
Primeira Liga, 19.ª jornada: sábado, 18h00, 4 de fevereiro de 2023
ANTEVISÃO: ÁGUIAS RECEBEM GANSOS NO PRIMEIRO JOGO APÓS O TURBULENTO MERCADO
Depois de vencer em Arouca, mas após perder uma das peças mais importantes do plantel nos últimos suspiros do mercado de inverno, o SL Benfica recebe na Luz os comandados de Felipe Martins, que lutam pelos lugares de acesso às competições europeias, naquele que é um embate a contar para a 19ª jornada da Primeira Liga.
Os encarnados vão a jogo na esperança de manter a sequência de bons resultados e manter a liderança bem assente depois de uma semana atribulada por conta do fecho da janela de transferências.
Já os Gansos esperam conseguir surpreender na casa do adversário e aproximarem-se do quarto lugar da tabela classificativa.
10 DADOS RÁPIDOS
- Nos 38 jogos efetuados entre ambas as equipas o histórico é favorável aos encarnados que contam com 26 vitórias.
- As águias venceram os últimos 8 encontros frente ao Casa Pia.
- Nos 38 jogos disputados entre ambos o SL Benfica apontou 124 golos, contra apenas 37 dos adversários.
- A maior vitória caseira das águias frente aos Gansos foi de 13-1.
- A última vitória do Casa Pia fora frente ao SL Benfica foi em 1925.
- Os encarnados ainda não perderam em casa esta época.
- As águias marcaram em todos os jogos realizados no Estádio da Luz na atual temporada.
- Em apenas dois dos 38 confrontos diretos não houve golos.
- Em 21 dos 38 confrontos diretos houve golos de ambas as equipas.
- Nos jogos a contar para a primeira divisão do futebol nacional os encarnados nunca perderam com os Gansos.
JOGADORES A TER EM CONTA

Fredrik Aursnes (SL Benfica): Depois da saída de Enzo Fernandéz para o Chelsea FC, o norueguês dos encarnados passa a ter um papel ainda mais preponderante que aquele que tinha até ao momento, não só no meio campo, como em toda a equipa. A posição “8” está assim totalmente à sua responsabilidade e com certeza que Fredrik não vai desiludir. Frente aos Gansos Aursnes vai, certamente, realizar mais uma exibição de classe tal como aquelas que tem vindo a habituar os adeptos, desde que veste de águia ao peito.
Yuki Soma (Casa Pia AC): O internacional japonês de 25 anos, que esteve presente no último mundial ao serviço da surpreendente seleção nipónica, transferiu-se recentemente para Portugal e já leva um golo e uma assistência em apenas 61 minutos jogados pelos Casapianos. Depois de pisar os maiores palcos a nível internacional, pela sua seleção, chega agora a um dos maiores palcos nacionais para mostrar todo o seu valor ao público ocidental e ajudar o Casa Pia na difícil deslocação ao Estádio da Luz. Definitivamente alguém a ter em atenção.
XI´s PROVÁVEIS
SL Benfica: Vlachodimos; Bah, Otamendi, António Silva, Grimaldo; Florentino, Aursnes, David Neres, Guedes, João Mário; Gonçalo Ramos.
Treinador: Roger Schmidt
«No início da época defrontámos o Casa Pia e ganhámos por 0-1. Foi uma partida muito difícil. Jogámos perante uma casa cheia de Benfiquistas [em Leiria], mas foi complicado vencermos. Logo aí ficámos com a ideia de quão difícil é jogar contra eles. Desde então, eles têm vindo a confirmar esse desempenho. Estamos felizes por jogar em casa, queremos fazer um bom jogo para os nossos adeptos e precisamos dos três pontos».
Casa Pia AC: Ricardo Batista; Lucas Soares, João Nunes, Vasco Fernandes, Zolotic, Derick Poloni; Afonso Taira, Cuca, Yuki Soma, Godwin; Rafael Martins.
Treinador: Filipe Martins
«Para mim é um erro mudar a identidade quando se joga com uma equipa grande. Estamos dependentes dos nossos comportamentos. Se não roçarmos a perfeição, dificilmente trazemos pontos. Acredito que temos essa capacidade. Vamos tentar ser o que temos vindo a ser, uma equipa organizada».