorreu no último mês. O mais recente vencedor do ATP 250 Estoril Open venceu o encontro por 3-1 em menos de três horas.

    Nas meias-finais, Casper Ruud jogou contra Alexander Zverev. O tenista alemão de 26 anos tem recuperado vários lugares no ranking desde a sua lesão e chegou às meias-finais do Roland-Garros pelo terceiro ano consecutivo. No frente-a-frente, Casper Ruud apenas tinha uma vitória em três jogos frente ao tenista alemão antes do Roland-Garros. Apesar da desvantagem no confronto direto, o tenista norueguês derrotou-o em pouco mais de duas horas de jogo, sendo que venceu o terceiro set por 6-0.

    A GRANDE FINAL

    Chegamos à final da prova, onde Novak Djokovic e Casper Ruud foram os protagonistas do dia. Tanto o tenista sérvio como o tenista norueguês tinham objetivos diferentes. Enquanto Novak Djokovic procurava ser o primeiro tenista masculino a vencer 23 Grand Slams, Casper Ruud queria ser o primeiro tenista norueguês a vencer um torneio desta categoria.

    No frente-a-frente, Novak Djokovic venceu os quatros jogos entre os dois tenistas antes da final do Roland-Garros. Por isso, o tenista sérvio era considerado o favorito a vencer o derradeiro jogo da prova, além de ter mais experiência em finais que Casper Ruud.

    No geral, foi uma partida equilibrada, com poucas quebras de serviço. Por isso, o resultado da final acaba por ser “traiçoeiro” para aqueles adeptos que não viram o derradeiro jogo da prova.

    O primeiro setfoi muito equilibrado. Casper Ruud quebrou o primeiro serviço de Novak Djokovic e esteve perto de vencer o primeiro set da final. Todavia o tenista sérvio voltou a fazer das suas, empatou a partida e venceu no tie-break.

    O segundo setfoi o mais desequilibrado. Novak Djokovic quebrou o primeiro serviço do tenista norueguês e não deu quaisquer hipoteses nos seus jogos de serviço ao Casper Ruud. No terceiro set, o atual número 1 do mundo desempatou o jogo quando tudo parecia que o terceiro set seria decidido no tie-break.

    Com este resultado, Novak Djokovic venceu o Roland-Garros pela terceira vez na carreira – já tinha vencido em 2016 e 2023 – subiu ao primeiro lugar do ranking ATP e se tornou no primeiro tenista masculino a vencer 23 torneios da categoria Grand Slam de singulares masculino na história da modalidade.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.