A História pesquisa-se

    E como “não há História sem provas” – dizia um professor meu de Egiptologia – aqui estão elas: o Decreto da Federação Portuguesa de Futebol, explicando exatamente tudo aquilo que aqui estava, quando as mudanças foram efetuadas. Isto é, no ano de 1938, provando, cabalmente, que uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa: o Campeonato de Portugal, a ser adjudicado a algo, deverá sê-lo à Taça de Portugal. Até porque o formato da própria Taça era exatamente o mesmo. E no atual troféu – a taça em si – da atual Taça de Portugal, nas chapinhas do vencedor da competição, também se encontram contemplados os vencedores do antigo Campeonato de Portugal.

    Aí estão as provas, para quem as quiser entender. Com um pouco de pesquisa chega-se lá. O pior é quando se quer manipular a História só porque… Sim. Caro leitor, se quiser reclamar com este humilde redator, não o faça. Vá antes à Federação, pois foram eles que escreveram os estatutos de ambas as competições – e não creio que os desmintam passados exatamente 78 anos: no ponto VI – Provas. Que belo nome para demonstrar tamanho delírio!

    P.S. – Para a consulta das chapinhas no troféu da Taça de Portugal, sugerimos que o leitor aproxime a imagem, para melhor visualização:

    Documento 1 SL Benfica
    Fonte: Daniel Melo
    Documento 2 SL Benfica
    Fonte: Daniel Melo
    Chapas liga
    Fonte: Daniel Melo
    Chapas liga 2
    Fonte: Daniel Melo
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Daniel Melo
    Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
    O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.