É preciso mais e mais

19 de agosto de 2016, Rafa Silva assina pelo Benfica e torna-se protagonista da maior transferência de sempre entre clubes portugueses, num valor que rondava algo como 16 milhões de euros. Há pouco mais de um mês, tinha sido um dos 23 eleitos que conquistaram o Europeu com a seleção portuguesa.

Uma época passou e, ainda, não fez jus ao valor pago por ele.

Disputou 12 partidas como titular, num total de 20 jogos disputados, com ressalva para o clássico contra o rival da segunda circular, em que fez uma assistência para o golo de Eduardo Salvio, num passe notável de trivela. Acabou por nunca se impôr como um dos indiscutíveis, também face à forte concorrência de Cervi e Zivkovic. Apenas há a destacar o facto de ter sido sempre titular nos clássicos, fazendo valer a sua experiência.

Se em alguns jogos a exibição agradava, lembro-me dos dois clássicos no Estádio da Luz, noutros era exigido que fizesse mais. Marcou apenas por duas vezes e registou seis assistências.

Pede-se mais dele, nomeadamente na última decisão. Quando em situações de contra-ataque peca por não tentar finalizar ou por demorar demasiado tempo a fazê-lo, permitindo que as defesas contrárias se posicionem de novo. Falta-lhe segurança e regularidade nas exibições.

Rafa ainda não convenceu Fonte: SL Benfica
Rafa ainda não convenceu
Fonte: SL Benfica

Se quer ser, a par de Fejsa, Luisão ou Pizzi, um dos titulares vai ter de elevar ao expoente máximo as suas características – tentar desequilibrar com maior preponderância, apostar forte nos lances de 1 x 1 e nas transições rápidas. Este ano sem a sorte de ter uma linha defensiva tão forte quanto a que tinha com Nelson Semedo, Lindelof e Ederson.

A versatilidade a nível de posicionamento – pode jogar nas alas, assumir a posição 10 no terreno de jogo, ou ser um segundo avançado – é um dos seus maiores trunfos. O facto de conseguir desempenhar várias funções no campo permite que a qualquer momento seja chamado à titularidade ou a substituir alguém no decorrer da partida.

Contudo, a concorrência não lhe antevê tarefa fácil. Franco Cervi e Zivkovic já provaram que estão na calha para se assumirem também como titulares e não vão facilitar a vida de Rafa.

Cervi faz uso da sua rapidez e da elevada capacidade técnica, aliando a disponibilidade física para ajudar em tarefas defensivas. Já Zivkovic aposta na visão de jogo e nos cruzamentos tensos que, com frequência, levam perigo à área adversária.

Rafa Silva chegou como promessa do futebol português e internacional A, mas tarda em afirmar-se como tal. Resta saber se vai ser na época que se aproxima que vai fazer valer os milhões gastos para o contratar.

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.

Benfica define futuro de Henrique Araújo

O Benfica já tomou uma decisão quanto ao futuro de Henrique Araújo. Avançado será integrado na pré-época encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Olivier Giroud regressa a França para jogar no Lille

Olivier Giroud foi oficializado como novo jogador do Lille. Avançado regressa a França aos 35 anos de idade.

Alexandre Lacazette deixa o Lyon e ruma ao Neom da Arábia Saudita

Alexandre Lacazette é mais um nome a rumar à Arábia Saudita. Avançado deixa o Lyon e reforça o Neom, clube recém-promovido.

Flamengo vê fugir destaque do Mundial de Clubes 2025 para a Rússia por 25 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Gerson para o Zenit. O emblema russo acionou a cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.