Reconciliação total | SL Benfica x Rio Ave FC

    Benfica
    Primeira Liga, 17.ª jornada: domingo, 14 de janeiro de 2024, 18h00.

    A ANTEVISÃO: SPORTING JÁ FUGIU EM CHAVES, RAFA E ARTHUR COMANDAM A PERSEGUIÇÃO NA LUZ

    A ânsia de ter e o tédio de possuir, ou como pode o mercado de Janeiro ditar as sortes de duas realidades distintas. Os intervenientes da batalha desta noite, Benfica e Rio Ave, reflectiram sobre a primeira metade das respectivas temporadas e perceberam que assim não iam a lado nenhum, que é o mesmo que dizer que nem título, nem manutenção na Primeira Liga.

    Toca então de ir às compras para preencher as lacunas dos plantéis, à pressa, mas com plano definido: o Benfica, depois de garantir Marcos Leonardo, Rollheiser e Prestianni, focou-se nos últimos dias em Álvaro Fernández para substituir Júrasek; e Luís Freire, a fazer milagres com um plantel curto, garantiu prontamente Hélder Sá, Tanlongo e Aziz, que retorna de empréstimo depois de ser estrela na China (depois de 19 golos pelo Wuhan Tree Towns, o 7.º daquela Superliga). Algum destes nomes vai jogar? O treinador vilacondense fechou-se em copas, criando suspense com um desafiador «amanhã vão ver».

    Schmidt não foi tão inflexível na abordagem. Se não quis abordar os negócios da Águia nem comentar a possibilidade Carreras, mostrou-se impressionado pela forma como Marcos Leonardo se impôs nos preparativos, desvendando que «já mostrou as suas qualidades nos treinos».  «É possível que tenha minutos neste jogo e acelere a integração, pois tem deixado impressão muito boa».

    Sobre o assunto Di Maria e o encosto de cabeça ao árbitro no encontro da Taça? Defendeu o pupilo, lembrando que «é um jogador muito emocional» e que, geralmente, «respeita adversários, respeita árbitros, é top, é um exemplo para os outros jogadores». Sortudo aquele que tem um campeão do mundo (dois, até) para inspirar restante plantel – exige-se é outra postura em fase tão fundamental da época, com Taça da Liga a decidir-se daqui a duas semanas.

    Dados lançados, dois técnicos de vocação ofensiva a prometerem espectáculo que valha o preço do bilhete. Do lado do Benfica, só faltam os lesionados de longa duração – Bah, Neres, Tengstedt e Bernat; Nos visitantes, duas interrogações em André Pereira e Aziz. O português de 28 anos foi submetido a intervenção cirúrgica ao nariz depois do jogo em Guimarães de há duas semanas, e se jogar na Luz, será com protecção facial. No caso de ainda não estar pronto para o choque, há Aziz acabado de chegar, mas se calhar ainda sem o ritmo certo – e aí entrará na equação Leonardo Ruiz, o titular da última jornada. Portanto, grandes dúvidas só mesmo no eixo do ataque…

