📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -
Taça de Portugal, oitavos de final: quarta-feira, 10 de janeiro de 2024, 20h45

A ANTEVISÃO: ÁGUIAS TENTAM VINGANÇA, GVERREIROS TENTAM REPETIR O FEITO

O primeiro jogo grande da Prova Rainha dá-se já nos oitavos de final da prova e vai colocar frente a frente SL Benfica e SC Braga, que se encontram pela segunda época consecutiva no caminho para o Jamor.

Na temporada passada, foram os guerreiros do Minho que levaram a melhor no embate que se deu, à altura, na fase seguinte da competição. Desta vez em terreno caseiro, os comandados de Roger Schmidt tentam ajustar contas e seguir em frente na prova que o clube já não vence desde 2017.

O técnico alemão admitiu a presença do novo reforço Marcos Leonardo na convocatória, existindo assim a hipótese do avançado brasileiro se estrear de águia ao peito. Num jogo que se espera difícil, as mudanças que habitualmente se registam no onze inicial em partidas a contar para as Taças não devem existir, avançando à partida, a grande maioria do conjunto mais utilizado. Contudo, resta na posição mais avançada do terreno encarnado a dúvida entre a titularidade de Arthur Cabral, que tem vindo a evoluir nos últimos jogos, ou, de Musa, que marcou no último encontro e pode beneficiar de mais tempo de jogo para se destacar na montra internacional neste mercado de inverno.

Já os bracarenses, chegam à Luz numa situação distinta dos adversários. Depois de um empate frustrante no dérbi minhoto, o conjunto de Artur Jorge pode trazer à capital uma ambição ainda maior de vencer e acabar mais uma vez com as expectativas das águias na prova. Sem o principal artilheiro da equipa, Simon Banza, que se encontra ao serviço da seleção, cabe ao restante da equipa encontrar soluções para colmatar a ausência do avançado e conseguir aproveitar as oportunidades para concretizar da melhor maneira, algo que faltou no último encontro.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. No encontro das duas equipas na última temporada para a Taça de Portugal, os minhotos venceram no desempate pelas grandes penalidades (5-4).
  2. Esta época, as águias levam vantagem no confronto direto entre as duas equipas face à vitória em Braga por 0-1.
  3. O Benfica segue na sua melhor fase da temporada, à boleia de cinco vitórias consecutivas.
  4. Por outro lado, os bracarenses têm apenas duas vitórias nos últimos cinco encontros.
  5. Em 14 jogos para a Prova Rainha, os encarnados levaram a melhor em sete ocasiões, e os arsenalistas em seis, tendo-se registado apenas um empate.
  6. Na presente edição da competição, as duas equipas levam o mesmo número de golos marcados,seis.
  7. Esta temporada o Benfica conta com 52 golos marcados e 23 sofridos.
  8. Já o Braga, conta com mais golos marcados, 66, mas também com mais golos sofridos, 44.
  9. A maior vitória dos encarnados em casa frente aos guerreiros deu-se em 1965, num jogo que terminou 9-0.
  10. Nuno Almeida é o árbitro da partida, auxiliado por André Narciso no VAR.

JOGADORES A TER EM CONTA

Orkun Kokçu – A carregar o número e o nome de Eusébio nas costas em Arouca, o médio turco acertou o ritmo no último jogo e fez mais uma exibição entusiasmante, justificadora dos 25 milhões investidos no verão. Depois de um arranque demorado, Kökçü tem vindo a evoluir notavelmente nas últimas partidas e consegue desta forma fincar o seu papel, a genialidade e a importância na equipa, quando se encontra na melhor forma. Mais solto no corredor central e até na exploração de espaços exteriores, espera-se a continuidade do 10 das águias nas próximas exibições, agora sem a benção de Eusébio consigo.

Ricardo Horta – Face à ausência de Simon Banza, recai no capitão bracarense a maior veia goleadora dos minhotos. A partir da ala como extremo, ou do meio, com Bruma e Djaló nos corredores, se disponíveis, a segunda linha de ataque impulsionada pelo 21 dos guerreiros é merecedora de grande atenção. Ricardo Horta tem surgido como o maior criador e impulsionador do Braga esta temporada, somando já dez golos e onze assistências em todas as competições, o que desperta na defensiva encarnada um foco a não perder de vista.

XI´s PROVÁVEIS

SL Benfica: Trubin, Fredrik Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi, Morato, Orkun  Kökçü, João Neves, Ángel Di María, Rafa Silva, João Mário, Arthur Cabral

Treinador: Roger Schmidt

«Espero um jogo difícil, especialmente por tratar-se de um duelo de Taça. É sempre especial, porque, depois deste jogo, uma equipa ficará de fora. Gosto imenso desta competição. Sabemos que o Braga é uma equipa muito boa, mas jogamos em casa, estamos em boa forma e temos confiança para fazer um jogo de topo e vencer. É o nosso objetivo. Queremos avançar na Taça e estamos preparados para um jogo difícil. Mudanças? Veremos. Disputámos vários jogos, mas penso que estamos em boa condição».

SC Braga: Matheus, Víctor Gómez , Serdar Saatci, José Fonte, Cristián Borja, Vitor Carvalho, João Moutinho, Rony Lopes, Rodrigo Zalazar, Ricardo Horta, Abel Ruiz.

Treinador: Artur Jorge

«Esta partida é de extrema importância, pois é a eliminar. Teremos um SC Braga a tentar ultrapassar o adversário para seguir em frente na prova. Só a vitória nos interessa. Não temos margem para especular, só a ambição de sermos superiores ao Benfica».

PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 2-1 SC Braga

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Braga x Estrela Vermelha da Europa League e o regresso de Matheus Magalhães à Pedreira?

O Estrela Vermelha vai regressar a Portugal. Duelo diante do Braga na Pedreira marca a terceira jornada da Europa League.

Onde ver o Nottingham Forest x FC Porto da Europa League?

O FC Porto desloca-se ao terreno do Nottingham Forest na terceira jornada da Europa League. Dragões só somam vitórias na prova.

Conhecido o valor da cláusula de rescisão de Marco Silva

Marco Silva deu nega ao Nottingham Forest para continuar no Fulham. Técnico tem uma cláusula de rescisão de 17,2 milhões de euros.

Onde ver o jogo de históricos entre o Real Madrid e a Juventus na Champions League?

O Real Madrid recebe a Juventus na terceira jornada da Champions League. Jogo grande realiza-se em Madrid, no Santiago Bernabéu.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Neto define objetivos na caminhada até ao Mundial 2027 e alerta: «O modelo de qualificação alterou e será um desafio muito grande para...

Francisco Neto foi entrevistado pelo Bola na Rede. O selecionador nacional feminino comentou a atualidade da seleção e do futebol em Portugal.

Francisco Neto e particularidade das convocatórias: «As pessoas têm de perceber que o melhor momento no clube não significa que, em espaço de seleção,...

Francisco Neto foi entrevistado pelo Bola na Rede. O selecionador nacional feminino comentou a atualidade da seleção e do futebol em Portugal.

Francisco Neto explica escolha das seleções para os próximos jogos de Portugal: «Ao jogar com os melhores tornamo-nos melhores»

Francisco Neto foi entrevistado pelo Bola na Rede. O selecionador nacional feminino comentou a atualidade da seleção e do futebol em Portugal.