SL Benfica 3-0 AJ Fonte do Bastardo: Supertaça conquistada e domínio encarnado a nível nacional

SL Benfica, campeões nacionais, e AJ Fonte Bastardo, na condição de finalista da Taça de Portugal, defrontaram-se no primeiro jogo oficial da época 2019/20 com um troféu em disputa: a Supertaça de Voleibol. O Complexo Municipal dos Desportos, em Almada, não esteve de todo cheio e nem andou lá perto. Ainda assim, contou-se com uma boa casa sobretudo com uma mancha encarnada bem visível, contudo, não faltou apoio vindo dos Açores.

Os encarnados começaram muito bem o primeiro set e conseguiram ganhar uma vantagem inicial considerável. Rapha estava exímio no serviço e sucediam-se os erros da equipa açoriana – principalmente dando bolas para um bloco em remate muito rápido. A equipa açoriana estava com dificuldades na receção e também para ultrapassar o bloco forte dos encarnados.

Ainda a meio do primeiro set, a equipa de Marcel Matz chegou a ter uma vantagem de onze pontos (!) e mostrava que vinha a Almada com o objetivo de acabar, rapidamente, o jogo. A verdade é que os encarnados conseguiram fechar o set em 25-14, no qual mostrou ser mais forte a todos os níveis.

Desconcentração total da equipa do Fonte Bastardo neste primeiro set e, certamente, João Coelho – treinador dos açorianos – não estava contente com o que via. Também uma das principais razões para este mau começo pode ter passado por ter um plantel completamente novo.

Os encarnados entraram demolidores no jogo e no primeiro set tiveram uma vantagem de onze pontos
Fonte: João Barbosa/Bola na Rede

O segundo set começou tal como o primeiro… Mais Benfica do que Fonte do Bastardo e o pior é que o parcial parecia que se ia repetir novamente. Porém, um desconto de tempo foi o suficiente para os açorianos voltarem a atinar no jogo com um parcial de 3-0. E esta paragem fez muito bem à equipa porque voltou permitiu que esta se voltasse a encontrar.

O 12.º ponto do Benfica surge num verdadeiro hino ao Voleibol! Houve um pouco de tudo e quando se pensava que surgiria um ponto estava sempre alguém para salvar. Porém, Rapha resolve a questão com um remate com muita força.

Este segundo set foi muito mais equilibrado, a Fonte do Bastardo estava a manter as distâncias curtas e até chegou a estar somente com um ponto de desvantagem. Mas uma paragem de Marcel Matz na partida foi o suficiente para as águias ganharem novamente uma vantagem mais dilatada – sete pontos (!), mais uma vez uma vantagem enorme.

O Benfica acabou por vencer o segundo set por 25-18 e fazia o 2-0 no jogo. Os encarnados só precisavam de ganhar mais um set para que a oitava Supertaça de Voleibol fosse para o museu do clube. E os comandados de Marcel Matz estavam bem encaminhados para conquistar mais um título – o quarto consecutivo!

O terceiro set revelou-se muito mais equilibrado entre as duas equipas, registando-se um empate a nove pontos. A equipa açoriana estava a melhorar a cada set, contudo, devia ter feito isto logo de início… Assim deu uma vantagem inicial enorme aos encarnados. A Fonte Bastardo chegou mesmo a estar a ganhar no terceiro set por 15-14.

Os açorianos entraram melhor neste terceiro set, mas foi sol de pouca dura porque facilmente o Benfica voltou a tomar conta do jogo
Fonte: João Barbosa/Bola na Rede

A vantagem durou pouco, visto que o Benfica depressa virou o jogo para 20-18. E talvez o momento-chave deste terceiro set tenha sido o bloco triplo que exatamente deu este 20.º ponto, pois o pavilhão veio abaixo com os festejos dos jogadores e adeptos encarnados. O terceiro, e último set, foi novamente ganho pelo SL Benfica (25-22) e fez-se a festa encarnada em Almada com novo título – a oitava Supertaça e o quarto título consecutivo.

Este foi o oitavo troféu para o SL Benfica nesta Supertaça e temos de destacar muitos aspetos positivos deste jogo. Rapha esteve exímio nos serviços e também nos remates. Outro jogador que também esteve em grande destaque por parte dos encarnados foi o capitão Hugo Gaspar. Do lado açoriano de destacar Rui Moreira, que esteve muito bem ao longo de todo o jogo.

Os encarnados começam a época como acabaram a anterior: a vencer um novo título. A equipa de Marcel Matz continua a dominar todas as competições a nível nacional depois de já ter conquistado o triplete o ano passado e de agora começar a nova temporada a erguer a Supertaça.

SEIS INICIAL:

SL Benfica – Raphael Oliveira, André Lopes, Hugo Gaspar, Marc Honoré, Flávio Soares e Tiago Violas (Líbero – Ivo Casas)

AJ Fonte de Bastardo – Helder Spencer, José Neves, Lionel Coloras, Caíque Silva, Sirianis Hernandez e Bruno Felício (Líbero – Alan Domingos)

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença garante continuidade de Francisco Neto após eliminação de Portugal: «Esperamos que daqui a quatro anos possamos ter um Francisco ainda mais motivado»

Pedro Proença confirmou que Francisco Neto vai continuar ao serviço de Portugal. O selecionador da equipa de Futebol Feminino recebeu um voto de confiança.

AVS SAD contrata internacional sub-20 brasileiro ao Palmeiras

Pedro Lima é o novo jogador do AVS SAD. O médio brasileiro chega para fortalecer o meio-campo da equipa da Vila das Aves.

Pedro Santos deixa Benfica e reforça o Famalicão até 2028

O Famalicão oficializou a contratação de Pedro Santos. O avançado português despediu-se dos encarnados e assinou um contrato até 2028.

Jéssica Silva defende Francisco Neto e atira: «Se calhar, eu também não vou estar cá»

Jéssica Silva reagiu à eliminação de Portugal do Euro 2025 Feminino. A avançada portuguesa defendeu Francisco Neto.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Carreras viaja para Espanha neste sábado para assinar pelo Real Madrid

Álvaro Carreras está perto de ser confirmado como reforço do Real Madrid. O lateral-esquerdo espanhol vai deixar o Benfica.

União de Leiria ganha corrida ao Farense por extremo espanhol

A União de Leiria deverá avançar em breve a contratação de Pablo Fernández. O jogador estava ser pretendido pelo Farense.

Francisco Neto: «Quero ser sempre parte da solução»

Francisco Neto falou depois do encontro entre Portugal e a Bélgica, relativa à terceira jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.