sl benfica cabeçalho 1

«Eusébio – A História de uma Lenda» é o filme que conta, na primeira pessoa, a história daquele que foi um dos melhores jogadores de futebol de sempre, Eusébio da Silva Ferreira.

Desde os seus primeiros toques na bola, no bairro da Mafalala, em Moçambique, passando pelos seus maiores dias de glória, o documentário realizado por Filipe Ascensão é enriquecido por testemunhos de amigos e colegas de profissão, que fazem algumas revelações e relembram momentos vividos com o ‘Pantera Negra’.

Anúncio Publicitário

Uma das confidências é feita por Hilário, ex-jogador do Sporting e amigo de Eusébio desde os tempos em que viviam em Moçambique. Hilário desvenda que, antes de ser mundialmente conhecido como ‘Pantera Negra’, no bairro da Mafalala Eusébio era o ‘magagaga’, que significa trepador.

Já aí Eusébio se destacava pela sua destreza e velocidade, e sonhava seguir as pisadas do seu ídolo de sempre, Alfredo Di Stéfano. O antigo jogador do Real Madrid chegaria mesmo a considerar o ‘King’ “o melhor jogador de todos os tempos”.

Nessa altura, Eusébio começava a agitar o futebol português, tendo-se Benfica e Sporting envolvido numa disputa pela contratação do jovem moçambicano. Eusébio conta como o clube das ‘águias’ lutou por ele e ofereceu mais dinheiro à sua mãe.

O “menino de ouro”, como foi apelidado por Béla Guttmann, voava, então, para Lisboa. Mas a adaptação não foi fácil. O frio português e as saudades de casa faziam Eusébio querer voltar para África; só que o sonho de ser jogador sobrepôs-se às dificuldades por que passou ao início.

O apoio do colega e amigo Mário Coluna foi essencial nessa caminhada. Logo no seu jogo de estreia pelo Benfica fez um hat-trick e fazia antever as (muitas) alegrias que iria dar aos adeptos.