Gonçalo, o menino que começou a ser médio e agora marca golos como poucos

    Benfica

    Gonçalo Ramos saiu de Olhão em busca do sonho de um dia ser um jogador profissional. Hoje é o segundo melhor marcador do campeonato e brilha na Liga dos Campeões.

    O rapaz algarvio começou a dar os primeiros toques em Olhão, na equipa local. Filho de Manuel Ramos, antigo jogador do Farense e do Salgueiros, o futebol sempre esteve nos genes da família. Aos oito anos, Gonçalo chegou às escolas do SC Olhanense com o sonho de, um dia, conseguir chegar a profissional. As escolas do SL Benfica de Loulé estavam ali ao virar da esquina, e era o primeiro passo para, mais tarde, conseguir ir até ao Seixal.

    Dois foram os anos do jogador na escola do Benfica de Loulé, onde competiu na categoria de sub-11 e de sub-13, na altura como médio, já afirmou o próprio. Com a chegada ao Benfica, a seleção também acabou por acontecer naturalmente, com a primeira chamada a ser feita nos sub-17, no ano de 2017, onde efetuou nove jogos e marcou um golo. Rapidamente se percebeu que poderia estar ali um diamante, quer no Benfica, quer na seleção, e a chegada até aos sub-18 de Portugal aconteceu num “abrir e fechar de olhos”, onde fez apenas dois jogos e subiu até aos sub-19, em 2019.

    No Benfica, o jogador, a cada época, assumia a titularidade de cada escalão onde jogava. Na época 2017/2018 começam a chegar os primeiros grandes números de Gonçalo, nos juvenis, com 18 jogos e 15 golos. O clube encarnado sabia que tinha um jovem com um potencial enorme, e era altura de lapidar o diamante. Na época seguinte, Gonçalo começou a jogar a médio ofensivo, mas já terminaria a época a avançado, e concentrava-se em três equipas, como era o caso da equipa B, sub-23 e juniores, mas fez mais jogos foi nos sub-19 encarnados, onde completou 35 jogos e 20 golos, o que não foi suficiente para evitar que o FC Porto conseguisse arrecadar o título de campeão nacional de juniores.

    A estreia na equipa principal do Benfica surgiu a 21 de julho de 2020 na Vila das Aves, com uma vitória por 4-0, onde o jovem, na altura com 19 anos, marcou dois golos. A partir desse momento, o jogador começou a alternar entre a equipa secundária e a equipa principal dos encarnados, e curiosamente, na época 2020/2021 efetuou o mesmo número de jogos nas duas formações (12), na altura com o treinador Jorge Jesus a comandar as águias. A subida ao plantem principal do Benfica fez com a chegada aos sub-21 chegasse com naturalidade. A 12 de novembro de 2020 fez a estreia na equipa de Rui Jorge, numa vitória sobre a Bielorrússia por 3-0 e com um golo marcado nessa partida.

    Na época 2021/2022, Gonçalo Ramos fica em definitivo na equipa principal do Benfica, e após a saída de Jorge Jesus e a entrada de Nélson Veríssimo, o jogador consegue a titularidade com o seu parceiro de ataque a ser o atual jogador do Liverpool FC, Darwin Nuñez. 46 foi o número de jogos efetuados na temporada transata, sendo importante para a excelente caminhada do Benfica na Liga dos Campeões, onde chegaram aos quartos de final da competição. Gonçalo Ramos marca mesmo em Anfield Road, na maior montra do futebol europeu. O avançado termina a época com oito golos e duas assistências em todas as competições.

    Neste verão, Rui Costa contrata Roger Schmidt, um treinador conhecido pelo futebol ofensivo e pela aposta em alguns jovens da formação, e desde os amigáveis que se percebeu que quem ia começar a titular no ataque encarnado seria Gonçalo Ramos. O avançado entra a todo o gás na presente temporada, e é muito importante na entrada do Benfica na Liga dos Campeões, com três golos diante dos dinamarqueses do FC Midtjylland e um diante do FK Dínamo de Kiev, ajudando o clube da Luz no primeiro grande objetivo da época.

    Gonçalo Ramos tem sido peça fundamental na equipa de Roger Schmidt, e nesta altura é o segundo melhor marcador do campeonato com 16 golos, só atrás do seu colega de equipa João Mário com 17 golos. Na Liga dos Campeões leva três golos marcados.

    Gonçalo Ramos
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    A chamada à seleção principal acontece, precisamente, na convocatória para o Mundial do Qatar, um sonho que, aos 21 anos, tornou-se concretizado. Ao pé de nomes como André Silva e Cristiano Ronaldo, não se esperava tarefa fácil para o jogador conseguir ter muitos minutos e ser escolha regular de Fernando Santos. O que é certo é que o jovem foi à luta e na estreia, no amigável frente à Nigéria, fez um golo e baralhou ainda mais as contas do selecionador nacional. Seguiu-se o Gana na primeira jornada do Mundial, onde entrou já perto do fim, conseguindo assim a estreia num campeonato do mundo.

    O dia 7 de novembro de 2022 vai ficar para sempre na memória de Gonçalo Ramos. O jogador é titular na partida diante da Suíça nos oitavos de final da competição, tendo o árduo trabalho de substituir o capitão Cristiano Ronaldo, mas não se fez de rogado e consegue uma exibição de gala com três golos e o prémio de “Man of the ;atch”, levando a bola da partida para casa.

    Foi o segundo jogador mais jovem de sempre em mundiais a fazer três golos numa partida a eliminar, só atrás da lenda Pelé. O jogador é também o jogador mais jovem de sempre a fazer três golos pela seleção nacional numa fase a eliminar, e é ainda o mais jovem de sempre a marcar em mundiais por Portugal, superando Cristiano Ronaldo, que com 22 anos, marcou no Mundial 2006, na Alemanha.

    Ainda é apenas o início, mas Gonçalo Ramos promete uma carreira recheada de golos e de sucesso, e Portugal tem aqui um grande avançado para os próximos anos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bayern Munique pensa em jogador do Barcelona e não é Ronald Araújo

    O Bayern Munique prepara alterações profundas no seu plantel...

    Pep Guardiola não está arrependido de vender Cole Palmer ao Chelsea

    Pep Guardiola foi treinador de Cole Palmer nos últimos...

    Chelsea com regresso importante aos treinos

    O Chelsea contou esta sexta-feira com Christopher Nkunku no...

    Paulo Fonseca com dois pretendentes na Europa

    Paulo Fonseca encontra-se em final de contrato com o...
    Diogo Costa
    Diogo Costa
    A descoberta de novos desafios e obstáculos levaram-no a lutar por um sonho: trabalhar em jornalismo desportivo. Com ambição de chegar longe, está pronto para aprender e para enfrentar qualquer desafio.