À espera de um milagre de Natal | RB Salzburgo x SL Benfica

    Benfica
    Liga dos Campeões, 6.ª jornada: terça-feira, 20h00. 12 de dezembro de 2023

    A ANTEVISÃO: DIFÍCIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL. O SL BENFICA PRECISA DE VENCER OS AUSTRÍACOS POR DOIS GOLOS DE DIFERENÇA PARA CONTINUAR NA EUROPA

    Está oficialmente aberta a época natalícia, para muitos, a celebração mais aguardada do ano. É o tempo das ruas iluminadas, de estar em família a degustar as iguarias tradicionais, da troca de prendas, mas também, de acontecimentos raros, que por vezes surgem nesta altura festiva e que apelidamos de milagre de Natal. E é precisamente isso que o SL Benfica vai procurar hoje para continuar nas competições europeias. Na derradeira jornada da fase de grupos da Champions, os encarnados, que ocupam a última posição do grupo D com um ponto, a três do RB Salzburgo, estão obrigados a vencer na Áustria por dois golos de diferença, e assim agarrarem o terceiro lugar que dá acesso ao play-off da Liga Europa.

    Não se adivinha uma tarefa nada fácil, desde logo, pela instabilidade que o SL Benfica atravessa, com algumas exibições aquém das expetativas, e a terem impato direto nos resultados da equipa. António Silva é um dos ausentes do jogo de hoje por estar castigado, a juntar aos lesionados Bernat, Bah e David Neres. Quem pode estar de regresso ao onze é o defesa esquerdo Jurasek, recuperado de lesão. O problema nas laterais tem sido mesmo o maior pesadelo de Roger Schmidt, mas a falta de eficácia dos avançados é outro ponto negativo que está a assolar a formação encarnada, e que o técnico alemão ainda não conseguiu resolver. Musa, Arthur Cabral e Tengstedt têm mostrado pouco ou quase nada para um clube com a dimensão do SL Benfica, quando o que se pede para mais logo é que a equipa esteja inspirada na hora de atirar à baliza.

    Rafa Silva Mads Bidstrup Benfica Salzburgo
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Perspetiva-se uma entrada forte das águias e Roger Schmidt deverá apostar numa pressão alta, aquela que foi a sua imagem de marca na temporada passada. O ideal será marcar o mais cedo possível e não deixar arrastar o empate, pois essa será, com toda a certeza, a estratégia do RB Salzburgo para este desafio, nunca descurando a possibilidade de mexer com o marcador e deixar os encarnados com o terceiro lugar cada vez mais longe. Schmidt não deverá alterar o seu esquema tático em virtude da necessidade de fazer golos, e conta com o pé quente de João Mário, depois do médio português ter assinado um hat trick na jornada anterior frente ao FC Internazionale Milano. Rafa e Di María são sempre jogadores perigosos e que podem decidir uma partida, mas têm de estar no pleno das suas capacidades.

    Acima de tudo, toda a equipa terá de estar no seu melhor nível se quiser levar de vencida o RB Salzburgo, comandado por Gerhard Struber, que tem um problema por resolver no lado esquerdo da defesa. Guindo não se encontra inscrito na Liga dos Campeões, Terzic está lesionado e a dúvida maior é Ulmer, que tem estado com dores no corpo. O treinador austríaco utiliza preferencialmente o 4-4-2 e tem no ataque jogadores perigosos, como Simic e Konaté. No meio-campo também existe talento, com Oscar Gloukh a ser uma das principais referências. O duelo desta noite vai ser um teste bastante exigente e de muita paciência para o SL Benfica, que quer fazer desta participação na prova milionária um mal menor, ao continuar nas competições europeias, via Liga Europa. Depois da derrota com o conjunto austríaco por 0-2 na primeira jornada, espera-se uma grande noite europeia e que haja um milagre de Natal a iluminar de vermelho o Red Bull Arena, que não vai ter adeptos benfiquistas a apoiar a sua equipa, devido ao castigo aplicado às águias por parte da UEFA.

