À procura de uma agulha num palheiro | Benfica x Rangers

    Benfica
    Liga Europa, 1.ª mão dos oitavos de final: quinta-feira, 7 de março de 2024, 20h00

    A ANTEVISÃO: ÁGUIAS TÊM 90 MINUTOS PARA PEDIR DESCULPA AOS ADEPTOS E VIRAR A PÁGINA DO CLÁSSICO

    Hoje em dia, não há muita coisa tão complicada como entender a versão 2023/2024 do Benfica. Um plantel avaliado em mais de 360 milhões de euros que não consegue mostrar dentro das quatro linhas toda a sua valia (nem perto) e que tem sentido mais dificuldades do que o normal para vencer jogos contra conjuntos bastante inferiores e ainda mais para se bater de igual para igual com os rivais diretos.

    Tudo parece ser demasiado confuso, desde a hora em que é anunciado o ‘onze inicial’ até ao final do jogo. Jogadores fora de posição, estranha gestão física e mental dos mesmos, demasiados erros individuais que denunciam um coletivo muito aquém e exibições atrás de exibições que denotam um total desconhecimento do adversário. Tendo até um plantel mais completo, o Benfica de Roger Schmidt é hoje uma miragem daquilo que já foi, principalmente quando conjugava na mesma equipa inicial dois jogadores de classe mundial: Enzo Fernández e Alejandro Grimaldo.

    A campanha na Champions deixou muito a desejar, o sufoco com o Toulouse, já na Liga Europa, lançou ainda mais desconfianças sobre Roger Schmidt e os embates contra Sporting e Porto parecem ter sido a gota de água para alguns benfiquistas. Mais do que as derrotas, ficou bem patente a grande diferença coletiva que existe das águias para leões e dragões.

    Um Benfica desorganizado, desacreditado e completamente engolido do ponto de vista estratégico, perdeu a liderança do campeonato, viu o Porto aproximar-se e está em maus lençóis na Taça de Portugal.

    Na ressaca dos dois últimos episódios frustrantes, o Benfica recebe, na Luz, o Rangers, num jogo a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.

    Também os ‘protestantes’ partem para o encontro da Luz com uma derrota no último jogo a contar para o campeonato. O desaire em casa contra o Motherwell (1-2) não afastou a equipa do primeiro lugar, mas interrompeu uma sequência de 11 vitórias consecutivas.

    Na fase de grupos da Liga Europa, o Rangers foi de entre todos os primeiros classificados aquele que teve menor pontuação. À frente de Sparta de Praga, Bétis e Aris Limassol, a equipa do português Fábio Silva arrecadou um total de 11 pontos, marcou oito golos e sofreu em seis ocasiões.

    Em toda a temporada, os escoceses disputaram 45 jogos: venceram 33, empataram cinco vezes e perderam sete. Já o Benfica, em 41 jogos, venceu 27, empatou em sete ocasiões e perdeu em outras sete. Roger Schmidt já pode contar com Alexander Bah, que voltou aos treinos na quarta-feira.

    O grande desafio nesta eliminatória será resistir ao típico inferno do Ibrox Stadium, mas é na Luz que se jogam os primeiros 90 minutos dos oitavos de final. Só um Benfica muito diferente daquele que se bateu com o Toulouse (para não falar em Sporting e Porto) poderá ambicionar alguma coisa mais nesta Liga Europa.

