Jogadores que Admiro #103 – Léo

- Advertisement -

De todos os laterais esquerdos que vi com o símbolo glorioso ao peito, Leonardo Lourenço Bastos foi o que mais me marcou.

O nome Léo ficará para sempre destacado na primeira década deste século. O brasileiro carregou o futebol encarnado puramente com o seu génio. Uma década de um Benfica futebolisticamente frágil e desorientado, onde foi graças a jogadores como Léo que as bancadas ainda foram vibrando.

Chegou ao SL Benfica já com 30 anos e participou em três épocas e meia antes de regressar ao Santos FC. Chegou após a conquista de um campeonato nacional e saiu na época anterior à conquista do seguinte. Também ele se junta a outros grandes nomes da história encarnada que nunca puderam celebrar um título pelo SL Benfica.

Com um futebol muito parecido ao de Grimaldo, o brasileiro fez o que o espanhol faz actualmente, mas num contexto onde não era impulsionado pela qualidade daqueles que o rodeavam.

Um jogador de técnica refinada, com espírito lutador e a jogar de cabeça levantada. Uma inteligência acima da média, toque de bola e criatividade para constantes ingressões ofensivas.

O brasileiro Léo já deixa saudades para os adeptos do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Enquanto benfiquista ficarei sempre grato por o poder ter visto jogar pelo meu clube, pela sua qualidade e por toda a paixão que sempre demonstrou por ele, tanto dentro como fora dos relvados.

Os adeptos da minha geração irão sempre recordar a primeira década deste século como aquela que viveram com maior intensidade e paixão. Foi a década da nossa adolescência. Anos onde apesar da ausência de conquistas íamos vibrando com as jogadas, golos e desarmes dos nossos ídolos. E o lateral esquerdo brasileiro será sempre um ídolo para esta geração.

Chegou ao SL Benfica em 2005 após o clube conquistar o campeonato nacional depois de uma seca de 10 anos. Participou activamente em três épocas, mas sem alcançar qualquer conquista. Na última época na Luz acabou por praticamente não jogar e rescindiu contrato em Janeiro por motivos familiares. Na época seguinte o SL Benfica voltou a sagrar-se campeão nacional.

Um período inglório para um jogador tão marcante. Não conseguiu aquilo que muitos conseguiram, mas conquistou o que poucos puderam alcançar – as bancadas.

Enorme Léo.

Foto de Capa: SL Benfica

artigo revisto por: Ana Ferreira

Daniel Oliveira
Daniel Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Primeira palavra bola. Primeiro brinquedo bola. E assim sempre será. É a ver jogos que partilha os melhores momentos de amizade. É a ver jogos que faz as melhores viagens. É a ver jogos que esquece os maiores problemas. Foi na paixão pelo jogo que sempre ultrapassou os outros desgostos de amor. Agora a caminhar para velho pode partilhar em palavras aquilo que sempre guardou para si em pensamentos e pequenos desabafos.                                                                                                                                                 O Daniel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De 2012 ao Jamor: Stopira voltou a assumir o papel de carrasco

Stopira foi o grande herói do Torreense na Taça de Portugal. O experiente atleta já tinha vencido o mesmo adversário em 2012.

Torreense torna-se a sétima equipa de escalões secundários a derrotar o Sporting na Taça de Portugal

O Sporting sofreu a sétima eliminação da sua história frente a equipas de divisões secundárias. O Torreense com esta vitória venceu a Taça de Portugal.

Venezia olha para o Estoril para colmatar provável saída de Issa Doumbia para o Sporting

O Veneza deseja contratar o Manga Foe-Ondoa ao Estoril. O médio é o eleito para substituir Issa Doumbia, que está perto do Sporting.

Imprensa inglesa avança que Nuno Espírito Santo tem dias contados no West Ham

Depois de não conseguir evitar a despromoção da Premier League, o The Times adianta que o West Ham deve despedir Nuno Espírito Santo.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa turca aponta Bruno Lage ao comando técnico do Besiktas

A jornalista Tugba Hacibayramoglu avança que Bruno Lage, antigo treinador do Benfica, vai reunir com o Besitktas nos próximos dias.

Espanha anuncia os 26 convocados para o Mundial 2026: Algumas surpresas na lista

Já é conhecida a convocatória de Espanha para o Mundial 2026. Dean Huijsen, Dani Carvajal e Robin Le Normand são alguns dos grandes nomes fora da lista.

Rui Borges faz um balanço à época do Sporting: «Acaba por não ser positiva, tinha de culminar com conquista»

Rui Borges analisou o desempenho geral do Sporting na temporada 2025/26, após a derrota na final da Taça de Portugal diante do Torreense.