📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Esforço, devoção e anti-benfiquismo

- Advertisement -

 

Bruno de Carvalho utiliza a rivalidade entre Benfica e Sporting, natural entre grandes clubes vizinhos, para travar qualquer discussão interna que o possa fragilizar. Bombardeando a comunicação social com dialéctica anti-benfiquista – atacando o clube rival, os seus profissionais e os seus adeptos –, ocupa, desta forma, o espaço mediático que lhe pertence. Recorrendo a um ódio endémico, projetando-o num inimigo externo, instrumentaliza as massas e impede, com todos os recursos de que dispõe, que o sportinguista comum perca demasiado tempo a pensar naquilo que não lhe interessa (a ele, entenda-se, Bruno de Carvalho); perdem-se as energias em discussões de café.

Lançam-se uns beijinhos provocadores, e fala-se de cartolinas e very-lights. Dizem-se mentiras. Cai-se no ridículo. Mas lá vai resultando. Assim, não se fala do fracasso europeu, do actual 3.º lugar (a um ponto do 4.º), da incompreensível (aos olhos do comum mortal) substituição de Bas Dost, do ordenado de Jorge Jesus, do ordenado de Bruno de Carvalho, do túnel de Alvalade, e muito menos se fala da decisão da UEFA sobre o “Caso Vouchers”, essa bandeira pela transparência e pela verdade desportiva, empunhada, há ano e meio, por Bruno de Carvalho. O presidente do Sporting assume-se, então, como profeta, protector e salvador; acena com o medo (a derrota e, sobretudo, a falência), recorda o passado, e mantém a confiança da porção de sócios que, antes de sportinguistas, são essencialmente anti-benfiquistas – vai dando, lamentavelmente, para diabolizar as alternativas democráticas que, assim haja coragem, se prestam a surgir.

Ao ler este texto, a esmagadora maioria dos sportinguistas ofender-me-á. Considerar-me-á um benfiquista, um “lampião”, que apenas quer o bem do seu clube e o mal do Sporting – não estão totalmente errados. Isso não invalida, todavia, que deseje a extinção do eterno rival; muito menos, que considere Bruno de Carvalho com as mínimas condições para ser presidente de um clube desta dimensão (ou de outra qualquer). Creio, pelo que me é dado a observar e a ouvir, que existem cada vez mais sportinguistas a pensar como eu; e cada vez menos a caírem na esparrela e, muito menos, a reverem-se neste presidente. E contra o argumento falso e cansado, propalado como barómetro pelo próprio, de que os benfiquistas temem Bruno de Carvalho, em contraponto com o passado recente e colaboracionista do clube, existem os factos: com José Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco, José Eduardo Bettencourt e Godinho Lopes, entre 1996 e 2013, o Benfica venceu dois campeonatos; com Bruno de Carvalho, entre Março de 2013 e 2016, vão lá ver quantos ganhou.

Apesar de ser benfiquista, e de querer ser campeão mil anos consecutivos, nem ao meu pior inimigo posso desejar tanto mal.

Foto de Capa: Sporting CP

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Romário Cunha brinca com os colegas: «Dizem que falo mais que necessário. Estou no meu cantinho e começam a chatear-me»

Romário Cunha celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.

Mateus Mide foi eleito o melhor jogador do Mundial Sub-17 e recebeu elogios: «Portugal tem o melhor jogador do mundo e mais não digo»

Mateus Mide celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.

Eis os onzes oficiais do Rangers x Braga da Europa League

O Rangers recebe o Braga na quinta jornada da Europa League. Depois da derrota diante do Genk, arsenalistas querem voltar aos triunfos.

Samu Aghehowa faz o 3-0 para o FC Porto diante do Nice

O FC Porto recebe o Nice no Estádio do Dragão, em jogo da jornada 5 da fase regular da Europa League. Samu apontou o 3-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença deixa mensagem: «Habituem-se, estamos cá para ganhar. Sem arrogância, mas com alegria imensa»

Pedro Proença celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.

Bino Maçães radiante com Mundial Sub-17: «Dificilmente será igualado»

Bino Maçães celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.

Bernardo Lima e mais um título para os sub-17: «Há um ano duvidava um bocado, mas a equipa é incrível»

Bernardo Lima celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.