A caminho da Rainha | Benfica x Braga

    Taça de Portugal, oitavos de final: quarta-feira, 10 de janeiro de 2024, 20h45

    A ANTEVISÃO: ÁGUIAS TENTAM VINGANÇA, GVERREIROS TENTAM REPETIR O FEITO

    O primeiro jogo grande da Prova Rainha dá-se já nos oitavos de final da prova e vai colocar frente a frente SL Benfica e SC Braga, que se encontram pela segunda época consecutiva no caminho para o Jamor.

    Na temporada passada, foram os guerreiros do Minho que levaram a melhor no embate que se deu, à altura, na fase seguinte da competição. Desta vez em terreno caseiro, os comandados de Roger Schmidt tentam ajustar contas e seguir em frente na prova que o clube já não vence desde 2017.

    O técnico alemão admitiu a presença do novo reforço Marcos Leonardo na convocatória, existindo assim a hipótese do avançado brasileiro se estrear de águia ao peito. Num jogo que se espera difícil, as mudanças que habitualmente se registam no onze inicial em partidas a contar para as Taças não devem existir, avançando à partida, a grande maioria do conjunto mais utilizado. Contudo, resta na posição mais avançada do terreno encarnado a dúvida entre a titularidade de Arthur Cabral, que tem vindo a evoluir nos últimos jogos, ou, de Musa, que marcou no último encontro e pode beneficiar de mais tempo de jogo para se destacar na montra internacional neste mercado de inverno.

    Já os bracarenses, chegam à Luz numa situação distinta dos adversários. Depois de um empate frustrante no dérbi minhoto, o conjunto de Artur Jorge pode trazer à capital uma ambição ainda maior de vencer e acabar mais uma vez com as expectativas das águias na prova. Sem o principal artilheiro da equipa, Simon Banza, que se encontra ao serviço da seleção, cabe ao restante da equipa encontrar soluções para colmatar a ausência do avançado e conseguir aproveitar as oportunidades para concretizar da melhor maneira, algo que faltou no último encontro.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. No encontro das duas equipas na última temporada para a Taça de Portugal, os minhotos venceram no desempate pelas grandes penalidades (5-4).
    2. Esta época, as águias levam vantagem no confronto direto entre as duas equipas face à vitória em Braga por 0-1.
    3. O Benfica segue na sua melhor fase da temporada, à boleia de cinco vitórias consecutivas.
    4. Por outro lado, os bracarenses têm apenas duas vitórias nos últimos cinco encontros.
    5. Em 14 jogos para a Prova Rainha, os encarnados levaram a melhor em sete ocasiões, e os arsenalistas em seis, tendo-se registado apenas um empate.
    6. Na presente edição da competição, as duas equipas levam o mesmo número de golos marcados,seis.
    7. Esta temporada o Benfica conta com 52 golos marcados e 23 sofridos.
    8. Já o Braga, conta com mais golos marcados, 66, mas também com mais golos sofridos, 44.
    9. A maior vitória dos encarnados em casa frente aos guerreiros deu-se em 1965, num jogo que terminou 9-0.
    10. Nuno Almeida é o árbitro da partida, auxiliado por André Narciso no VAR.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Orkun Kokçu – A carregar o número e o nome de Eusébio nas costas em Arouca, o médio turco acertou o ritmo no último jogo e fez mais uma exibição entusiasmante, justificadora dos 25 milhões investidos no verão. Depois de um arranque demorado, Kökçü tem vindo a evoluir notavelmente nas últimas partidas e consegue desta forma fincar o seu papel, a genialidade e a importância na equipa, quando se encontra na melhor forma. Mais solto no corredor central e até na exploração de espaços exteriores, espera-se a continuidade do 10 das águias nas próximas exibições, agora sem a benção de Eusébio consigo.

    Ricardo Horta – Face à ausência de Simon Banza, recai no capitão bracarense a maior veia goleadora dos minhotos. A partir da ala como extremo, ou do meio, com Bruma e Djaló nos corredores, se disponíveis, a segunda linha de ataque impulsionada pelo 21 dos guerreiros é merecedora de grande atenção. Ricardo Horta tem surgido como o maior criador e impulsionador do Braga esta temporada, somando já dez golos e onze assistências em todas as competições, o que desperta na defensiva encarnada um foco a não perder de vista.

    XI´s PROVÁVEIS

    SL Benfica: Trubin, Fredrik Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi, Morato, Orkun  Kökçü, João Neves, Ángel Di María, Rafa Silva, João Mário, Arthur Cabral

    Treinador: Roger Schmidt

    «Espero um jogo difícil, especialmente por tratar-se de um duelo de Taça. É sempre especial, porque, depois deste jogo, uma equipa ficará de fora. Gosto imenso desta competição. Sabemos que o Braga é uma equipa muito boa, mas jogamos em casa, estamos em boa forma e temos confiança para fazer um jogo de topo e vencer. É o nosso objetivo. Queremos avançar na Taça e estamos preparados para um jogo difícil. Mudanças? Veremos. Disputámos vários jogos, mas penso que estamos em boa condição».

    SC Braga: Matheus, Víctor Gómez , Serdar Saatci, José Fonte, Cristián Borja, Vitor Carvalho, João Moutinho, Rony Lopes, Rodrigo Zalazar, Ricardo Horta, Abel Ruiz.

    Treinador: Artur Jorge

    «Esta partida é de extrema importância, pois é a eliminar. Teremos um SC Braga a tentar ultrapassar o adversário para seguir em frente na prova. Só a vitória nos interessa. Não temos margem para especular, só a ambição de sermos superiores ao Benfica».

    PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 2-1 SC Braga

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Guilherme Terras Marques
    Guilherme Terras Marques
    Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico