«Eusébio – A História de uma Lenda»

Mas como surgiu a ideia de fazer um filme sobre Eusébio? Filipe Ascensão explicou: “eu vivia em Paris, onde nasci e cresci. Descobri o cinema há 14 anos e queria fazer um documentário”. A sua paixão pelo futebol, aliada ao cinema, fê-lo escolher Eusébio, pelo que representava e representa para Portugal. “Além disso, também queria descobrir mais sobre as minhas origens”, prosseguiu. “Falei com ele ao telefone, ele perguntou-me se eu já tinha estado em Lisboa e eu disse que não. Ele pediu-me para vir a Portugal. Eu cheguei, almoçámos e passámos a tarde toda juntos, enquanto ele me contou imensas histórias. Percebi logo que era uma boa ideia, queria mostrar às pessoas o verdadeiro Eusébio”. No entanto, não foi um processo rápido. “Não fiz logo o filme, porque era muito jovem e não tinha experiência. Passados vários anos, fui ter com ele e disse-lhe que tinha mesmo de conhecer Portugal e que era uma boa ocasião para concretizarmos o projeto. E aqui está ele hoje”, esclareceu o realizador, com um largo sorriso no rosto.

Fazendo uma retrospetiva à “luta” que a produção desta película exigiu, Filipe confidenciou ao Bola na Rede que foi ele quem produziu e fez o guião e “até o cartaz do filme”. Cinco anos foi o tempo necessário para concluir todo o processo, e o realizador ainda não acredita que finalmente chegou até aqui: “Vejo os cartazes por todo o lado e as pessoas a fazerem perguntas, mas ainda não caí na realidade”. Depois de tanto trabalho, sente-se recompensado, pois considera que “foi uma sorte muito grande” Eusébio ter partilhado esses momentos consigo e ter depositado essa confiança em si.

transferir
Cartaz do filme « Eusébio- A história de uma lenda»
Fonte: Cinecartaz

Questionado sobre o que espera quando o filme for para as salas de cinema, a 23 de março, Filipe Ascensão foi perentório: O seu maior desejo é que o público goste. “Dei o meu melhor para poder ser partilhado com todos, porque sei que ele não é só o Benfica. Mas apelo especialmente aos Benfiquistas. As pessoas não nos podem levar a mal por nós dizermos que ele é ‘nosso’”, finalizou.

António Simões quis preparar as pessoas para a emoção que o documentário sobre o ‘Pantera Negra’ irá provocar aos mais sensíveis (e não só): “Por mais fortes que sejamos, é difícil resistir à lágrima, porque o filme é mágico. A única nota triste é ele não estar cá para ver”.

Três anos após a morte do ‘Rei’, «Eusébio – A História de uma Lenda» conta ainda com participações de Flora da Silva Ferreira, Sir Bobby Charlton, Luís Figo e Cristiano Ronaldo, e promete não deixar ninguém indiferente.

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Faria deixa o cargo de treinador do Estrela da Amadora

José Faria está de saída do cargo de treinador do Estrela da Amadora. A oficialização da saída do técnico deve ser confirmada nas próximas horas.

Samuel Umtiti anuncia retirada dos relvados aos 31 anos

Samuel Umtiti anunciou o fim da sua carreira como futebolista. O defesa francês foi campeão do Mundo em 2018.

Portugal perde com os Estados Unidos no segundo jogo do Mundial de Voleibol

Portugal foi derrotado pelos Estados Unidos, na segunda jornada da fase de grupos do Mundial de Voleibol. A equipa das quinas perdeu por 3-0.

Filipe Luís rejeita proposta do Fenerbahçe e confessa: «Tenho um compromisso com estes jogadores e com este clube»

Filipe Luís explicou os motivos para ter rejeitado a proposta do Fenerbahçe. O treinador brasileiro quer continuar no comando técnico do Flamengo.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes nega encontro com Ruben Amorim: «Tem contrato com o Manchester United»

O candidato João Noronha Lopes esclareceu a ida a Inglaterra para assistir ao Manchester City x Manchester United.

Erling Haaland atinge recorde frente ao Manchester United de Ruben Amorim

Erling Haaland marcou dois golos no encontro do passado domingo e passou a ter mais intervenções para golo contra o Manchester United do que contra qualquer outro adversário na Premier League.

Wayne Rooney deixa recado a Ruben Amorim sobre a gestão de um jogador: «Deveria ser titular»

Wayne Rooney apelou à titularidade de Harry Maguire com o Manchester United. O defesa-central inglês foi suplente no último encontro, frente ao Manchester City.