    Com o apito estará Iancu Vasilica, com ajuda de António Nobre no VAR.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. 67 jogos entre os dois conjuntos, com superioridade benfiquista a toda a linha – 51 vitórias contra cinco do Rio Ave, todas nos Arcos. Na Luz, 27 vitórias do Benfica e quatro empates!
    2. O registo de golos é sintomático, com um 144-50 no total da estatística e um 86-22 nos jogos em Lisboa: média caseira de 2,7 marcados por episódio. O último jogo a zeros do Benfica? Supertaça 14/15, ganha nos pénaltis. Último nulo em casa? O empate à jornada 29… da Primeira Liga 96/97!
    3. Só para tirar todas as dúvidas, últimos 20 jogos: 16 vitórias benfiquistas e apenas duas vilacondenses – uma (2-1) à jornada 26 de 14/15 e outra (3-2 ap) na Taça 17/18.
    4. Cheguemo-nos ao presente para ver os números dos visitantes: época atribulada para Luis Freire, com apenas quatro vitórias e seis empates nos 19 jogos disputados. 15º lugar na Liga, eliminação precoce na Taça da Liga aos pés do Arouca e tombo perante o Torreense em casa, para a Taça.
    5. A vitória frente ao Portimonense no passado fim-de-semana interrompeu série de cinco jogos sem ganhar (quatro empates e uma derrota); A vitória anterior, a 5 de Novembro frente ao Boavista, interrompera série de… nove jogos sem triunfos e cinco derrotas consecutivas.
    6. Aderllan Santos e Costinha são os mais utilizados, totalistas com 1710 minutos em 19 jogos; O promissor lateral português junta-se a Boateng para ser também destaque nos marcadores, com quatro golos cada.
    7. Luis Freire, 38 anos, cumpriu frente ao Portimonense o jogo 100 com a braçadeira verde e branca. 41 vitórias, 26 empates e 33 derrotas.
    8. Frente ao Benfica, ainda não teve grande sorte, com duas derrotas (as duas contra Schmidt) e um empate, conseguido com o Nacional na Luz em 20/21.
    9. O árbitro é Iancu Vasilica, homem que integra o primeiro escalão desde 2019-20, mas que nunca dirigiu um jogo do Benfica. Só do Benfica B, com 10 jogos, seis vitórias para a equipa secundária encarnada.
    10. História diferente em relação ao Rio Ave. Já encontrou vilacondenses em sete ocasiões, resultando em três vitórias, dois empates e duas derrotas – uma delas já nesta temporada, o 0-2 no Estoril.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Rafa SL Benfica Jogadores
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Rafa Silva – Três golos e três assistências nos últimos três jogos, a fazer desesperar os que torcem pelo melhor desfecho da renovação e a fazer coçar a cabeça os que defendem o “fim de ciclo”. Rafael atravessa o melhor momento duma temporada estratosférica (11 golos e nove assistências em 28 presenças) que sprinta maravilhosamente para ser melhor que a já de si fabulosa 22/23 (14 nas duas contagens), copiando criteriosamente a forma como Rafael causa o pânico no bloco adversário jogo após jogo.

    Costinha com a camisola do Rio Ave
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Costinha Mais utilizado, melhor marcador e melhor assistente, também com quatro registadas: o lateral explode precisamente num ano de menor fulgor vilacondense, demonstrando capacidades acima da média como maratonista, explorando a fundo uma ala que fica sem segredos pelo fulgor físico do português de nascido em 2000. Além disso, as qualidades técnicas que lhe permitem ser seguro atrás e decisivo à frente – 22 os golos marcados pelo Rio Ave no total da época, com Costinha na origem de oito deles. 36%!

    Com a iminente derrocada da transferência de Malheiro, oportunidade para ficarem convencidos os responsáveis encarnados com mais uma notável exibição da jóia de Freire, hipotecando o negócio dos gregos ao reter temporariamente o lateral na Luz…

    XI´s PROVÁVEIS

    SL Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Morato; Kokcu e João Neves; Di Maria, Rafa e João Mário; Arthur Cabral

    Treinador: Roger Schmidt

    «O Rio Ave está muito melhor do que a classificação mostra, equipa bem organizada, sempre compacta e brava, espero jogo difícil, mas estamos preparados para isso»

    Rio Ave FC: Jhonatan; Josué, Aderllan e Miguel Nóbrega; Costinha, Guga, Amine e Fábio Ronaldo; Joca, André Pereira e Boateng

    Treinador: Luis Freire

    «Não vamos olhar só para eles, eles vão ter de olhar também para nós. Nós somos uma equipa que gosta de jogar, de provar valor, de colocar os nossos jogadores em evidência. Contra outras equipas do mesmo nível, nós tivemos os nossos bons momentos».

    PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 5-0 Rio Ave FC

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Cantoneiro
    Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
    Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.