UEFA Europa League, 16-avos-de-final, 1.ª mão: quinta-feira, 20h, 18 de Fevereiro de 2021
ANTEVISÃO: APROVEITAR A LIGA EUROPA PARA SALVAR A ÉPOCA

 

O SL Benfica recebe o Arsenal FC, num jogo a contar para os 16-avos-de-final da Liga Europa. Devido às restrições sanitárias entre Reino Unido e Portugal, consequentes da pandemia de Covid-19, a UEFA decidiu que o jogo se vai realizar no Estádio Olímpico de Roma, em Itália.

Anúncio Publicitário

As águias veem-se obrigadas a vencer este duelo para compensar as más prestações na Primeira Liga. Atualmente o SL Benfica encontra-se em quarto lugar na tabela classificativa, a 13 pontos do líder Sporting CP. Por sua vez, o seu adversário, Arsenal FC , ocupa o décimo lugar da Premier League, com 34 pontos, estando a 19 do líder Manchester City FC.

Tendo em conta a prestação das duas equipas nos seus campeonatos, prevê-se um jogo disputado, sendo que o Arsenal FC procurará ganhar uma vantagem nesta primeira mão, garantindo golos fora. O SL Benfica, por sua vez, poderá jogar de uma forma mais resguardada, de forma a evitar golos arsenalistas e levar uma possível desvantagem para a segunda volta.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O SL Benfica vem de um empate a uma bola frente ao Moreirense FC, a contar para o campeonato português, e o Arsenal FC de uma vitória por 4-1 frente ao Leeds United FC, na Premier League.
  2. O SL Benfica e o Arsenal FC já participaram em cinco finais da Taça UEFA e da UEFA Europa League, mas nunca conquistaram o troféu.
  3. Na fase de grupos da UEFA Europa League, o Arsenal FC conseguiu o primeiro lugar do grupo B e o SL Benfica o segundo lugar do grupo D.
  4. No que diz respeito a golos marcados durante a fase de grupos, a equipa londrina é superior, uma vez que marcou 20 golos – a média de golos marcados por jogo é 3,33 -e a equipa portuguesa marcou 18 – a média de golos marcados por jogo é três.
  5. Analisando os golos sofridos, o Arsenal FC também esteve melhor, visto que sofreu apenas cinco golos – média de 0,8 golos sofridos por jogo – e o SL Benfica sofreu nove – média de 1,5 golos sofridos por jogo.
  6. As equipas só se encontraram uma vez nas competições da UEFA, sendo que as “águias” levaram a melhor, na segunda eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1991/92, ao vencer os londrinos por 3-1 no prolongamento. Na primeira volta, o jogo terminou com um empate a uma bola.
  7. Nos últimos três jogos em que se enfrentaram (jogos amigáveis de clubes), o Arsenal FC venceu dois e o SL Benfica apenas um.
  8. O SL Benfica apenas venceu 11 dos 36 jogos frente a clubes ingleses. Como equipa vistante, o Arsenal FC só venceu um dos sete encontros frente a equipas portuguesas nas provas UEFA.
  9. As “águias” nunca perderam em casa na UEFA Europa League, sendo que este recorde dura há 26 jogos, incluindo pré-eliminatórias. A equipa portuguesa soma 21 vitórias nesse total de jogos.

10. O melhor marcador dos encarnados é Pizzi, com seis remates certeiros, sendo que lidera a lista de melhores marcadores na fase de grupos da competição, juntamente com Yusuf Yazici. No Arsenal FC, os melhores marcadores são Nicolas Pépé e Eddie Nketiah, com três golos cada um.

JOGADORES A TER EM CONTA

Pizzi SL Benfica
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Pizzi (SL Benfica)Pizzi chegou ao SL Benfica em 2013 e é uma das figuras mais importantes do plantel. Na presente época conta com 11 golos e três assistências, em 33 jogos oficiais. Na UEFA Europa League está no topo dos melhores marcadores, com seis golos, representando assim uma ameaça para a equipa londrina.

Nicolás Pépé é a maior ameaça para o SL Benfica
Fonte: Arsenal FC

Nicolas Pépé (Arsenal FC)Nicolas Pépé assinou pelo Arsenal FC em Agosto de 2019, depois de ter marcado 37 golos em 79 jogos pelo LOSC Lille. Na presente época, o extremo conta apenas com quatro golos em 16 jogos na Premier League. Apesar do registo de golos ficar um pouco aquém, é importante referir que nos seis jogos da fase de grupos da UEFA Europa League fez três assistências e marcou três golos, sendo um dos melhores marcadores dos arsenalistas nesta competição.

XI’S PROVÁVEIS

SL Benfica: Vlachodimos, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves; Pizzi, Weigl, Rafa, Everton; Darwin e Seferovic.

Treinador: Jorge Jesus

“Conhecemos o Arsenal individual e coletivamente. Está no patamar alto do futebol inglês, mas nós sabemos do valor que temos e acreditamos que a nossa equipa pode surpreender o Arsenal. O Benfica entrou para a Liga Europa, fez uma fase de grupos muito boa, sem derrotas e tem a intenção de chegar o mais longe possível nesta competição.”

 

Arsenal FC: Rúnarsson; Cédric, Mustafi, Kolasinac, Maitland-Niles; Elneny, Granit Xhaka, Joe Willock; Reiss Nelson, Nketiah e Nicolas Pépé.

Treinador: Mikel Arteta

“Eles irão causar diferentes problemas em relação à fase de construção. Podem fazer isso de muitas maneiras diferentes e nós temos de estar preparados para isso e tentar anular o mais possível, porque é a mesma coisa que tentarão fazer connosco. A quantidade de golos que concedemos na competição é enorme porque os golos [fora] se tornam cruciais nestas fases, por isso é obviamente algo que teremos de ter sempre em mente.”

PREVISÃO DE RESULTADO: SL BENFICA 1- 1 ARSENAL FC

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome