📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rafa Silva | De malas “aviadas”, qual será o destino final?

- Advertisement -
Benfica

Rafa Silva foi durante anos e anos um dos maiores símbolos do Sport Lisboa e Benfica, mais em campo do que fora dele. Sempre discreto, tímido, sem mostrar os dentes aos adeptos, mantinha-se no seu canto, como um autêntico enigma misterioso que só se “abria” ao mundo num cenário, no relvado, a fazer aquilo que mais gosta e que melhor sabe fazer.

Nunca foi um jogador exuberante, raramente sorriu e demonstrou qualquer pico de felicidade, mas o que é certo é que Rafa era feliz de águia ao peito, pelo menos os seus números demonstram isso. Esta é a história de um príncipe que nunca conseguiu ser rei, não pela sua vontade, mas essencialmente pela crítica constante de que foi alvo, vezes e vezes sem conta. 

Quando me falam de Rafa, de quem gosto muito a título pessoal, respondo sempre com o facto de ser um jogador “underrated” durante toda a sua carreira. Concordo que nunca foi um fora de série, nunca me pareceu um jogador para entrar de caras num dos gigantes do futebol mundial, mas sempre foi um jogador constante nas suas exibições, nos seus números e na influência que tinha em todas as equipas montadas no laboratório do Seixal.

É um jogador muito diferente de todos os outros, tem características únicas que, em comparação com os grandes jogadores do panorama atual, diria que apenas vejo em Chiesa um talento tão grande na progressão, em velocidade e com bola na saída para contra ataque. Mas todos estes predicados não convenceram os responsáveis encarnados e renovar o seu vínculo com clube que representou durante a maior parte da sua carreira, mas também é certo que não se sabe o lado de Rafa nesta história, não podemos afirmar que o internacional português quisesse efetivamente ficar em Lisboa até ao final da sua carreira, por isso, este foi o desfecho inevitável de uma bonita história de amor, contada a partir das chuteiras de um jogador diferenciado!

Se a etapa de águia ao peito terminou, o que se segue no futuro do eletrizante avançado luso?

ARÁBIA SAUDITA

Diria que é o destino mais provável para Rafa Silva, porque para além do fator financeiro, iria dar-lhe uma estabilidade desportiva única, e uma liga onde podia valer-se das suas características técnicas e táticas para ser uma das grandes estrelas de qualquer companhia. Penso que, na corrida por Rafa Silva, poderemos ter logo à cabeça o Al Hilal, treinado por Jorge Jesus, que é um sério admirador de Rafa, e depois todas as outras equipas grandes do campeonato saudita que, mais uma vez, não iram olhar a gastos para reforçar os seus plantéis com craques da sua craveira.

CATAR

O Al Sadd, antiga equipa de Xavi Hernandez, está a montar uma equipa interessante. Sempre muita atenta ao nosso futebol, tendo em conta que já tem no seu plantel nomes como Uribe e Gonzalo Plata, aos quais se juntou há bem pouco tem Rafa Mujica, esta equipa tem muitos argumentos para convencer Rafa numa possível mudança, resta saber se o extremo português vai privilegiar a carreira em detrimento do dinheiro ou vice-versa!

TURQUIA

O mercado turco está, com toda a certeza, muito atento a Rafa Silva, especialmente os três clubes mais famosos do país, Fenerbahçe, Galatasaray e Besiktas. Acredito que a Turquia poderia ser um destino atrativo para Rafa, tanto a nível financeiro como a nível futebolístico, porque é uma liga muito competitiva e onde os seus maiores clubes apostam forte nas competições europeias. Um destino que deve ser considerado seriamente!

ESTADOS UNIDOS

Este tem de ser sempre um mercado a ter seriamente em conta quando se tratam de nomes interessantes no mercado e, ainda para mais, a custo zero. Rafa é um desses nomes e poderia muito bem ser uma aposta interessante de qualquer equipa americana, numa liga onde já brilham Messi, Busquets, Suárez, Jordi Alba e, mais recentemente, Olivier Giroud!

ITÁLIA

O interesse da Lazio em Rafa não é novo, e pode agora reativar-se com este adeus declarado ao Benfica e a Portugal.

Maurizio Sarri é um confesso adepto das características de Rafa, e a Serie A podia ser um destino bem interessante para que o extremo português mostrasse toda a sua qualidade ao mais alto nível.

ALEMANHA

Sinceramente, não estou a imaginar Rafa numa equipa de topo do futebol alemão, mas, tendo em conta aquilo que oferece ao jogo, é um abre-latas muito interessante para qualquer treinador ter no seu plantel. Na Bundesliga, clubes como o Estugarda ou o Frankfurt poderiam receber Rafa nas suas fileiras e fazer do internacional português uma séria mais-valia a ter muito em conta!

Seja qual for o destino de Rafa Silva, penso que é uma pena e uma grande perda para o nosso futebol ver craques desta dimensão a saírem pela porta pequena. Depois de anos de águia ao peito e muitos troféus conquistados, Rafa diz adeus ao Estádio da Luz, ficando dono e senhor do seu futuro. É certo que foi uma das grandes transferências entre clubes da história do futebol português, mas o seu rendimento desportivo provou que foi uma aposta mais que ganha. Agora, aos 30 anos de idade e ainda com muito para dar aos relvados deste mundo, Rafa abandona Portugal e está a caminho de outro destino que irá receber o seu futebol de braços abertos!

Muito obrigado, Rafa, por tudo aquilo que nos deste e por aquilo que fizeste pelo futebol português. És para sempre um grande jogador, um dos melhores jogadores portugueses que eu vi jogar. 

Obrigado, Pulga!

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho nunca perdeu frente ao Braga mas não ganhou o jogo que disputou pelo Benfica frente aos minhotos em 2000

José Mourinho prepara-se para fazer o seu décimo jogo oficial frente ao Braga. O técnico nunca perdeu frente aos minhotos, mas não venceu o jogo que disputou ao serviço do Benfica.

Geny Catamo confessa: «Desde criança tinha o sonho de jogar com a camisola 10»

Geny Catamo herdou a camisola 10 no início da temporada no Sporting e assumiu o mesmo número na seleção de Moçambique para a CAN.

Rui Borges perto de receber dois “reforços” no Sporting já no início de janeiro

Rui Borges deve receber dois jogadores no início de janeiro. Zeno Debast e Daniel Bragança estão praticamente recuperados e perto de se juntarem à equipa do Sporting.

Fotis Ioannidis aponta diferenças para Luis Suárez e elogia Vangelis Pavlidis: «Gosto de vê-lo marcar»

Fotis Ioannidis concedeu uma entrevista onde abordou o momento do Sporting, as diferenças face a Luis Suárez e a relação de amizade com Vangelis Pavlidis.

PUB

Mais Artigos Populares

Paul Scholes elege pior contratação da história do Manchester United: «Não conseguia dar um chuto numa bola, nunca vi nada assim»

Paul Scholes elegeu o guarda-redes Mark Bosnich como a pior contratação da história do Manchester United.

Deu o triunfo ao Manchester United no Boxing Day e respondeu às críticas de Ruben Amorim: «Nunca é agradável»

Patrick Dorgu foi a estrela do Manchester United na vitória frente ao Newcastle, no Boxing Day. O lateral foi chamado a comentar críticas antigas de Ruben Amorim às suas prestações.

Bis de Jovane Cabral garante triunfo do Estrela da Amadora frente ao Famalicão

O Estrela da Amadora venceu na deslocação ao terreno do Famalicão por 3-2. Encontro referente à 16.ª jornada da Primeira Liga.