Jogadores que Admiro #103 – Léo

- Advertisement -

De todos os laterais esquerdos que vi com o símbolo glorioso ao peito, Leonardo Lourenço Bastos foi o que mais me marcou.

O nome Léo ficará para sempre destacado na primeira década deste século. O brasileiro carregou o futebol encarnado puramente com o seu génio. Uma década de um Benfica futebolisticamente frágil e desorientado, onde foi graças a jogadores como Léo que as bancadas ainda foram vibrando.

Chegou ao SL Benfica já com 30 anos e participou em três épocas e meia antes de regressar ao Santos FC. Chegou após a conquista de um campeonato nacional e saiu na época anterior à conquista do seguinte. Também ele se junta a outros grandes nomes da história encarnada que nunca puderam celebrar um título pelo SL Benfica.

Com um futebol muito parecido ao de Grimaldo, o brasileiro fez o que o espanhol faz actualmente, mas num contexto onde não era impulsionado pela qualidade daqueles que o rodeavam.

Um jogador de técnica refinada, com espírito lutador e a jogar de cabeça levantada. Uma inteligência acima da média, toque de bola e criatividade para constantes ingressões ofensivas.

O brasileiro Léo já deixa saudades para os adeptos do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Enquanto benfiquista ficarei sempre grato por o poder ter visto jogar pelo meu clube, pela sua qualidade e por toda a paixão que sempre demonstrou por ele, tanto dentro como fora dos relvados.

Os adeptos da minha geração irão sempre recordar a primeira década deste século como aquela que viveram com maior intensidade e paixão. Foi a década da nossa adolescência. Anos onde apesar da ausência de conquistas íamos vibrando com as jogadas, golos e desarmes dos nossos ídolos. E o lateral esquerdo brasileiro será sempre um ídolo para esta geração.

Chegou ao SL Benfica em 2005 após o clube conquistar o campeonato nacional depois de uma seca de 10 anos. Participou activamente em três épocas, mas sem alcançar qualquer conquista. Na última época na Luz acabou por praticamente não jogar e rescindiu contrato em Janeiro por motivos familiares. Na época seguinte o SL Benfica voltou a sagrar-se campeão nacional.

Um período inglório para um jogador tão marcante. Não conseguiu aquilo que muitos conseguiram, mas conquistou o que poucos puderam alcançar – as bancadas.

Enorme Léo.

Foto de Capa: SL Benfica

artigo revisto por: Ana Ferreira

Daniel Oliveira
Daniel Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Primeira palavra bola. Primeiro brinquedo bola. E assim sempre será. É a ver jogos que partilha os melhores momentos de amizade. É a ver jogos que faz as melhores viagens. É a ver jogos que esquece os maiores problemas. Foi na paixão pelo jogo que sempre ultrapassou os outros desgostos de amor. Agora a caminhar para velho pode partilhar em palavras aquilo que sempre guardou para si em pensamentos e pequenos desabafos.                                                                                                                                                 O Daniel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto revela 24 convocados para o duelo contra o Estugarda na Europa League e há 2 grandes novidades

O FC Porto divulgou a lista dos 24 convocados para o jogo contra o Estugarda. Tiago Andrade e Gonçalo Sousa são as grandes novidades na lista.

Regresso de peso e má notícia para Francesco Farioli no último treino do FC Porto antes do jogo com o Estugarda da Europa League

Há notícias positivas e menos boas para o FC Porto. Martim Fernandes regressou aos treinos, mas André Miranda sofreu uma lesão.

Defesa-central da AS Roma desperta interesse de vários clubes mas não sai por menos de 50 milhões

O defesa da AS Roma, Evan Ndicka, atrai atenção de grandes clubes, incluindo Barcelona, Manchester United e Tottenham, que acompanham de perto a situação do jogador.

Real Madrid: Álvaro Carreras fica fora da convocatória para a receção ao Manchester City na Champions League

O Real Madrid divulgou a lista de convocados para o encontro com o Manchester City. Álvaro Carreras ficou de fora das opções de Álvaro Arbeloa.

PUB

Mais Artigos Populares

Andreas Schjelderup eleito o Jovem do Mês de fevereiro na Primeira Liga

A Liga Portugal anunciou a eleição de Andreas Schjelderup para o prémio de Jovem do Mês de fevereiro na Primeira Liga.

Estrela da Amadora negoceia renovação de uma das peças fundamentais da equipa

O Estrela da Amadora está em negociações com Paulo Moreira para a renovação de contrato. Atual acordo termina no final da temporada.

Benfica: José Mourinho atento ao desenvolvimento de Gonçalo Moreira

Entre a Youth League e a equipa B, o jovem de 20 anos Gonçalo Moreira vem de uma série de 4 jogos consecutivos a marcar e tem chamado à atenção de José Mourinho.