📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

paixaovermelha

Há uma frase sobre o futebol de que sempre gostei: “o futebol é a coisa mais importante das coisas sem importância”. É uma ideia que faz sentido e exemplifica bem a relevância do futebol para este país. Portugal é uma nação que ama o futebol, ponto.

Individualizando a realidade, eu digo-o com vaidade: amo o Benfica!

Pois é precisamente sobre esse amor, que orgulhosamente partilho com a restante nação benfiquista, de que vou falar.

Não me vou prender com a ideia habitual de que “ninguém ama um clube como nós” ou que “somos diferentes dos outros”. Isso é uma patetice. É uma noção errada e uma sentença injusta. Tenho a certeza de que existem muitos sportinguistas e portistas que amam o seu clube tanto quanto eu ou qualquer um de vocês ama o Benfica. Para me defender está Jorge Amado, que inteligentemente disse que “o amor não se mede”.

Ora, não é possível medir mas é possível sentir. E é essa a perspetiva que me interessa. Desde quando é que vocês, caros leitores afetos ao Benfica, se sentem benfiquistas? Em que particular momento sentiram que o Benfica se tornou uma parte indissociável das vossas vidas? Pensem nisto: terá sido numa vitória ou numa derrota que o vosso coração sentiu “a chama ardente”?

Os adeptos do Benfica têm uma grande ligação sentimental ao clube Fonte: sport-lisboa-e-benfica.blogs.sapo.pt
Os adeptos do Benfica têm uma grande ligação sentimental ao clube
Fonte: sport-lisboa-e-benfica.blogs.sapo.pt

A verdade é que os últimos anos têm sido um cocktail de vergonhas, humilhações e derrotas dolorosas, ao nível das melhores tragédias gregas. Estas batalhas catastróficas, de uma magnitude fora do normal, vitimaram milhares de benfiquistas, deixando feridas eternas no ego de cada papoila saltitante. Eu não fui exceção.

Mas, ao contrário do que seria esperado (e corrijam-me se estiver errado), o nosso laço sentimental para com o clube aumentou exponencialmente no meio desta tormenta. Porquê!? No fundo, não há resposta. Não se iludam, é inegável que as vitórias alimentam e os títulos alegram. Todavia, devo afirmar que, pessoalmente, nunca senti o benfiquismo tão presente como hoje. A falta de uma explicação em concreto não me faz confusão. Bem pelo contrário. É sinal de que é genuíno. É sinal de que, apesar das tais derrotas, a nossa paixão é inabalável. Isso é algo de que me orgulho, de que todos se devem orgulhar, independentemente do resto.

É por esta razão que vou ao estádio sempre que posso. Porque preciso de proximidade com aquele ambiente, preciso do cheiro a bifanas e finos, dos cachecóis ao alto durante o hino, do abraço ao desconhecido do lado durante o festejo de um golo, dos sorrisos no final da partida. Preciso porque, para mim, tudo isso é amor, tudo isso é Benfica, tudo isso é futebol.

Portanto, até domingo!

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Carlos submetido a cirurgia de emergência devido a problema cardíaco

Roberto Carlos foi submetido a uma cirurgia de emergência devido a um problema cardíaco. O antigo defesa brasileiro encontra-se fora de perigo.

Luka Modric recorda tempos de José Mourinho no Real Madrid: «Vi-o fazer Cristiano Ronaldo chorar no balneário»

Luka Modric recordou os treinadores que teve ao longo da sua carreira e destacou uma história de José Mourinho com Cristiano Ronaldo.

FC Porto inicia nova ronda de negociações por Oskar Pietuszewski

FC Porto continua em negociações com o Jagiellonia por Oskar Pietuszewski. Os contactos deverão intensificar-se nos próximos dias.

O 11 do Ano de 2025 de Futebol Nacional para a redação do Bola na Rede

A redação do Bola na Rede escolheu o melhor onze do ano do Futebol Nacional. Olhamos para as escolhas finais para a equipa de 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo internacional inglês fala sobre Viktor Gyokeres e compara-o a Darwin Núñez: «No Benfica também marcava muitos golos»

Jermaine Pennant comentou a temporada de Viktor Gyokeres no Arsenal e destacou as diferenças entre a Primeira Liga e a Premier League.

Benfica já tomou decisão em relação ao futuro de Carole Costa

O Benfica já decidiu e vai apresentar renovação do contrato a Carole Costa. A defesa portuguesa está a cumprir a sexta época ao serviço das águias.

Iñaki Williams: «Para mim, jogar na Arábia é uma m****»

Iñaki Williams manifestou o seu desagrado pelo facto da Supertaça de Espanha voltar a ser disputada na Arábia Saudita.