«Eusébio – A História de uma Lenda»

Mas como surgiu a ideia de fazer um filme sobre Eusébio? Filipe Ascensão explicou: “eu vivia em Paris, onde nasci e cresci. Descobri o cinema há 14 anos e queria fazer um documentário”. A sua paixão pelo futebol, aliada ao cinema, fê-lo escolher Eusébio, pelo que representava e representa para Portugal. “Além disso, também queria descobrir mais sobre as minhas origens”, prosseguiu. “Falei com ele ao telefone, ele perguntou-me se eu já tinha estado em Lisboa e eu disse que não. Ele pediu-me para vir a Portugal. Eu cheguei, almoçámos e passámos a tarde toda juntos, enquanto ele me contou imensas histórias. Percebi logo que era uma boa ideia, queria mostrar às pessoas o verdadeiro Eusébio”. No entanto, não foi um processo rápido. “Não fiz logo o filme, porque era muito jovem e não tinha experiência. Passados vários anos, fui ter com ele e disse-lhe que tinha mesmo de conhecer Portugal e que era uma boa ocasião para concretizarmos o projeto. E aqui está ele hoje”, esclareceu o realizador, com um largo sorriso no rosto.

Fazendo uma retrospetiva à “luta” que a produção desta película exigiu, Filipe confidenciou ao Bola na Rede que foi ele quem produziu e fez o guião e “até o cartaz do filme”. Cinco anos foi o tempo necessário para concluir todo o processo, e o realizador ainda não acredita que finalmente chegou até aqui: “Vejo os cartazes por todo o lado e as pessoas a fazerem perguntas, mas ainda não caí na realidade”. Depois de tanto trabalho, sente-se recompensado, pois considera que “foi uma sorte muito grande” Eusébio ter partilhado esses momentos consigo e ter depositado essa confiança em si.

transferir
Cartaz do filme « Eusébio- A história de uma lenda»
Fonte: Cinecartaz

Questionado sobre o que espera quando o filme for para as salas de cinema, a 23 de março, Filipe Ascensão foi perentório: O seu maior desejo é que o público goste. “Dei o meu melhor para poder ser partilhado com todos, porque sei que ele não é só o Benfica. Mas apelo especialmente aos Benfiquistas. As pessoas não nos podem levar a mal por nós dizermos que ele é ‘nosso’”, finalizou.

António Simões quis preparar as pessoas para a emoção que o documentário sobre o ‘Pantera Negra’ irá provocar aos mais sensíveis (e não só): “Por mais fortes que sejamos, é difícil resistir à lágrima, porque o filme é mágico. A única nota triste é ele não estar cá para ver”.

Três anos após a morte do ‘Rei’, «Eusébio – A História de uma Lenda» conta ainda com participações de Flora da Silva Ferreira, Sir Bobby Charlton, Luís Figo e Cristiano Ronaldo, e promete não deixar ninguém indiferente.

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Russell Martin despedido do Rangers depois de conseguir apenas uma vitória no campeonato

O treinador escocês, Russell Martin, não foi capaz de dar a volta a um mau início de época, levando o Rangers a decidir terminar o seu contrato.

Luton Town demite o treinador Matt Bloomfield após derrota frente ao Stevenage

O Luton Town acumulou a terceira derrota em cinco jogos e decidiu despedir Matt Bloomfield, que tinha chegado em janeiro deste ano.

Carlos Fangueiro ruma ao Chipre para treinar o Enosis Neon Paralimniou

O treinador português, Carlos Fangueiro, volta a treinar fora de Portugal e assina pelo último classificado da Liga do Chipre.

Atlético Madrid anuncia Mateu Alemany como novo diretor de futebol masculino

Mateu Alemany foi diretor desportivo do Barcelona entre 2020 e 2024 e irá coordenar o futebol profissional masculino do Atlético Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal anuncia mais 2 encontros particulares de peso em novembro e dezembro

Portugal vai jogar diante dos Países Baixos e do Brasil. As Navegadoras vão jogar os dois encontros particulares em solo nacional.

Arsenal premeia arranque de época de jogador com subida no salário

O Arsenal renovou contrato com David Raya. A duração do vínculo não aumentou, apenas o salário do guarda-redes espanhol.

Portugal já treinou na Cidade do Futebol depois do início de concentração com vista à qualificação para o Mundial 2026

A seleção nacional está reunida na Cidade do Futebol. Todos os 25 convocados estão às ordens de Roberto Martínez no primeiro treino.