Primeira Jornada do Grupo E da Liga dos Campeões: terça-feira, 20h00, 14 de setembro de 2021

ANTEVISÃO: O INÍCIO DE UM NOVO VOO EUROPEU

O SL Benfica defronta hoje o FC Dínamo Kiev, no jogo que marca o pontapé de saída da fase de grupos da Liga dos Campeões. Num grupo nada fácil, todos os pontos contam. Sendo assim, os encarnados vão à Ucrânia tentar trazer os primeiros três, para começarem com o pé direito esta caminhada pela maior competição europeia.

TEREMOS YAREMCHUK A MARCAR FRENTE À SUA EX-EQUIPA? SE ACHAS QUE IREMOS TER NOVO GOLO DO AVANÇADO UCRANIANO APOSTA JÁ COM A BET.PT!

Anúncio Publicitário

As águias estão a passar por uma excelente fase, como se tem visto, quer dentro, quer fora das quatro linhas. Quanto ao adversário, o panorama é muito semelhante. Duas equipas fortes que apenas pensam na vitória. Resta agora saber quem sai vitorioso neste primeiro duelo, disputado no Estádio Olímpico de Kiev.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Ambas as equipas vêm de vitórias nos respetivos campeonatos. Os ucranianos venceram por 2-0 o FC Metalist 1925 Kharkiv, ao passo que os encarnados venceram o CD Santa Clara por 5-0.
  2. As duas equipas ocupam a primeira posição na tabela classificativa das ligas, sem nenhuma derrota.
  3. Até ao momento, para o campeonato, o FC Dínamo Kiev disputou um total de sete jogos, tendo vencido seis e empatado um. O SL Benfica realizou cinco partidas, tendo saído vencedor em todas elas.
  4. Nos sete jogos, os ucranianos marcaram 22 golos e sofreram apenas dois. Já as águias, nas cinco partidas marcaram 13 golos e sofreram também dois golos.
  5. Atualmente, analisando a prestação das duas equipas nos campeonatos, observamos que os ucranianos apresentam uma média de remates por jogo superior à das águias: 20,57 contra 13,8.
  6. Posto isto, a equipa de Jorge Jesus precisará de ter especial atenção a Buyalskyi e a Tsygankov, que já levam cinco golos cada um, até ao momento. Quanto ao FC Dínamo Kiev, os olhares vão ter de se colocar em Yaremchuk, Darwin e Rafa, que contam com dois golos cada um. Sem esquecer Lucas Veríssimo, que apesar de ser defesa também já faturou duas vezes.
  7. Esta vai ser a quinta vez que as duas equipas se vão defrontar, sendo que os outros quatro duelos também foram todos a contar para a Liga dos Campeões.
  8. Desses quatro confrontos, os encarnados foram superiores, tendo vencido três e perdido apenas um.
  9. No que diz respeito a golos marcados, a hegemonia das águias impõe-se: oito golos marcados e apenas um sofrido.

10. A partida vai ser arbitrada por um velho conhecido das águias, o inglês Anthony Taylor. Taylor arbitrou o  jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, entre o SL Benfica e o FK Spartak Moscovo.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Viktor Tsygankov (FC Dínamo Kiev) – O extremo direito, que também pode atuar como avançado, é uma das principais figuras do FC Dínamo Kiev. Na época passada, em 20 jogos, apontou 12 golos e fez oito assistências. Esta época vai pelo mesmo caminho.

Em apenas sete jogos, já marcou cinco golos, ocupando o lugar de melhor marcador da equipa até ao momento, juntamente com Buyalskyi. No último jogo, frente ao FC Metalist 1925 Kharkiv, o ucraniano marcou o primeiro golo da partida. A sua boa capacidade de drible e finalização podem causar graves problemas aos encarnados.

 

Rafa tem sido o principal agitador do SL Benfica
Rafa tem sido o principal agitador do SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rafa Silva (SL Benfica) – O que dizer de Rafa? O extremo português é uma autêntica dor de cabeça para os adversários que o apanham pela frente. Forte nos dribles e movimentos, muito criativo e com uma velocidade fora do normal.

Estas talvez sejam as melhores características de Rafa, que, até ao momento, nos quatro jogos do campeonato em que foi aposta de Jorge Jesus, já marcou dois golos.

O último foi frente ao CD Santa Clara, tendo chegado assim ao 50.º golo de águia ao peito. E que belo golo. A defesa do FC Dínamo Kiev que se prepare, porque Rafa está de pé quente e pode ser um grande problema para os ucranianos.

 

XI’S PROVÁVEIS

FC Dínamo Kiev: Boyko, Kedziora, Zabarnyi, Syrota, Mykolenko, Tsygankov, Sydorchuk, Andriyevskyi, Carlos de Peña, Lednev, Shkurin.

Treinador: Mircea Lucescu

“Estou à espera de um jogo difícil, contra um adversário forte. O SL Benfica atravessa um bom momento, lidera o campeonato português e tem um grande treinador, que trabalha ao mais alto nível há 20/25 anos. Vamos defrontar uma equipa experiente, quase todos os jogadores do SL Benfica sabem o que é jogar entre os melhores, como Vertonghen, Otamendi, João Mário ou Seferovic. Os nossos jovens estão entusiasmados e querem mostrar-se. Se a temporada passada foi a primeira, depois de uma pausa de cinco anos na Champions, agora queremos mais”.

 

SL Benfica: Vlachodimos, Lucas Veríssimo, Otamendi, Vertonghen, Diogo Gonçalves, João Mário, Weigl, Grimaldo, Pizzi, Rafa, Yaremchuk.

Treinador: Jorge Jesus

“Vamos jogar com um dos rivais que tem uma equipa forte, como são as quatro equipas deste grupo. Olho para o FC Dínamo Kiev como olho para o FC Barcelona ou para o FC Bayern Munique. Têm cinco jogadores titulares na seleção da Ucrânia, que há pouco empatou com a França. Mas isso é um sinal de valorização do adversário, mais nada, porque o SL Benfica tem condições para lutar com todos os adversários do grupo por vitórias. Sem receios de nada, sabendo que os nossos rivais são fortes”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: FC DÍNAMO KIEV 1-2 SL BENFICA

Artigo revisto por Joana Mendes

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome