5 heróis improváveis em clássicos entre SL Benfica e FC Porto

Herói, é o termo atribuído ao ser humano que executa ações excepcionais, com coragem e bravura, com o intuito de solucionar situações críticas, recorrendo maioritariamente a princípios morais e éticos. No futebol, um herói, muitas vezes ganha esse precioso estatuto de forma improvável, a partir de um único momento, não necessariamente ditado como moral ou ético, mas igualmente épico para aqueles que assistem. E poucos palcos são melhores para o aparecimento de heróis do que um clássico entre SL Benfica e FC Porto.

Agora, em semana de clássico entre águias e dragões, é importante reavivar memórias e recordar aqueles que, de forma inesperada, gravaram o seu nome na história de um dos maiores clássicos do futebol português.

5.

João Félix – Com apenas 19 anos, e num contexto de disputa de liderança do campeonato, o jovem do Seixal emergiu para se tornar numa figura de enormíssimo destaque naquele jogo e consequentemente no resto da temporada do SL Benfica.

Em pleno Estádio do Dragão em Março de 2019, João Félix abriu caminho para o primeiro golo da reviravolta no encontro que foi um dos principais marcos para a Reconquista das águias ao serviço de Bruno Lage.

4.

Hector Herrera – Apesar de capitanear os azuis e brancos à data, o mexicano tornou-se um herói improvável na equipa dos dragões por conta daquele golo aos 90 minutos em pleno Estádio da Luz.

A quatro jornadas do fim, na época 2017|2018, com um tiro fora de área, Herrera colocou os dragões no primeiro lugar da tabela classificativa, ultrapassando assim o adversário que acabava de vencer em Lisboa. Um golo importantíssimo que ajudou em muito na conquista do título de campeão nacional daquela temporada.

No fim da mesma, o golo acabou mesmo por ser nomeado como o melhor de toda a edição da Liga.

3.

André Gomes – Depois de uma primeira derrota por 1-0 no Dragão, a contar para a Taça de Portugal, o Benfica de Jorge Jesus estavam obrigados a vencer os azuis e brancos na segunda mão da eliminatória para chegar à ambicionada final.

Com o placard a mostrar o 2-1 no marcador a faltarem dez minutos para o apito final, faltava apenas um golo para que fosse garantida a final do Jamor. É nesse momento que surge André Gomes, o menino de 20 anos formado no Seixal, mas com passagem pelo FC Porto, que tirou um coelho da cartola e enviou os encarnados para a final da Prova Rainha.

Um final épico, ainda mais sensacional por vir de um jogador da casa encarnada. Um verdadeiro sonho de menino.

2.

Zaidu – O empate era suficiente naquele jogo, mas, para que o orgulho não ficasse de maneira alguma ferido, o lateral nigeriano garantiu os três pontos para os dragões no estádio rival aos 94 minutos da partida. Golo esse que garantiu também, o título de campeão nacional do Porto na época de 2021|2022.

Num contra-ataque rápido, Zaidu gelou o Estádio da Luz e colocou um ponto final nas contas do campeonato para alegria daqueles que se deslocaram a Lisboa para ver o seu clube se sagrar campeão. Já os benfiquistas, tiveram de assistir a este feito numa altura em que só um bom desfecho nesta partida poderia consular minimamente a época que havia decorrido.

1.

Kelvin – A definição de herói improvável. No dia 11 de maio de 2013, o Porto recebeu em casa os eternos rivais do Benfica, primeiros classificados à entrada para o jogo, e, numa partida em que os encarnados até se tinham adiantado primeiro no marcador, o brasileiro entrou ao minuto 79 e consumou a reviravolta no eterno minuto 92.

A passe de Liedson, Kelvin rematou de primeira e colocou a bola no fundo das redes de Artur, gravando assim esse momento na história do futebol português. Com este golo, e a consequente vitória, os portistas garantiram praticamente aquele que viria a ser o seu terceiro campeonato nacional seguido à data, confirmado na jornada seguinte.

Até hoje, o brasileiro é lembrado por esse golo que deixou Jorge Jesus de joelhos no chão.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica quer Thiago Almada já no início da próxima semana

O Benfica está determinado em contratar Thiago Almada. Águias avançam e querem ter jogador na próxima semana.

FC Porto blinda Borja Sainz com cláusula astronómica

Borja Sainz vai ser reforço do FC Porto e vai ser blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Manchester United de Rúben Amorim dispensa avançado dos trabalhos de pré-época

O Manchester United de Ruben Amorim optou por não incluir Alejandro Garnacho no início dos trabalhos de pré-época.

Antigo internacional francês recorda tempos com Cristiano Ronaldo na Juventus: «Achei que ele era maluco»

Blaise Matuidi recordou um episódio de Cristiano Ronaldo nos tempos da Juventus. O francês ficou surpreendido com o avançado português.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: Já é conhecida a cláusula de rescisão de Rafael Obrador

Rafael Obrador é o mais recente reforço do Benfica. Lateral-esquerdo fica com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Nacional da Madeira oficializa médio brasileiro em definitivo

O Nacional da Madeira adquiriu o passe de Matheus Dias a título definitivo. O médio brasileiro assinou um contrato até 2030.

Ruben Amorim não quer Álvaro Carreras e lateral segue para o Real Madrid

O Manchester United de Ruben Amorim não quis ativar a cláusula de recompra de Álvaro Carreras. Lateral ruma ao Real Madrid.