Natural de Olhão e nomeado para o Golden Boy 2020. Gonçalo Ramos destacou-se no clube da terra (Olhanense) e chegou ao SL Benfica na época de 2012/2013 com apenas 13 anos. O avançado percorreu todos os escalões de formação e já integrou, por duas vezes, as convocatórias de Bruno Lage para jogos da equipa sénior.

Percurso até à principal equipa do SL Benfica

Gonçalo é um jovem avançado português de 19 anos. Possante fisicamente (1,84m e 77kg), a nova máquina de golos do Seixal apresenta números incríveis nos escalões de formação: mais de 100 jogos e 51 golos marcados.

Uma característica singular de Gonçalo Ramos é que, devido à sua tenra idade, opta por jogar nos três escalões elegíveis (equipa B, sub-23 e juniores) durante a mesma época. Em 2019/2020, até à suspensão dos campeonatos de futebol devido à pandemia de covid-19, o jovem avançado contava com dois jogos e dois golos pela equipa de sub-23 e vinte jogos e quatro golos pela equipa B do Benfica. Além disto, também fez um jogo no campeonato nacional de juniores e seis na Youth League onde conta com seis jogos, quatro golos marcados e uma assistência.

Anúncio Publicitário

O que pode trazer ao plantel das ‘Águias’

A equipa sénior do Benfica passa por grandes dificuldades e péssimas exibições. No momento defensivo, as lacunas são notórias ao nível da bola parada e da coesão entre os jogadores. A meio-campo, Weigl continua sem justificar o investimento de 20 milhões de euros e Gabriel mantém a má forma após lesão. No ataque, existe uma inconsistência relativamente ao titular da equipa: ora joga Vinícius, ora joga Seferovic, ora joga Dyego Sousa. De facto, nenhum dos três tem mostrado bons indícies exibicionais, exceto os 45 minutos de Vinícius frente ao CD Santa Clara, onde marcou dois golos e podia ter feito mais um ou dois.

Contudo, falta uma peça ao ataque ‘encarnado’: um avançado português, jovem e possante. É neste perfil que encaixa (na perfeição) Gonçalo Ramos. Com o contrato renovado em agosto do ano passado e com uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, o algarvio é, sem dúvida, uma das grandes promessas do Seixal. Elogiado por Bruno Lage em diferentes momentos e apelidado por muitos como o ‘novo João Félix’, Gonçalo Ramos não acusa a pressão e já treina com a equipa principal do Benfica.

O jovem tem uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros
Fonte: SL Benfica

O internacional jovem por Portugal é um jogador polivalente que atua como segundo avançado, mas também como médio ofensivo. Ainda assim, é no setor mais ofensivo que se destaca dada a sua capacidade atlética, posicional e finalizadora.

Vice-campeão europeu de sub-19 no ano passado e melhor marcador do torneio, Gonçalo Ramos tem tudo para ter sucesso no Benfica. É, provavelmente, um dos jogadores que vai ‘subir de escalão’ e ser presença assídua na principal equipa dos ‘encarnados’, com ou sem Bruno Lage.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Comentários