    O árbitro nomeado é o alemão Tobias Stieler.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Este será apenas o terceiro confronto entre Benfica e Rangers.
    2. Nos únicos dois duelos entre águias e protestantes, registaram-se dois empates. 2-2 na Luz e 3-3 na Escócia.
    3. Dos jogadores que enfrentaram o Rangers em 2020, só Rafa Silva e Otamendi continuam a pertencer aos quadros do Benfica. Otamendi foi expulso no único jogo em que ambas as equipas disputaram em Lisboa.
    4. Em toda história encarnada, as águias mediram forças com clubes escoceses em 12 ocasiões. O registo é de seis vitórias, três empates e três derrotas.
    5. A primeira visita do Benfica a território escocês aconteceu em 1960. A contar para a Taça dos Campeões Europeus, precisamente no ano em que conquistaram a sua primeira ‘orelhuda’, os encarnados bateram o Hearts por 1-2, com golos de José Águas e José Augusto.
    6. As três derrotas do Benfica foram todas contra o maior rival do Rangers: o Celtic. Aliás, Benfica e Celtic repetiram por quatro vezes consecutivas, com duas vitórias para cada lado, o mesmo resultado (3-0) entre 1969 e 2006.
    7. Jorge Jesus e Steven Gerrard eram os treinadores de Benfica e Rangers, respetivamente.
    8. No cômputo geral da temporada, o Benfica tem 86 golos marcados e 40 sofridos. Do lado do Rangers, os números são ligeiramente melhores: 94 golos marcados e 34 sofridos.
    9. Este será o primeiro jogo entre uma equipa orientada por Roger Schmidt e outra treinada por Philippe Clément.
    10. Roger Schmidt vai, pela primeira vez na carreira, defrontar uma equipa escocesa.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Rafa e St. Juste no Benfica Sporting
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Rafa Silva – Pouco ou nada fez perante as armadilhas exemplarmente montadas, primeiro, por Rúben Amorim e, depois, por Sérgio Conceição, que conseguiram tornar o Benfica ainda mais irreconhecível. No entanto, a história recente já nos provou que com um Rafa inspirado é meio caminho andado para um jogo bem conseguido por parte das águias.

    Para este encontro, será certamente bem vigiado, mas o Rangers está longe de ter a disciplina tática de leões e dragões. Num momento em que os encarnados precisam urgentemente de dar uma resposta positiva, o número 27 do Benfica poderá ser uma das principais referências no “grito de revolta” que se espera. É pouco expectável que Roger Schmidt escolha um ‘onze’ sem referência ofensiva e isso é algo aumenta as expectativas em relação à prestação do ex-internacional português, que já provou diversas vezes que não se sente confortável como o jogador mais adiantado da frente encarnada.

    Em 41 jogos nesta temporada, Rafa leva 17 golos e 14 assistências.

    James Tavernier pode ser uma ameaça à equipa do Benfica
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    James Tavernier – Nasceu em Bradford, na Inglaterra, mas é na Escócia, sempre ao serviço do Rangers, que tem feito uma carreira impressionante. A completar a sua nona época consecutiva como jogador dos ‘protestantes’, James Tavernier contabiliza 122 golos e 81 assistências. Os números são ainda mais incríveis se considerarmos que o jogador inglês de 32 anos é… lateral-direito.

    Exímio batedor de bolas paradas, Tavernier é um ídolo para os adeptos do Rangers. Nesta temporada, são já 21 remates certeiros, o que significa que esta já é a sua melhor época da carreira no que aos golos diz respeito.

    XI´s PROVÁVEIS

    Benfica: Trubin; Alexander Bah, António Silva, Otamendi e Carreras; Florentino Luís e João Neves; Ángel Di María, Rafa Silva e Aursnes; Arthur Cabral

    Treinador: Roger Schmidt

     «Acho que o Rangers é uma boa equipa, jogam de maneira muito direta, com muitas transições, aproveitam a profundidade. São muito fortes com bola, têm grande intensidade. Temos de mostrar que estamos empenhados e estamos a jogar em casa, precisamos da nossa intensidade e confiança, aproveitando também o fator casa. Sabemos que vai ser um jogo difícil e queremos reagir».

    Rangers: Jack Butland; James Tavernier, John Souttar, Connor Goldson e Borna Barisic; John Lundstram e Nicolas Raskin; Tom Lawrence, Mohammed Diomande e Dujon Sterling; Cyriel Dessers

    Treinador: Philippe Clément

    «Acredito que podemos fazer história. Espero ter um excelente desempenho. Estamos muito motivados. Queremos vencer. Se tivermos de defender o resultado, nos últimos minutos, também iremos fazê-lo. Depois, teremos uma segunda oportunidade em casa, mas para já não quero pensar nisso. Quero que o plantel esteja focado no jogo de amanhã».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-1 Rangers

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares