4. Paulo Fonseca
It was a pleasure speaking with @roman_bebekh in Kiev about the game I love and my coaching philosophy. 😃⚽️👌 pic.twitter.com/A0iMIlUSnJ
— Paulo Fonseca (@PFonsecaCoach) October 15, 2021
Talvez o treinador português desempregado de maior cotação. Paulo Fonseca esteve, veiculou-se, nas cogitações do novo rico Newcastle United FC sem que, contudo, se tenha celebrado qualquer matrimónio entre as duas partes. Assim, o timoneiro de 48 anos continua a especular não com a banca, mas com os bancos.
Caso o do SL Benfica se veja privado de Jorge Jesus, Paulo Fonseca será um dos nomes que com maior proeminência vai figurar nas primeiras páginas dos jornais da especialidade e nas narrativas dos muitos programas de televisão de índole (supostamente) futebolística. E com algum mérito.
Apesar de alguns percalços, o português tem conseguido subir a pulso e tem sido capaz de se manter relevante na cena do futebol europeu (o interesse dos Magpies assim o comprova). Conhecedor do futebol português e da vida de um grande (apesar de não ter sido uma história de grande sucesso a sua passagem pelo FC Porto), Paulo Fonseca carrega consigo igualmente experiências relevantes no estrangeiro.
É, talvez, menos prolífico na sua capacidade de colocar as suas equipas a brilhar dentro de campo, mas será taticamente mais forte do que outros nomes na lista. Com o renome que já granjeou e com nove títulos em carteira, Paulo Fonseca quererá ter controlo sobre o seu trabalho e terá maior capacidade para se impor perante a administração encarnada. Estará Rui Costa preparado para isso?
A taxa de vitórias da carreira de Paulo Fonseca cifra-se nos 53% (314 triunfos em 593 jogos).