Gonçalo Guedes: A promessa inconveniente

Overrated”?

Como já disse, quem tem esta opinião não é, na sua grande maioria, adepto encarnado. Não é esse o sangue que lhes corre nas veias. À boa maneira futebolística, o que é nosso é bom, o que é dos outros não presta. Daí esta enorme contestação à qualidade do jovem avançado português. Dizem que não é tão bom quanto os outros gostam de o ‘pintar’. Concordam que é rápido, que já marcou uns ‘golitos’, mas não conseguem ver a qualidade suficiente para vingar.

É uma análise diferente daquela feita por quem vê as suas virtudes, mas não pode ser posta de lado. O que vêm é que o jovem português é apenas mais uma das eternas promessas que aparecem não só no futebol português, como também por toda a Europa e Mundo.

Gonçalo Guedes começa a mostrar exibições de gala cada vez mais presenteadas com golos Fonte: SL Benfica
Gonçalo Guedes começa a mostrar exibições de gala cada vez mais presenteadas com golos
Fonte: SL Benfica

Promessa?

Este ponto de vista vai mais de encontro ao meu. Como já mencionado, os que partilham comigo esta opinião são adeptos do Benfica, clube onde o jovem atua. Mas expressar e justificar a opinião são coisas bastante distintas, pelo que é bem mais importante a sua justificação.

Gonçalo Guedes é um ponta de lança de enorme qualidade com uma grande margem de progressão. Estreou-se em 2014 pela equipa principal do clube da Luz e, desde aí, que tem somado minutos em campo na primeira liga portuguesa, taça de Portugal, taça da liga e liga dos campeões.

Guedes é veloz. Muito veloz até. Tem uma força incrível que lhe permite fazer disputa de bola com os maiores adversários. A sua persistência em jogo é de lisonjear. A forma como procura a bola, incansável e incessante é de perder o fôlego, algo que parece que não acontecer com o jogador durante praticamente os 90 minutos da partida. Tem vindo a marcar golos, a construir jogadas, a lutar por um lugar e a colmatar de forma enfática a falta de Jonas na frente de ataque. Tem vários lances de qualidade, quer com passes e cruzamentos ou com remates e oportunidades de golo. Começa a candidatar-se com mais seriedade a um lugar na equipa principal.

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Acabar o trabalho | Benfica x Nice

Depois de um jogo morno na França, o Benfica quer acabar o trabalho na Luz, a par e passo que o Nice quer operar uma remontada histórica.

Luís Pinto: «Tivemos a possibilidade de ter a bola, mas não conseguimos ser perigosos»

Luís Pinto abordou a partida entre o FC Porto e o Vitória SC, relativo à primeira jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli: «A equipa jogou como o Jorge Costa gostaria de ver»

Francesco Farioli abordou a partida entre o FC Porto e o Vitória SC, relativo à primeira jornada da Primeira Liga.

Diogo Costa em lágrimas: «O objetivo era deixar o Jorge orgulhoso

Diogo Costa abordou a partida entre o FC Porto e o Vitória SC, relativo à primeira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto derrota Vitória SC em noite de homenagem a Jorge Costa

O FC Porto bateu o Vitória SC na noite desta segunda-feira por 3-0, em jogo da primeira jornada da Primeira Liga.

Eis os 4 destaques do FC Porto x Vitória SC

O FC Porto venceu o Vitória SC por 3-0 no Estádio do Dragão. Confira os destaques do jogo na 1ª. jornada da Primeira Liga.

Atenção, FC Porto: Martim Fernandes deixa o relvado de maca

Martim Fernandes saiu lesionado ao minuto 55'. Zaidu Sanusi entrou para o lugar do jovem lateral dos dragões.