A História pesquisa-se

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Um texto que surge em resposta a esta publicação sobre um alegado “roubo” de quatro campeonatos ao Sporting Clube de Portugal.

Caro leitor, a recente polémica – já vai perceber porquê – instaurada pelo Sporting sobre os Campeonatos de Portugal “não contados não tem qualquer fundamento. E digo-o sem nenhum tipo de clubismo. Apenas com veracidade histórica, que deve, acima de tudo, ser respeitada. E neste caso ela é implacável: o Campeonato de Portugal – disputado entre 1921/22 e 1937/38 – era a prova antecessora (ou até a mesma) da Taça de Portugal e não deve ser confundido com o campeão nacional. Um pouco de pesquisa?

Então, o Campeonato de Portugal teve 17 edições: foram vencedores o Sporting (por quatro ocasiões), o Porto (outras tantas), o Benfica (três), tal como o Belenenses; o Olhanense, o Marítimo e o Carcavelinhos têm um cada.

As duas competições – Campeonato de Portugal e Taça de Portugal – já tiveram em 93 edições muitas formas de apuramento para participação: desde apenas um confronto entre os campeões de Lisboa e do Porto, a eliminatórias diversificadas em que os principais clubes faziam mais uma eliminatória do que hoje em dia. Também já se jogou apenas no fim da temporada ou ao longo da mesma. Já se disputou a duas mãos e também apenas a uma. Qual a relação entre ambas (além da decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em 1938, mas já lá vamos)? A forma de ser disputada: isto é, por eliminatórias. São uma e a mesma competição. Daí que os dirigentes da FPF estivessem certos em 1938, e os de hoje em dia, se não quiserem desmentir os congéneres ancestrais, decidirão o mesmo. Se este devaneio for para a frente. Algo de que duvido.

Em relação ao Campeonato Nacional, que já teve dois nomes – Campeonato da I Liga e Campeonato Nacional –, conta com 82 edições e muitas formas de apuramento. Por exemplo, entre 1934/35 (data do primeiro) e 1946/47, durante 13 épocas – quatro como Campeonato da I Liga e nove como Campeonato Nacional – não havia promoções e despromoções entre a I Liga/Divisão e a II Liga/Divisão. Os clubes para garantirem o apuramento tinham de obter as classificações adequadas através dos campeonatos regionais, que tinham de terminar até 31 de Dezembro, para se fazer o sorteio e iniciar-se o Campeonato na primeira semana de Janeiro.

É só um dos muitos exemplos de como os moldes mudaram. Assim, o Campeonato Nacional já foi disputado por oito equipas; por 16 equipas. Por 18 equipas e até por 20. Mas quem ganhou essa competição não deixou de ser considerado campeão nacional, porque… É a história. Mais uma vez, o que une o Campeonato da I Liga ao Campeonato Nacional (além da decisão da FPF de 1938) é a forma como são disputados. Por pontos a duas voltas e jogos em casa e fora.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Botafogo de Martín Anselmi derrota Bangú e vence a Taça do Rio

O Botafogo derrotou o Bangú por 3-1 e levantou a Taça do Rio. O Fogão não ganhava este título há oito anos.

Francisco Neto e a goleada de Portugal: «Era fundamental ter sensações de domínio»

A seleção nacional feminina venceu este sábado a Eslováquia por 4-0. Francisco Neto fez um bom balanço do estágio e mencionou que é importante dominar.

Marselha soma nova vitória e ultrapassa Lyon de Paulo Fonseca: eis os resultados do dia na Ligue 1

O Marselha venceu pela segunda vez consecutiva na Ligue 1. Na 25.ª jornada, triunfo por 1-0 na visita ao terreno de Toulouse.

Estoril Praia e Casa Pia sem golos no último jogo do dia em Portugal: eis os resultados da Primeira Liga

Foi sem golos que terminou o último jogo do dia na Primeira Liga. Empate por 0-0 entre o Estoril Praia e o Casa Pia.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting sofre desaire nos últimos minutos pela 3ª vez consecutiva contra o Braga

O Sporting empatou 2-2 frente ao Braga com um golo sofrido nos últimos minutos do jogo. É a terceira vez seguida que isto acontece.

Empate no Clássico de Andebol entre FC Porto e Benfica

O Clássico do andebol entre Benfica e FC Porto acabou empatado. As equipas seguem em segundo e terceiro, respetivamente.

Lamine Yamal marca golo da vitória do Barcelona e repõe 4 pontos de vantagem sobre o Real Madrid: eis os resultados do dia na...

O Barcelona venceu o Athletic na 27.ª jornada da La Liga. Vitória pela margem mínima dos culés na visita ao País Basco.