Primeira Liga, 15.ª Jornada. Sexta-feira, 19h00, 6 de Janeiro de 2023
ANTEVISÃO: ÁGUIAS PROCURAM VOLTAR ÀS VITÓRIAS NA LUZ APÓS DESLIZE EM BRAGA
O último jogo para o campeonato trouxe o que os benfiquistas, desde o início desta época, tinham colocado de lado – uma derrota. Terminou o ano de 2022 e terminou também a invencibilidade do SL Benfica. No entanto, como reza a história deste clube, a palavra “perder” não faz parte do vocabulário dos adeptos e dos jogadores.
Como tal, os encarnados vão receber os algarvios na Luz para mais um duelo, que tem como palavra de ordem “ganhar”. Apesar de o clube de Portimão também querer voltar às vitórias, as águias jogam em casa, contando assim com o apoio dos adeptos. Quem levará a melhor neste duelo?
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será o 49.º encontro oficial entre as duas equipas, o 39.º a contar para o campeonato.
- Nas restantes 48 partidas, as águias saíram vitoriosas em 37, derrotadas em duas e com um empate em nove.
- A nível de golos, a hegemonia dos encarnados é notória: 115 marcados contra 29 sofridos.
- Nos últimos cinco confrontos entre as duas equipas, registaram-se um empate, três vitórias para as águias e uma para o adversário.
- A maior vitória dos encarnados frente aos alvinegros, em casa, foi em 1974/75, por 6-0, num jogo a contar para a Taça de Portugal. A maior vitória dos algarvios na Luz foi em 2021/22, por 1-0, num jogo a contar para o campeonato.
- Os resultados típicos entre os dois emblemas, em jogos SL Benfica x Portimonense SC, são: 2-0; 1-0 e 5-1. Todos estes resultados foram conseguidos quatro vezes.
- Ambas as equipas vêm de derrotas: o SL Benfica frente ao SC Braga (3-0) e o Portimonense SC frente ao Casa Pia AC (1-2).
- Apesar da derrota, no total dos 14 jogos realizados até ao momento, as águias continuam no primeiro lugar da classificação com 37 pontos, 12 vitórias, um empate e uma derrota. Os alvinegros estão em oitavo lugar, com 19 pontos, seis vitórias, um empate e sete derrotas.
- No que diz respeito a golos, os encarnados têm 37 marcados e 10 sofridos. Já os algarvios têm 13 marcados e 16 sofridos.
- Para este jogo, Roger Schmidt não pode contar com Rafa, habitual titular e um dos melhores jogadores da equipa encarnada, que cumpre um jogo de castigo por acumulação de amarelos.
JOGADORES A TER EM CONTA
Gonçalo Ramos (SL Benfica) – O avançado português continua a ser a estrela da equipa encarnada. Em 14 jogos realizados até agora marcou nove golos e fez três assistências, o que o eleva ao estatuto de melhor marcador da liga, até ao momento, a par de Taremi.
Apesar de ter ficado em branco no jogo frente aos minhotos, Gonçalo Ramos foi um dos melhores jogadores portugueses no Mundial e já deu provas de que é uma das peças-chave da equipa de Roger Schmidt. É muito provável que cause estragos à defesa alvinegra.
Luquinha (Portimonense SC): O brasileiro representa a equipa principal dos alvinegros desde julho de 2020. Até ao momento, nas quatro épocas, em 55 jogos a contar para o campeonato, marcou quatro golos e fez cinco assistências, sendo que dois desses golos e duas dessas assistências ocorreram na presente época. O médio está então de pé quente, visto que marcou o golo solitário da equipa algarvia no último jogo frente ao Casa Pia AC. Será que desta vez vai dar dores de cabeça aos encarnados?
XI´s PROVÁVEIS
SL Benfica: Vlachodimos, Grimaldo, António Silva, Otamendi, Bah, Florentino, Enzo Fernández, João Mário, Aursnes, David Neres, Gonçalo Ramos.
Treinador: Roger Schmidt
«Amanhã é a próxima oportunidade para fazer melhor do que na semana passada. E vamos fazer melhor, de certeza, e teremos oportunidades para ganhar o jogo. Os jogadores mostraram uma reação muito boa nos treinos. Estamos ansiosos por jogar no nosso estádio. Será a primeira vez em algumas semanas. Queremos proporcionar aos adeptos um bom jogo e lutar pelos três pontos».
Portimonense SC: Nakamura, Moufi, Pedro Henrique, Relvas, Seck, Paulo Estrela, Diaby, Klismahn, Ouattara, Caju, Luqinha.
Treinador: Paulo Sérgio
«Espero um adversário de grande qualidade, como tem sido regra e não aquilo que apresentou em Braga, com muito mérito do SC Braga. É sempre boa altura para defrontar o adversário de amanhã, porque é sempre um desafio muito grande, são os jogos que os atletas e os treinadores querem disputar. É um jogo diferente, contra um dos grandes do futebol português, é um desafio ainda mais difícil, mas é um momento de teste».