A nova prova de fogo de Rui Vitória

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1O sistema táctico do Benfica tem sido uma das questões mais discutidas pelos adeptos nesta temporada. De forma mais precisa, esta discussão começou aquando de uma entrevista de Rui Vitória na BTV no final da época passada, na qual ele admitiu existir a possibilidade de vir a alterar o sistema táctico.

É sabido que o 4-4-2 nunca foi o esquema táctico predilecto de Rui Vitória. Assim que chegou ao Benfica, este tentou implementar sem sucesso o 4-3-3 que trouxe do Vitória SC. E consequentemente, os maus resultados iniciais fizeram com que Rui Vitória tivesse de ceder aos processos aos quais a sua equipa estava mais habituada.

Mas o facto é que os modelos que o levaram a conquistar dois campeonatos no Benfica, são na verdade, variações de um 4-4-2 que deixam a equipa mais próxima de um sistema com 3 homens no miolo: em 2015/2016, com Pizzi a interior direito a dar apoio ao miolo e com Jonas a descair para a ala direita; em 2016/2017, com Fejsa e Pizzi a formarem dupla no miolo e com Jonas ou Gonçalo Guedes a recuarem para procurar jogo no centro do terreno.

No entanto, desde há algum tempo para cá que, perante a significativa evolução táctica que o futebol tem tomado, tem vindo a vigorar uma concepção de que o 4-4-2 é uma táctica que está ultrapassada e que pode ser facilmente anulada por uma equipa agressiva e pressionante que atue com mais homens no meio-campo.

Krovinovic terá um papel preponderante no 4-3-3 Fonte: SL Benfica
Krovinovic terá um papel preponderante no 4-3-3
Fonte: SL Benfica

Por aquilo que eu aprendi a ver futebol, acredito que nos dias de hoje, o sistema de 4-4-2 que seja mais capaz de vingar seja um modelo à imagem daquele com que o Mónaco foi campeão francês e chegou às meias-finais da Champions na época passada: um 4-4-2 com dois médios de grande capacidade física e que cobram grande parte do terreno de jogo, dois laterais que perfaçam todo o corredor, e dois extremos/interiores que actuem mais como criativos e pensadores de jogo do que como alas puros.

No entanto, o plantel do Benfica possui jogadores com outras características. E as saídas que não foram devidamente compensadas no mercado, e as exibições aquém das exigências, espelharam a necessidades no modelo de jogo e na forma de jogar com a equipa. E a vitória em Guimarães mostrou que o 4-3-3 é a melhor táctica para esta equipa e algumas coisas que esta pode trazer.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Há 2 destinos de olho na contratação de Matheus Reis a custo zero

Matheus Reis termina contrato com o Sporting no final da época. O Corinthians e clubes da Rússia estão interessados no defesa leonino.

Tubarão europeu negoceia empréstimo de Alisson Santos com o Sporting

O Nápoles quer reforçar o ataque e pensa em Alisson Santos. Italianos em negociações com o Sporting pelo extremo.

Francesco Farioli aborda exibição de destaque do FC Porto: «Às vezes exagerou a querer jogar a um toque»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

César Peixoto deixa mensagem forte a Vasco Sousa e lamenta expulsão: «Há um jogo até aos 70 minutos e outro depois»

César Peixoto analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Carlos: «As circunstâncias do jogo acabam por ser cruéis com um penálti e uma expulsão»

Zé Carlos analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

Os golos de Martim Fernandes e William Gomes que fecharam o resultado no Estádio do Dragão

O FC Porto derrotou o Gil Vicente por 3-0. Martim Fernandes e William Gomes fecharam o resultado a favor dos dragões.

Eis os destaques da vitória do FC Porto frente ao Gil Vicente

O FC Porto derrotou o Gil Vicente no Estádio do Dragão por 3-0. Confere os destaques do encontro da 19ª. jornada da Primeira Liga.