    O árbitro da partida será o alemão Daniel Siebert.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. SL Benfica e RB Salzburgo vão defrontar-se pela segunda vez em toda a história.
    2. Os encarnados ainda não venceram qualquer jogo na fase de grupos desta edição da Champions. A formação austríaca conta apenas com uma vitória, conseguida no Estádio da Luz.
    3. O RB Salzburgo lidera o campeonato do seu país, enquanto o conjunto orientado por Roger Schmidt ocupa a terceira posição da liga portuguesa.
    4. Nas últimas cinco partidas, as águias têm duas vitórias e três empates. Os austríacos contam com três triunfos e dois empates.
    5. A média de golos marcados do SL Benfica esta época é de 1,73 por jogo. Já a da formação treinada por Gerhard Struber é de 1,92.
    6. O RB Salzburgo ocupa a 37.ª posição no ranking da UEFA. Os encarnados estão no 20.º lugar.
    7. A média de idades do plantel do SL Benfica é de 25,5 anos, enquanto a da equipa austríaca é de 22,3.
    8. O mais longe que o RB Salzburgo conseguiu ir na Liga dos Campeões foi até aos oitavos-de-final, na época 2021/2022, sendo eliminado pelo FC Bayern Munique.
    9. O SL Benfica é o segundo clube com mais participações na Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões, num total de 41 presenças, só atrás do Real Madrid FC.
    10. Roger Schmidt já foi treinador do RB Salzburgo entre 2012 e 2014, tendo conquistado um campeonato austríaco.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Orkun Kokçu Oscar Gloukh Benfica Salzburgo
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Oscar Gloukh (RB Salzburgo) – É uma das grandes figuras do RB Salzburgo. A cumprir a sua segunda época na formação austríaca, este médio ofensivo de apenas 19 anos é uma promessa do futebol israelita, sendo já internacional pela seleção principal do seu país. Oscar Gloukh é um jogador com uma grande visão de jogo, técnica apurada, e joga bem com os dois pés. Possui ainda um bom remate e gosta de ter bola, assumindo-se como o principal estratega da equipa. Esta temporada já leva seis golos marcados, dois deles na Champions, e quatro assistências.

    Angel Di María
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Di María (SL Benfica) – O extremo argentino de 35 anos dispensa apresentações. Contudo, já viveu melhores dias na Luz, mas aos poucos, está a voltar aquilo que habitou os adeptos encarnados e que mostrou no início da temporada. Di María já não é o velocista dos seus tempos áureos, mas dos seus pés pode nascer sempre um lance de magia que decida um encontro, como, por exemplo, em lances de bola parada. Esta época já conta com cinco remates certeiros e uma assistência.

    XI´s PROVÁVEIS

    RB Salzburgo: Schlager; Dedic, Piatkowski, Baidoo e Ulmer; Luka Susic, Capaldo, Bidstrup e Oscar Gloukh; Simic e Konaté

    Treinador: Gerhard Struber

    «Vamos ter de ser fortes, não queremos esperar, não podemos agir com passividade, temos de seguir os nossos princípios, há que jogar com coragem e fé. É uma grande oportunidade para a nossa equipa poder comparar-se com uma grande equipa. Em Lisboa, conseguimos ganhar com união, disciplina e demonstrámos ter as ferramentas para ganhar. Acaba por ser uma final para os dois clubes. É um jogo com caráter de final. Favorito é o Benfica, que tem mais experiência. No ano passado chegou aos quartos-de-final e está sempre no topo da liga em Portugal».

    SL Benfica: Trubin; Aursnes, Otamendi, Morato e Jurasek; Florentino, João Neves e João Mário; Rafa, Di María e Tengstedt

    Treinador: Roger Schmidt

    «Vencer aqui é muito difícil, é uma equipa muito boa. Mas já mostrámos, no passado, que conseguimos jogar bem e criar oportunidades. Estamos numa forma muito boa. Olhando para o encontro contra eles em casa, jogámos durante 90 minutos com 10 e, mesmo assim, criámos oportunidades para vencer o jogo. Temos de ser eficazes no ataque e ter cuidado com as transições, em que eles são muito fortes. Queremos marcar um golo e ir em busca do segundo».

    PREVISÃO DE RESULTADO: RB Salzburgo 1-3 SL Benfica

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Braga atento a médio do Arouca para 2024/25

    O Braga pode realizar algumas contratações no próximo mercado...

    Atlanta Hawks de olhos postos no futuro | NBA

    No passado dia 12 de maio, os Atlanta Hawks...

    Manuel Tulipa já não é treinador do Torreense

    Manuel Tulipa deixou o comando técnico do Torreense. O...
    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.