A semana passada identifiquei aquelas que para mim seriam as necessidades do plantel de Bruno Lage e olhei aos nomes falados para reforçar o Sport Lisboa e Benfica à luz dessas.

Entretanto parece que ficámos perante uma grande mudança do contexto com a quase certeza da venda de João Félix por supostos 120 M. Com esta venda surge uma maior necessidade de se contratar um ou dois jogadores para o centro do ataque e aparecem novos recursos para o reforço do plantel.

Assim torna-se mais urgente a contratação de Raúl de Tomás. Um avançado móvel, com boa técnica e excelente capacidade de finalização. Irá competir directamente pela posição 9 com Seferovic apesar de não haver qualquer impedimento a jogarem juntos na frente de ataque. Com as dúvidas em torno de Jonas, o SL Benifca deve também olhar a um falso nove, a um substituto mais directo a João Félix.

Guilhermo Schettine já está contratado e faz exactamente a posição de João Félix. Contudo, tal como Cádiz, não deverá integrar o plantel do SL Benfica. Já se fala que deverá ser cedido ao próprio Santa Clara. Verdade seja dita, nenhum destes jogadores mostrou ainda ter qualidade para o SL Benfica e para uma equipa de Bruno Lage. Também para o ataque já foi contratado João Borges, jovem avançado brasileiro que deverá ingressar a equipa B ou os Sub-23.

Também Teemu Pukki tem sido falado como uma possibilidade para o ataque benfiquista. Avançado finlandês de 29 anos que este ano teve uma época de sonho no Norwich. Ponta-de-lança titular do campeão da Championship e melhor marcador com 29 golos conseguidos. Um goleador. Longe de ser o estilo de jogador que o SL Benfica necessita, principalmente se for concretizada a contratação de Raúl de Tomás. Por outro lado, a possibilidade Pinamonti é que parece estar afastada para já.

Por fim outro nome falado para reforçar o ataque encarnado é o de Silas Wamangituka, avançado congolês de 19 anos que joga no Paris FC. É um jogador que baseia o seu jogo em arrancadas individuais fazendo uso da sua velocidade e rapidez. Nem a capacidade de finalização nem a qualidade técnica estão devidamente aprimoradas. Um jogador de potencial mas insuficiente e descontextualizado neste SL Benfica.

Garantidos parecem estar Pedro Neto e Bruno Jordão. O primeiro é um jogador de linha que também pode jogar a segundo avançado. Tem potencial mas está longe de poder já fazer a diferença seja no lugar de Félix seja enquanto extremo da equipa. Já Jordão é um médio centro bem longe da qualidade necessária para actualmente se reforçar aquele sector do terreno. Dois reforços interessantes pelo seu potencial mas que em nada justificam o valor neles investido. Portanto desnecessários.

“Baliza, laterais e até a posição de defesa central. São estes o sectores onde maior foco se deveria dar neste mercado mas tardam em chegar boas novas neste sentido”
Fonte: SL Benfica

Depois do já contratado Caio Lucas, dos dados como certos Pedro Neto e Chiquinho e do já falado Quevedo, agora também se notícia que o SL Benfica terá apresentado proposta tanto por Milot Rashica e Josip Brekalo. Rashica é um extremo do Kosovo de 22 anos que este ano agarrou a titularidade no Wolfsburgo na segunda meta da época. É um extremo que se sente mais confortável a jogar junto à linha e que aposta constantemente no um para um e na aceleração do jogo. Talvez mais à imagem de Salvio. Já Brekalo, extremo croata de 21 anos que terminou a época como suplente do Werder Bremen, parece ser um jogador mais tecnicista e colectivo. Joga de cabeça mais levantada e parece integrar-se melhor neste SL Benfica de Bruno Lage. Na única posição onde o Sport Lisboa e Benfica não necessita de reforços é onde parece que, mais uma vez, se está a investir no maior número de jogadores. De todos estes só Chiquinho e o Brekalo me parecem realmente interessantes.

Já para a baliza parece certo que os negócios Keylor Navas e Cillessen caíram.

Baliza, laterais e até a posição de defesa central. São estes o sectores onde maior foco se deveria dar neste mercado mas tardam em chegar boas novas neste sentido.

Foto de Capa: SL Benfica

Comentários