📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

JJ e a (não) aposta na formação: Mito a combater ou realidade a retomar?

- Advertisement -

Eu compreendo o rótulo aplicado ao treinador de 65 anos (já estava reformado, se não fossem esses bandidos do Governo), relativamente à (falta de) aposta na formação. De resto, fez no dia da apresentação oficial de JJ nove anos desde a primeira vez em que o SL Benfica alinhou apenas com estrangeiros (na Turquia, frente ao Trabzonspor), precisamente com Jesus.

No entanto, além do próprio se assumir mudado, também o contexto da formação do Seixal mudou, por três grandes razões. A primeira é a existência da equipa B. A formação secundária das águias é muito importante para uma saudável aposta nos jovens no plantel principal. Na equipa B, os formandos encarnados encontram um espaço onde podem “marinar” e, sobretudo, crescer, amadurecer e experimentar.

Sem equipa B (ou de sub-23), das duas uma: ou os jogadores transitam diretamente dos juniores para a principal equipa, o que nem sempre é fácil, ou têm que sair, temporária ou definitivamente. Jesus ainda coincidiu com o novo projeto da equipa B, mas já nos três anos finais. Assim, nos primeiros três anos do natural da Amadora no clube, durante os quais erigiu o seu projeto, em coordenação com a “estrutura”, a aposta em jovens significaria isso mesmo: apostar em jovens.

Tendo em conta a exigência tática de JJ, não seria, em muitos casos, viável, a aposta em jovens que, ainda que talentosos, só conheciam a realidade dos juniores (e realidades abaixo). Veja-se o infame caso do múltiplo nascimento. Em meados de janeiro de 2014, estava JJ na sua quinta época de SL Benfica, o treinador campeão do Brasil afirmou que, para substituir Matic, um jovem da formação teria que “nascer 10 vezes”.

A substituição de Matic no clube da Luz deu origem a uma das mais polémicas frases de Jorge Jesus, em relação à formação

A frase, claro, causou celeuma junto de benfiquistas e junto de cientistas que recusavam aceitar que tal fosse possível. Todavia, vejamos: quem era, à época, o jovem formando que poderia substituir Matic? Quem era o “6” da formação do Seixal? Na equipa B, o habitual titular era Rúben Pinto, de 22 anos. Nos juniores, exibia-se a bom nível Estrela, então com 18 anos.

Sem desprimor para ambos, mas são incomparáveis os percursos de Matic, Rúben Pinto e Estrela. Após sair do SL Benfica, Rúben Pinto passou pelo FC Paços de Ferreira, pelo CF Os Belenenses e está, há alguns anos, no PFC CSKA Sófia, da Bulgária. Estrela passou pelo Orlando City, dos EUA, pelo Varzim SC e pelo CD Aves, tendo rescindido contrato por justa causa. Matic tem sido titular indiscutível em clubes de topo da Premier League.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa na abertura da Benfica FM: «Não estou feliz com os resultados do Benfica»

Rui Costa esteve presente na abertura do Benfica FM. O presidente comentou os resultados obtidos esta temporada.

Ascensão de José Neto leva Benfica a refletir sobre o futuro de Rafael Obrador: eis a nova opção colocada em cima da mesa

O Benfica considera emprestar Rafael Obrador. Ascenção de José Neto permite às águias gerir o espanhol de outra maneira.

Eis os onzes oficiais do FC Porto x Malmo da Europa League

O FC Porto recebe o Malmo na sexta jornada da fase de liga da Europa League. Já são conhecidos os onzes oficiais da partida.

André Carrillo está a ser cobiçado no Médio Oriente e família bloqueia a saída do Corinthians

André Carrillo tem interessados no Médio Oriente, mas a adaptação dos filhos é o mais importante para a família. A continuidade no Corinthians é o cenário mais provável.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador do Girona arrasa Dominik Livakovic: «Quer jogar o Mundial e depois ir para outro clube»

Míchel não poupou nas críticas a Dominik Livakovic, revelando que este forçou a ausência na Taça do Rei para poder sair em janeiro.

Eis o onze da semana na Champions League com um jogador do Benfica em destaque

Richard Ríos foi o motor da vitória do Benfica e mereceu a distinção da UEFA. Na lista figura também um nome que deixou más memórias ao Sporting.

Pau Victor faz o 1º do jogo e Braga já vence o Nice na Europa League

O Braga está em Nice para defrontar o Nice na Europa League. Pau Victor foi o autor do primeiro golo do encontro.