📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Adeus, Chalana | Génios como tu são entidades transgeracionais

- Advertisement -

Estreou-se em Março de 1976, com 17 anos e 25 dias (um recorde ultrapassado por… Marco Caneira, em 1996, que se estreou no dia do aniversário). Substitui Toni ao intervalo e entusiasma desde logo a massa adepta. Mário Wilson deu-lhe o baptismo, Mortimore apoiou-se no seu talento para ir buscar, num sprint épico, o campeonato á cova dos leões, que começaram bem e acabaram a nove pontos (quando a vitória valia 2…).

Estávamos em 1976-77. Até 1984 construiu uma lenda e tornou-se figura de culto no futebol português, quer fosse pelo que fazia no Benfica quer pela Selecção.

A completa explosão internacional no Euro 84 abre-lhe as portas da Ligue 1 e do Bordéus, a equipa que emprestava á França campeã europeia um sem número de craques – Giresse, Tigana, Tusseau ou Lacombe. Chalana seria a estrela da companhia no assalto ao êxito.

Mesmo a um nível aquém do que poderia fazer e que nunca atingiu desde aí, Chalana levou os Girondinos ás meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus (onde perderam 3-2 no agregado contra a Juventus de Platini): nessa caminhada há o desempate por penalties com o Dnipro, um daqueles momentos que traçam os limites entre bons jogadores e os verdadeiros artistas da bola. Chalana, apesar de quase sempre confrontado com muitas e exaustivas contrariedades, era homem que se diferenciava nos momentos de maior pressão.

Aimé Jacquet era o seu treinador, o mesmo general dos Le Bleus campeões mundiais de 1998 – famosa ficou a sua insistência em Guivarc’h, em detrimento de Henry ou Trezeguet – e talvez por aí se explique um pouco do insucesso de Fernando em terras gaulesas.

Isso, a inveja de alguns colegas,  as lesões, o circo mediático que Anabela – sua esposa – nunca teve lucidez ou boa vontade para controlar e as consequentes saudades de casa provocaram o regresso á Luz, derrotado, em 1987. Reestreou-se em Outubro desse ano, depois dum período de recuperação física e anímica.

Diz quem viu que a Luz veio abaixo, puro extâse – depois de muito se assobiar Pacheco, ainda menino, que sem ter culpa nenhuma acabou por se tornar um estorvo ao ser titular naquele dia.

Mas não era o mesmo Chalana. O atleta que até 1984 parecia sobrenatural era agora apenas bom jogador – impensável avaliação para quem o tinha visto no auge e admirado o seu génio quando nenhuma bola do mundo era incontrolável para aquele meio palmo de gente.  Continuavam a surgir momentos que outros nunca imaginariam sequer executar, mas de forma muito menos frequente.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona vai estudar dossier com atenção a partir de janeiro

O Barcelona conta com Marcus Rashford emprestado pelo Manchester United, sendo que tem em suas mãos uma cláusula de compra de 35 milhões de euros.

António Silva multado depois das palavras após Benfica x Casa Pia

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol confirmou que António Silva foi multado em 510 euros.

Real Madrid prepara mudanças no seu plantel e observa defesa central do Rennes

O Real Madrid pode avançar para a contratação de Jérémy Jacquet, defesa central que pertence aos quadros do Rennes.

Vitória SC x Benfica: Presidente do Vitória SC castigado com suspensão de 75 dias e multa

Suspensão de 75 dias e multa de 8568 euros para António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, após jogo com o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Miami paga 15 milhões de euros para manter Rodrigo De Paul

O Inter Miami ativou a cláusula para contratar Rodrigo De Paul a título definitivo. Atlético Madrid receberá 15 milhões de euros.

Moreirense x Benfica vai dar em canal aberto: onde ver?

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Moreirense para a Primeira Liga. Jogo será transmitido em canal aberto na TVI.

Arne Slot revela: «Vou conversar com Salah esta manhã»

Treinador Arne Slot vai falar com Mohamed Salah durante a manhã desta sexta-feira. Liverpool vive tempos de conflito.