A nova prova de fogo de Rui Vitória

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1O sistema táctico do Benfica tem sido uma das questões mais discutidas pelos adeptos nesta temporada. De forma mais precisa, esta discussão começou aquando de uma entrevista de Rui Vitória na BTV no final da época passada, na qual ele admitiu existir a possibilidade de vir a alterar o sistema táctico.

É sabido que o 4-4-2 nunca foi o esquema táctico predilecto de Rui Vitória. Assim que chegou ao Benfica, este tentou implementar sem sucesso o 4-3-3 que trouxe do Vitória SC. E consequentemente, os maus resultados iniciais fizeram com que Rui Vitória tivesse de ceder aos processos aos quais a sua equipa estava mais habituada.

Mas o facto é que os modelos que o levaram a conquistar dois campeonatos no Benfica, são na verdade, variações de um 4-4-2 que deixam a equipa mais próxima de um sistema com 3 homens no miolo: em 2015/2016, com Pizzi a interior direito a dar apoio ao miolo e com Jonas a descair para a ala direita; em 2016/2017, com Fejsa e Pizzi a formarem dupla no miolo e com Jonas ou Gonçalo Guedes a recuarem para procurar jogo no centro do terreno.

No entanto, desde há algum tempo para cá que, perante a significativa evolução táctica que o futebol tem tomado, tem vindo a vigorar uma concepção de que o 4-4-2 é uma táctica que está ultrapassada e que pode ser facilmente anulada por uma equipa agressiva e pressionante que atue com mais homens no meio-campo.

Krovinovic terá um papel preponderante no 4-3-3 Fonte: SL Benfica
Krovinovic terá um papel preponderante no 4-3-3
Fonte: SL Benfica

Por aquilo que eu aprendi a ver futebol, acredito que nos dias de hoje, o sistema de 4-4-2 que seja mais capaz de vingar seja um modelo à imagem daquele com que o Mónaco foi campeão francês e chegou às meias-finais da Champions na época passada: um 4-4-2 com dois médios de grande capacidade física e que cobram grande parte do terreno de jogo, dois laterais que perfaçam todo o corredor, e dois extremos/interiores que actuem mais como criativos e pensadores de jogo do que como alas puros.

No entanto, o plantel do Benfica possui jogadores com outras características. E as saídas que não foram devidamente compensadas no mercado, e as exibições aquém das exigências, espelharam a necessidades no modelo de jogo e na forma de jogar com a equipa. E a vitória em Guimarães mostrou que o 4-3-3 é a melhor táctica para esta equipa e algumas coisas que esta pode trazer.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Isnaba Mané e Estoril Praia chegam a acordo para rescisão

O Estoril Praia e Isnaba Mané chegaram a acordo para a rescisão do contrato que unia o extremo ao clube, pondo fim à ligação iniciada em janeiro de 2025.

João Gastão emprestado pelo Estrela da Amadora ao Belenenses

O Belenenses chegou a acordo com o Estrela da Amadora para a cedência do ponta-de-lança João Gastão até final da presente época.

Benfica: Direção do Groningen afasta possibilidade de vender Stije Resink

O diretor geral do Groningen, Frank van Mosselveld, referiu que o clube não está interessado em vender Stije Resink neste mercado de janeiro.

Bayer Leverkusen contrata Jonas Omlin por empréstimo até ao final da temporada

O Bayer Leverkusen anunciou a contratação de Jonas Omlin. O guarda-redes foi cedido pelo Borussia Monchengladbach até ao final da temporada, reforçando a baliza da equipa devido à lesão do titular Mark Flekken.

PUB

Mais Artigos Populares

Stephan Lichtsteiner é o novo treinador principal do Basileia

O Basileia anunciou a contratação de Stephan Lichtsteiner como novo treinador da equipa principal, com contrato válido até ao verão de 2029.

Gonçalo Paciência oficializado como reforço do Santa Clara

Está confirmado: Gonçalo Paciência está de regresso ao futebol português. O ponta de lança de 31 anos vai reforçar o Santa Clara.

Portugal garante apuramento com goleada frente à Hungria

Na segunda jornada do Europeu de Futsal, Portugal bateu a Hungria por 5-1 e garantiu a passagem às eliminatórias, liderando o grupo D.